Entupimento do fundo falso

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Mar 16, 2015
Messages
14
Reaction score
4
Pessoal, fiz minha primeira brassagem e, de cara, já me deparei com um problema (como já era de certa forma esperado). Utilizo fundo falso na panela que faço a mostura (e faço a filtragem e clarificação na mesma panela) e o fundo falso entupiu. Mantive a bomba de recirculação ligada durante todo o tempo, porém a vazão rapidamente diminuiu bastante, apesar de ainda recircular um pouco do mosto (mais pra frente chegou até a árar de recircular). A temperatura no topo da panela se manteve em 64 graus e após uns 10 a 15 mins de fogo ligado começaram a subir bolhas nos lados, como se o fundo da panela estivesse fervendo (que imagino que estava, devido a baixa vazão da recirculação). Imagino que o fundo deve ter fervido por uns 10 minutos. Desligamos o fogo e mexemos bem o mosto pra tentar desentupir o fundo falso e homogeneizar a temperatura. Depois disso consegui estabiliza-la em torno de 69 graus, e fiquei por 1:40h mais ou menos nessa temperatura e o iodo continuava reagindo. Desisti (acho que desnaturei as enzimas quando ferveu) e passei pra panela de fervura sem clarificar (devido ao entupimento), pela válvula do fundo, mexendo bem com a pá para desentupir, e depois lavei o bagaço fazendo da mesma forma.

Fiz uma receita de American Amber Ale, utilizando 10,75kg de malte, para um batch de 40L. Optei por fazer apenas uma parada a 67 graus, por 60 minutos durante a mostura. Iniciei a brassagem com 28 litros de água e depois coloquei o malte.
Em relação à moagem, tinha farinha no malte (uns 20 a 25% do total) e o resto era grão moído. Tive dificuldade em regular o moinho de disco pois um lado do disco fazia farinha e outro deixava a moagem grossa (isso na mesma volta do disco).
A OG no final da fermentação deu 1.056 (dentro do planejado) e no final da fermentação 1.011 (tbm dentro do planejado). Porém ao experimentar a cerveja no final da fermentação, achei ela um pouco "aguada".

Perguntas:
1) O que pode ter causado o entupimento? A moagem? Estou pensando em passar a utilizar bazooka, assim, pelo menos, não perco o controle da temperatura. O que acham?
2) Quando medi a OG tinha trub na proveta (só percebi depois de um tempo, que ele decantou na proveta). Isso pode ter interferido na medição?
3) Será que o resultado final será mesmo uma cerveja aguada? Meu volume final nos fermentadores foi de uns 38 litros.
 
Cara, foram vários erros em sequência:

1º - Deve ter usado uma vazão alta demais, e isso comprimiu a cama de grãos, e entupiu
2º - Sobre a moagem, esqueça essa questão de "ter farinha". Muita gente fica assustando todo mundo por causa disso, mas na GRANDE maioria dos casos, a farinha nada mais é do que amido em pó, o que não tem NENHUM problema. Para uma moagem boa, simplesmente comece com a regulagem mais aberta, e vá moendo e regulando até não ter mais grãos totalmente inteiros.... não esquente com a farinha.
3º - Por que deixar a bomba ligada o tempo inteiro, se teu sistema não tem controle automático de temperatura? O mais fácil e melhor é atingir a temperatura que se quer, e pronto, desliga tudo, tampa a panela, e espera. Manter a bomba ligada só em sistemas RIMS ou HERMS com termostato que liga e desliga o aquecimento sozinho.
4º - As bolhas certamente são decorrentes de ter fervido o fundo, e isso deve ter inativado grande parte das enzimas. Se depois de desentupir a temperatura ficou em 69, pode ser que muitas enzimas tenham se desnaturado.
5º - Cerveja com OG 1056 muitas vezes vai parecer aguada pra quem não tem experiência. Fora isso, não existe maneira nenhuma de prever o corpo da tua cerveja em decorrência dos vários problemas de mosturação que tu teve.

Abraço,
 
Realmente iniciei a recirculação com a válvula da bomba de recirculação toda aberta. Devo iniciar com ela restringida e abrir devagar até a vazão máxima? Meu receio de ficar com a vazão baixa, que não a máxima, é caramelizar o fundo.
Deixei a bomba ligada enquanto estava com o fogo ligado. Aconteceu que o fundo ferveu antes do topo chegar na temperatura que eu queria. Talvez tenha aquecido muito rápido também...
Em relação à presença de trub na medição da OG, acha que isso pode ter interferido de alguma forma no resultado?

Estou providenciando uma bazooka para a próxima brassagem. Existe o mesmo risco de compactação quando eu for fazer a clarificação? Devo manter a bomba restringida?

Obrigado pelas respostas.

Abraço.
 
A entrada de qualquer bomba nunca deve ser reduzida.

A saída tudo bem, mas a entrada não.

Abcs
 
As bolhas que sobem pode ser porque juntou ar embaixo do fundo falso. Acontece muito comigo quando eu dreno todo o mosto do fundo e depois paro de recircular. O nível de mosto embaixo volta a subir e empurra o ar pra cima pela cama de grãos...
 
Realmente iniciei a recirculação com a válvula da bomba de recirculação toda aberta. Devo iniciar com ela restringida e abrir devagar até a vazão máxima? Meu receio de ficar com a vazão baixa, que não a máxima, é caramelizar o fundo.
Deixei a bomba ligada enquanto estava com o fogo ligado. Aconteceu que o fundo ferveu antes do topo chegar na temperatura que eu queria. Talvez tenha aquecido muito rápido também...
Em relação à presença de trub na medição da OG, acha que isso pode ter interferido de alguma forma no resultado?

Estou providenciando uma bazooka para a próxima brassagem. Existe o mesmo risco de compactação quando eu for fazer a clarificação? Devo manter a bomba restringida?

Obrigado pelas respostas.

Abraço.
Cara, providenciar bazooka por que motivo?

Na minha opinião, se tens um problema, tens que resolvê-lo.... trocar de filtro seria desistir de aprender a usar o fundo falso corretamente, o que definitivamente eu não recomendo pois conheço muitos cervejeiros que se viciam nisso, ou seja, qualquer problema que aparece que seja difícil de resolver, desistem e trocam tudo.... consequentemente, abandonam uma grande chance de aprendizado. Eu particularmente nunca faço isso... simplesmente não aceito não saber usar um equipamento.

Sobre o trub no densímetro, a não ser que seja simplesmente um absurdo de trub, não tem problema, porque ele é denso e vai pro fundo.

Sobre a bomba, a ENTRADA dá bomba deve estar SEMPRE totalmente aberta, e o fluxo deve ser restringido na saída dela. Se for na entrada, pode ocorrer cavitação, sendo que um dos sintomas é a geração de bolhas de ar.

Ao começar a recircular, sempre deve-se utilizar vazão baixa.

Qual a vazão ideal?

A vazão ideal é a MÁXIMA possível, DESDE QUE seu equipamento suporte essa vazão sem entupir ou diminuir o fluxo com o tempo.

Como saber isso? Tentativa e erro.... faça uma leva com uma vazão, depois aumente, teste, etc. Não precisa ser uma vazão absurda... o objetivo é homogeneizar a mistura do mosto com os grãos.
 
Realmente iniciei a recirculação com a válvula da bomba de recirculação toda aberta. Devo iniciar com ela restringida e abrir devagar até a vazão máxima? Meu receio de ficar com a vazão baixa, que não a máxima, é caramelizar o fundo.
Deixei a bomba ligada enquanto estava com o fogo ligado. Aconteceu que o fundo ferveu antes do topo chegar na temperatura que eu queria. Talvez tenha aquecido muito rápido também...
Em relação à presença de trub na medição da OG, acha que isso pode ter interferido de alguma forma no resultado?

Estou providenciando uma bazooka para a próxima brassagem. Existe o mesmo risco de compactação quando eu for fazer a clarificação? Devo manter a bomba restringida?

Obrigado pelas respostas.

Abraço.

Utilize uma vazão média, que permita recirculação contínua enquanto o fogo está ligado. Não precisa ser pouca vazão a ponto de caramelizar o mosto abaixo do fundo falso, nem muita vazão a ponto de drenar todo o líquido abaixo do fundo falso. Utilize sempre fogo baixo, subindo a temperatura devagar. Chegou na temperatura alvo (medida na saída do líquido sobre a cama de grãos) desligue a bomba e o fogo.
E sugiro que esqueça a bazooka. É muito mais fácil entupir um filtro tipo bazooka do que um fundo falso. Na próxima brassagem fique atento. Vai pegar a prática rápido.
:mug:
 
Utilize uma vazão média, que permita recirculação contínua enquanto o fogo está ligado. Não precisa ser pouca vazão a ponto de caramelizar o mosto abaixo do fundo falso, nem muita vazão a ponto de drenar todo o líquido abaixo do fundo falso. Utilize sempre fogo baixo, subindo a temperatura devagar. Chegou na temperatura alvo (medida na saída do líquido sobre a cama de grãos) desligue a bomba e o fogo.
E sugiro que esqueça a bazooka. É muito mais fácil entupir um filtro tipo bazooka do que um fundo falso. Na próxima brassagem fique atento. Vai pegar a prática rápido.
:mug:
Como assim "sugar o mosto abaixo do fundo falso"?

Independente da vazão, vai continuar o mesmo nível de mosto.... vazão alta pode, sim, é compactar a cama de grãos.

Abraço,
 
Como assim "sugar o mosto abaixo do fundo falso"?

Independente da vazão, vai continuar o mesmo nível de mosto.... vazão alta pode, sim, é compactar a cama de grãos.

Abraço,

@Guenther, quis dizer para não utilizar uma vazão tão alta a ponto de drenar todo o líquido que está abaixo do fundo falso. Quando eu recirculava com bomba, se utiliza uma vazão alta, a cama de grão compactava como vc disse, e a parte de baixo do fundo falso ficava sem líquido.

Abs!
 
@Guenther, quis dizer para não utilizar uma vazão tão alta a ponto de drenar todo o líquido que está abaixo do fundo falso. Quando eu recirculava com bomba, se utiliza uma vazão alta, a cama de grão compactava como vc disse, e a parte de baixo do fundo falso ficava sem líquido.

Abs!
Peraí... recirculação, ou drenagem?

Se recircular, simplesmente não tem como ficar sem líquido... o líquido que sai suga o de cima, e não tem como se criar ar do nada, certo?
 
Peraí... recirculação, ou drenagem?

Se recircular, simplesmente não tem como ficar sem líquido... o líquido que sai suga o de cima, e não tem como se criar ar do nada, certo?

Você está certo! Eu utilizava uma panela encaixada na outra, tipo uma espagueteira das que o lamas vende. O fundo da panela de cima era o fundo falso. Acredito então que a bomba sugava o ar por entre o encaixe das panelas.

:mug:

Abs!
 
Peraí... recirculação, ou drenagem?

Se recircular, simplesmente não tem como ficar sem líquido... o líquido que sai suga o de cima, e não tem como se criar ar do nada, certo?

Acho que ele quis dizer que a cama ficava tão compactada que o líquido não passava para baixo do fundo falso, e a bomba sugava o líquido todo abaixo do fundo falso.
 
Você está certo! Eu utilizava uma panela encaixada na outra, tipo uma espagueteira das que o lamas vende. O fundo da panela de cima era o fundo falso. Acredito então que a bomba sugava o ar por entre o encaixe das panelas.

:mug:

Abs!
Agora sim fez sentido. :)
 
@Guenther Sim, não se cria ar do nada.. Kkkkkkkk

Eu falei em relação a recircular com jarra.. Vc pode chegar ao ponto de jogar todo o mosto pra cima da cama de grãos e entrar ar embaixo da cama pela válvula. Com bomba, criaria um vácuo que, ao desligar a bomba, pode entrar ar embaixo do fundo falso também. É uma hipótese pois não tenho nem fundo falso nem bomba. Também uso uma panela dentro da outra e jarra pra recircular e é comum subir bolhas quando dreno demais.

Abraço!
 
@FabioRicardo, não, não tem como essas coisas acontecerem.

Se fosse entrar ar pela válvula, isso mostraria que há uma TREMENDA compactação de grãos.

Além disso......... se há força para SUGAR ar pela válvula, me explica.... como sairia líquido pela válvula para encher a jarra. :)

Não tem como acontecer isso com uma panela de fundo falso normal.

Panela dentro da outra é completamente diferente. O líquido entre a panela de fora e a de dentro baixa a um pouco que pode ficar abaixo do fundo da panela de dentro, e esse é o problema.

Abraço,
 
@Guenther, se a cama de grãos estiver bem entopida, quase sem passar liquido. Você abre a válvula de dreno e tira quase todo o mosto dali ao ponto de chegar ao nível da válvula. A partir dai, está entrando ar pela válvula. Feche e aguarde o mosto descer ou mecha nos grãos pra desentopir. Vai ter ar embaixo do fundo falso. Ou não?
 
Ahhhhhhhh cara...... mas aí tu tá falando do mesmo princípio de servir um refrigerante da garrafa, que fica dando "golfadas".

Quem fizer isso não vai ter dúvidas do que está ocorrendo, só que pra ocorrer isso aí, o fundo falso precisa estar totalmente bloqueado...... o que é quase impossível... normalmente a vazão fica mínima, mas isso aí não chega a ocorrer.
 
Aproveitando o tópico, achei interessante um processo que vi em uma cervejaria gringa que evita acontecer de compactar os grãos: no processo de lavagem eles deixam o mosto sair por gravidade para um recipiente menor, quando este recipiente enche, eles ligam a bomba que leva o mosto para a panela de fervura.

Assim, eles sempre estão drenando na lavagem por gravidade sem precisar ficar ficar regulando a vazão da bomba.

É algo que dá pra adaptar pra nós caseiros.
 
Aproveitando o tópico, achei interessante um processo que vi em uma cervejaria gringa que evita acontecer de compactar os grãos: no processo de lavagem eles deixam o mosto sair por gravidade para um recipiente menor, quando este recipiente enche, eles ligam a bomba que leva o mosto para a panela de fervura.

Assim, eles sempre estão drenando na lavagem por gravidade sem precisar ficar ficar regulando a vazão da bomba.

É algo que dá pra adaptar pra nós caseiros.

Esse recipiente é chamado de "Grant", pra quem quiser pesquisar por equipamentos que usem ele.

É uma boa pra quem não quer deixar uma bomba ligada com saída restringida por uma hora ou mais, ou mesmo se há dificuldade no ajuste de vazão causando entupimento.

Porém é mais uma panela pra limpar, mais uma fonte de perda de calor também. Se for usar é necessário ter muito cuidado e não se distrair deixando o recipiente secar com a bomba ligada. Bomba ligada no seco estraga bem rápido.

Abraço
 
Aproveitando o tópico, achei interessante um processo que vi em uma cervejaria gringa que evita acontecer de compactar os grãos: no processo de lavagem eles deixam o mosto sair por gravidade para um recipiente menor, quando este recipiente enche, eles ligam a bomba que leva o mosto para a panela de fervura.

Assim, eles sempre estão drenando na lavagem por gravidade sem precisar ficar ficar regulando a vazão da bomba.

É algo que dá pra adaptar pra nós caseiros.
Cara, sim, dá pra fazer.

Necessidade? Não consigo ver nenhuma.

Cervejarias fazem isso porque às vezes mesmo com um sistema quase perfeito, são tantas toneladas de malte que quase não há como não ter compactação.

Já equipamentos pequenos, se isso acontece, é porque tem algo errado... seja com a técnica do cervejeiro, seja com o equipamento.

Abraço,
 
Guenther me corrija se eu estiver errado, mas a altura do fundo falso vai influênciar bastante nessa compactação da cama de grãos, creio eu que uns 10 cm de altura seria algo bom pra um sistema assim, um fundo falso baixo daria mais problemas, que vc acha disso?
 
Guenther me corrija se eu estiver errado, mas a altura do fundo falso vai influênciar bastante nessa compactação da cama de grãos, creio eu que uns 10 cm de altura seria algo bom pra um sistema assim, um fundo falso baixo daria mais problemas, que vc acha disso?
Cara, não tem sentido.

Os fatores que influenciam compactação são:
- altura da cama de grãos (acima do fundo falso)
- moagem
- vazão da recirculação (quando aplicável).
 
Ok, e se o fundo falso for baixo e com a força da bomba não tem problema será?
 
Ok, e se o fundo falso for baixo e com a força da bomba não tem problema será?
É que se entupir, isso não tem a ver com a altura do fundo falso.

Pense em termos de dinâmica dos fluídos... se a altura do fundo falso for 10cm, e a bomba está numa vazão X, a velocidade descente do líquido na panela como um todo será Y. Se o fundo falso tiver 3cm de altura, com a mesma vazão da bomba..... a velocidade com que o líquido desce será....... Y, a mesma. Ou seja, a altura por si só não tem absolutamente nada a ver com compactação de grãos.

Fundo falso absurdamente baixo, DEPENDENDO do tamanho da panela, pode gerar é uma filtragem não homogênea, mas nada além disso.

Abraço,
 
É que se entupir, isso não tem a ver com a altura do fundo falso.

Pense em termos de dinâmica dos fluídos... se a altura do fundo falso for 10cm, e a bomba está numa vazão X, a velocidade descente do líquido na panela como um todo será Y. Se o fundo falso tiver 3cm de altura, com a mesma vazão da bomba..... a velocidade com que o líquido desce será....... Y, a mesma. Ou seja, a altura por si só não tem absolutamente nada a ver com compactação de grãos.

Fundo falso absurdamente baixo, DEPENDENDO do tamanho da panela, pode gerar é uma filtragem não homogênea, mas nada além disso.

Abraço,

Primeiro peço desculpas por escrever nesse tópico, pois não consegui encontrar um mais adequado para respostas às minhas perguntas. Bem... estou tentando montar um clone das panelas que existem por aí (master bier, braumeister... enfim). Meu primeiro questionamento, já feito em outro tópico, mas sem resposta, é o seguinte: pra fazer um esquema de filtragem tipo o da braumeister, de baixo para cima, uma bombinha da China, de 37 a 50 watts, conseguiria fazer uma recirculação decente sem esquentar ou dar outro tipo de problema? Já obtive uma resposta que dizia que as referidas bombas não conseguiriam realizar o serviço.
Outro ponto: um camarada daqui mesmo desse fórum disse estar usando uma bomba da dancor (se não me engano é esse o modelo-> "http://www.dancor.com.br/produtos/centrifugas/cam-2_pbe.php") e diz não ter tido problemas até agora e, apesar de constar que ela suporte até 80°C, sob encomenda eles trocam alguns materiais que suportem mais, além do rotor dela ser feito em Noryl (não sei se isso ajudaria no quesito sanitário), enfim... Não tenho a intenção de fazer cerveja profissionalmente (pelo menos por enquanto) com o equipamento que estou montando (apesar das peças e panelas serem em inox), mas gostaria de saber se, com essa bomba, corro riscos de contaminar minhas levas? Ou se as bombas made in China me serviriam?
Abraço.
 
Primeiro peço desculpas por escrever nesse tópico, pois não consegui encontrar um mais adequado para respostas às minhas perguntas.
Abraço.

É só abrir um novo tópico pra tua dúvida. :smack:
 
Primeiro peço desculpas por escrever nesse tópico, pois não consegui encontrar um mais adequado para respostas às minhas perguntas. Bem... estou tentando montar um clone das panelas que existem por aí (master bier, braumeister... enfim). Meu primeiro questionamento, já feito em outro tópico, mas sem resposta, é o seguinte: pra fazer um esquema de filtragem tipo o da braumeister, de baixo para cima, uma bombinha da China, de 37 a 50 watts, conseguiria fazer uma recirculação decente sem esquentar ou dar outro tipo de problema? Já obtive uma resposta que dizia que as referidas bombas não conseguiriam realizar o serviço.
Outro ponto: um camarada daqui mesmo desse fórum disse estar usando uma bomba da dancor (se não me engano é esse o modelo-> "http://www.dancor.com.br/produtos/centrifugas/cam-2_pbe.php") e diz não ter tido problemas até agora e, apesar de constar que ela suporte até 80°C, sob encomenda eles trocam alguns materiais que suportem mais, além do rotor dela ser feito em Noryl (não sei se isso ajudaria no quesito sanitário), enfim... Não tenho a intenção de fazer cerveja profissionalmente (pelo menos por enquanto) com o equipamento que estou montando (apesar das peças e panelas serem em inox), mas gostaria de saber se, com essa bomba, corro riscos de contaminar minhas levas? Ou se as bombas made in China me serviriam?
Abraço.


Amigo, tem vários tópicos aqui no fórum sobre essas panelas semiautomaticas, inclusive acho que o maior post é sobre esse assunto. Dá uma cavucada que já teve discussão técnica aprofundada sobra as bombas, resistencias, filtragem, etc e etc.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403191
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404945
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405004
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403150
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404799
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405155

E deve ter muito mais

Abraço!
 
Prezados,

Fiz minha segunda brassagem este final de semana e as coisas transcorreram a contento, com alguns outros imprevistos aqui e ali, mas mais fáceis de serem resolvidos. Tudo indica que o problema do entupimento na primeira brassagem realmente foi a compactação na cama de grãos. E apesar de tudo a cerveja ficou boa (degustei antes de engarrafar).

Obrigado pela ajuda!
 
Amigo, tem vários tópicos aqui no fórum sobre essas panelas semiautomaticas, inclusive acho que o maior post é sobre esse assunto. Dá uma cavucada que já teve discussão técnica aprofundada sobra as bombas, resistencias, filtragem, etc e etc.

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403191
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404945
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405004
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403150
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404799
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405155

E deve ter muito mais

Abraço!
Mas não teria algo mais específico falando sobre bomba? Alguns desses tópicos eu já li e não encontrei respostas para minhas dúvidas. Boa parte deles fala de compra de equipamentos já prontos, não especificando quais os parâmetros das bombas.

É só abrir um novo tópico pra tua dúvida. :smack:
Com relação a abrir tópico para dúvidas, como faço isso? Não tenho muita prática com esses negócios de fórum.
 
Mas não teria algo mais específico falando sobre bomba? Alguns desses tópicos eu já li e não encontrei respostas para minhas dúvidas. Boa parte deles fala de compra de equipamentos já prontos, não especificando quais os parâmetros das bombas.

Com relação a abrir tópico para dúvidas, como faço isso? Não tenho muita prática com esses negócios de fórum.
@jcmarana

Não tem milagre... se quer aproveitar o fórum, terás que aprender minimamente a utilizá-lo. Em qualquer área, existe um botão escrito "New Thread", ou seja, criar um novo tópico. Preencha o assunto do tópico, e escreva sua dúvida.

Sobre bombas, esquece.... não vais achar um tópico com todas as especificações das bombas.

Tentando responder brevemente tua pergunta.... pra simples recirculação, para levas até 50 litros, qualquer bomba vai te servir. Para fazer whirlpool pós-fervura, aí precisa de mais potência, como uma March ou Chugger Pump.

Abraço,
 
Back
Top