Eficiência

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

cnlemos

Well-Known Member
Joined
Nov 25, 2013
Messages
81
Reaction score
13
Pessoal,

sempre ajusto meu equipamento no Beersmith pra eficiência de 70%. As minhas levas iniciais batiam essa eficiência, mas recentemente não tenho conseguido isso. Chego perto de uns 58%.

No final percebo dois erros principais: menos volume final pro fermentador e densidade OG mais baixa que a estimada.

Quais seriam os principais motivos pra isso ? O que mais contribui para uma melhor eficiência?

Estou achando que é minha moagem. Meu moinho é de disco e está gerando muita farinha.... Ele está 8 ou 80. Ou passa muito grão inteiro e não mói, ou quebra muito a casa e gera farinha.

Como vocês tem melhorado sua eficiência?

Abs,
Cristiano.
 
Pode realmente ser a moagem. Para mim, o malte deve ser moído ao máximo que não vá entupir seu equipamento. Além disso, você mudou algo em seu processo ou ele continua o mesmo e somente a eficiência que caiu?
 
Mudei o equipamento...

Achei que passou muita coisa na peneira do novo. E chegou a entupir o sistema.

Talvez o fundo falso esteja com furos muito grandes e somado ao problema da moagem resulta em baixa eficiência.
 
Pessoal,

sempre ajusto meu equipamento no Beersmith pra eficiência de 70%. As minhas levas iniciais batiam essa eficiência, mas recentemente não tenho conseguido isso. Chego perto de uns 58%.

No final percebo dois erros principais: menos volume final pro fermentador e densidade OG mais baixa que a estimada.

Quais seriam os principais motivos pra isso ? O que mais contribui para uma melhor eficiência?

Estou achando que é minha moagem. Meu moinho é de disco e está gerando muita farinha.... Ele está 8 ou 80. Ou passa muito grão inteiro e não mói, ou quebra muito a casa e gera farinha.

Como vocês tem melhorado sua eficiência?

Abs,
Cristiano.

Cara, difícil dizer assim... temos poucos dados para poder dar pitacos....

mas dá uma olhada geral em todo teu processo... coisas que ao meu ver podem influenciar na eficiência: moagem (entre muito grosso passando grão inteiro ou muito fino, EU prefiro muito fino, te vira pra filtrar!!!); PH da água, se comprar água muito alcalina pode influenciar na conversão; tempo de mosturação, cuida a(s) rampa(s) e deixa pelo menos 60min na faixa principal de conversão (64º a 69º, dependendo da faixa que optar); confere teu termômetro, pode estar desregulado (ele pode estar marcando 65º/69º e na verdade estar a 75º ou +, e com isso inativando as enzimas)...

... cara, de forma bem genérica, acho que é isso... se puder especificar mais teu processo, talvez a ajuda possa ser mais específica...

Boa brejas, e keep brewing!!!!:mug:
 
Tem razão Oswaldo, passei pouca informação. Segue:

- Fiz uma brassagem com um patamar de temperatura somente. Ficou no 68ºC por 1:30min. Depois mash out.

- Fiz o teste de conversão pelo iodo e não observei reação do Iodo ao amido já com 60min de brassagem. Deixei terminar o tempo previsto de 90min nesse patamar de 68ºC.

- Uso dois tipos de termômetro, um TIC17 com sensor tipo K em poço termométrico (panela de inox) e um normal daqueles de vidro. As temperaturas estão sempre bem próximas.

Nunca chequei o PH da água e da mostura... vou estudar isso!

Estou achanado realmente que é a peneira com furos grandes... e com uma moagem fina acabou decantando muito pó, vira uma espécie de lama no fundo da panela...

Abs.
 
Akauam

meu sistema é de recirculagem constante e não lavo bagaço mais...
Coloco toda a água para a brassagem. O Beersmith fez um cálculo de 4,8 litros de água por kg de malte.

Acabei levando menos volume de cerveja pro fermentador.
Acho que perdi mais água na brassagem que o previsto tbm...

Abs.
 
meu sistema é de recirculagem constante e não lavo bagaço mais...
Coloco toda a água para a brassagem. O Beersmith fez um cálculo de 4,8 litros de água por kg de malte.

Creio que seja por isso a baixa eficiência. Dificilmente se consegue sem lavar uma eficiência como a que se consegue lavando o bagaço.

O que tu pode fazer é voltar a lavar o bagaço. Assim acredito que tu consiga uma eficiência até mesmo mais alta do que tu conseguia anteriormente.

Abraços!
 
Quando não fazemos lavagem há uma perda de eficiência.*

*

Neste link tem uma explicação mais detalhada dos tipos de lavagens e quais são os prós e contras de cada um.

http://www.brewersfriend.com/2009/07/04/sparging-methods/

*

Acredito que para aferir o seu problema de uma melhor maneira, seria interessante fazer uma leva com alguma técnica de lavagem, além de medir o PH durante o processo. Assim, acredito que conseguirá achar uma solução.

*

Outra opção seria simplesmente ajustar a previsão de eficiência do equipamento novo no beersmith e utilizar um pouco mais de malte. Se seu equipamento não for para muitos litros valeria a pena por chegar no OG que tu esperas sem muita dor de cabeça e troca de processos.
 
Akauam

meu sistema é de recirculagem constante e não lavo bagaço mais...
Coloco toda a água para a brassagem. O Beersmith fez um cálculo de 4,8 litros de água por kg de malte.

Acabei levando menos volume de cerveja pro fermentador.
Acho que perdi mais água na brassagem que o previsto tbm...

Abs.
Tá aí a resposta pra tua questão.

Sistemas com recirculação constante não mudam em nada a necessidade de fazer lavagem. Pra quem tá iniciando pode parecer que iria "remover tudo" (eu também pensava assim quando comecei), mas não faz diferença nenhuma.

Ou seja, se não lavar, é como se estivesse utilizando técnica de No Sparge.

Abraço,
 
Tá aí a resposta pra tua questão.

Sistemas com recirculação constante não mudam em nada a necessidade de fazer lavagem. Pra quem tá iniciando pode parecer que iria "remover tudo" (eu também pensava assim quando comecei), mas não faz diferença nenhuma.

Ou seja, se não lavar, é como se estivesse utilizando técnica de No Sparge.

Abraço,

Ok pessoal. Muito obrigado pela ajuda!
Uma pergunta: Existe um percentual de eficiência máximo que se chega em um processo sem lavagem???
Abs,
Cristiano.
 
Cara, eu tenho um BIAB elétrico com controle de temperatura e recirculacao constante. A minha eficiência sempre batia nos 55-60. Na ultima brassagem fiz um pouco diferente e consegui aumentar pra 69. A OG ficou maior que o esperado e o volume tb.

A diferença foi na moagem, bem mais fina do que eu fazia antes e no sparge. Fiz a mostura com 25 litros (4,1 l/kg) e uma lavagem com 7 litros.
 

Latest posts

Back
Top