Duvidas sobre lupulos de uma APA

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jan 27, 2016
Messages
14
Reaction score
2
boa tarde

Pretendo fazer uma receita de 20 litros pro aniversario do meu pai, pensei em uma cerveja com características marcantes porem com uma boa aceitação para um publico não muito acostumado com cerveja artesanal.
Resolvi fazer uma APA e tentei bolar uma receita com um amargor moderado, nem que fuja um pouco do estilo. Pretendo fazer a seguinte receita:

4,50 kg Pale Malt - Maris Otter
0,5 Kg Caramunich 1
15g Magnum a 60'
20g Citra a 15'
20g Citra a 0'

Essa receita esta boa? recomendam algum malte especial?

estou em duvida qual fermento usar também e gostaria de fazer um dry hope mas não sei a hora e a quantidade certa.

obrigado
 
E ai Marcelo!

Sua receita está ok na minha opinião... Eu fiz uma bem parecida com a sua, só mudou a lupulagem onde usei uma boa quantia de Perle e Cascade (pra ficar bem dentro do estilo, 100% lúpulo americano) ao invés de Citra e Magnum. Servi no meu próprio aniversário e todo mundo elogiou bastante! A sua receita pelas quantidades de lúpulo vai ficar na faixa de 40 IBU, é isso mesmo que você deseja? É um amargor um tanto quanto pronunciado... Se quiser algo mais suave eu diminuiria o tempo de fervura do Magnum afim de alcançar algo na casa dos 30 IBU no máximo.

Na minha eu usei o lúpulo Cascade no dry-hopping. Coloquei 60g (3g por litro) num hop-bag com um copo de dose dentro pra dar peso e fazer ele ficar submerso. Deixei por 3 dias na maturação á frio e o aroma ficou bem legal, nem forte e nem fraco; no jeito! Faz nesse esquema que é tranquilo, pode confiar.

Quanto ao fermento, eu lhe sugiro para esse estilo o US-05 da Fermentis.

Abraço!
 
Eu testei só com magnum e opal e gostei bastante do resultado também, mas acredito que está tudo certinho na sua receita!
 
boa tarde

Pretendo fazer uma receita de 20 litros pro aniversario do meu pai, pensei em uma cerveja com características marcantes porem com uma boa aceitação para um publico não muito acostumado com cerveja artesanal.
Resolvi fazer uma APA e tentei bolar uma receita com um amargor moderado, nem que fuja um pouco do estilo. Pretendo fazer a seguinte receita:

4,50 kg Pale Malt - Maris Otter
0,5 Kg Caramunich 1
15g Magnum a 60'
20g Citra a 15'
20g Citra a 0'

Essa receita esta boa? recomendam algum malte especial?

estou em duvida qual fermento usar também e gostaria de fazer um dry hope mas não sei a hora e a quantidade certa.

obrigado

Cuidado com o malte "Maris Otter". Ele tem notas maltadas muito marcantes, o que pode ficar um pouco "demais" na sua APA.
Eu, particularmente, optaria pelo "Pale Ale" tradicional.
Quanto ao lúpulo, beleza! Citra é bom... mas prefiro Cascade! Hehehe.
Depois nos conte como ficou.
Abraço!
 
boa tarde

Pretendo fazer uma receita de 20 litros pro aniversario do meu pai, pensei em uma cerveja com características marcantes porem com uma boa aceitação para um publico não muito acostumado com cerveja artesanal.
Resolvi fazer uma APA e tentei bolar uma receita com um amargor moderado, nem que fuja um pouco do estilo. Pretendo fazer a seguinte receita:

4,50 kg Pale Malt - Maris Otter
0,5 Kg Caramunich 1
15g Magnum a 60'
20g Citra a 15'
20g Citra a 0'

Essa receita esta boa? recomendam algum malte especial?

estou em duvida qual fermento usar também e gostaria de fazer um dry hope mas não sei a hora e a quantidade certa.

obrigado

Eu faz tempo que nao coloco lupulo nos 60 minutos, uso somente nos 15 minutos (hop burst). Faço dry hopping de 4gr/litro.

Quanto ao Malte, eu uso 100% Maris Otter e ficam otimas.
 
Eu faz tempo que nao coloco lupulo nos 60 minutos, uso somente nos 15 minutos (hop burst). Faço dry hopping de 4gr/litro.

Daniel, você só faz adição de lúpulo no final da fervura e DH? Mas pra quais estilos você faz isso? Pq se for numa IPA por exemplo, você teria que colocar MUITO lúpulo no fim da fervura para o IBU ficar dentro do estilo né.
Pergunto pq fiquei curioso.
 
Daniel, você só faz adição de lúpulo no final da fervura e DH? Mas pra quais estilos você faz isso? Pq se for numa IPA por exemplo, você teria que colocar MUITO lúpulo no fim da fervura para o IBU ficar dentro do estilo né.
Pergunto pq fiquei curioso.

Para IPAs sempre faço assim, pois consigo um amargor com gosto e aroma pronunciado com o DH.

As melhores cervejas que ja bevi usam esta tecnica.

Nao me importo em gastar 10 ou 20 reais a mais no lote, usando esta técnica.

Experimente voce também..estude bem os perfis dos Lupulos...eu uso direto:

Victoria Secret
Citra
Sorachi Ace
Galaxy
Nelson Sauvin
 
Para IPAs sempre faço assim, pois consigo um amargor com gosto e aroma pronunciado com o DH.

As melhores cervejas que ja bevi usam esta tecnica.

Nao me importo em gastar 10 ou 20 reais a mais no lote, usando esta técnica.

Experimente voce também..estude bem os perfis dos Lupulos...eu uso direto:

Victoria Secret
Citra
Sorachi Ace
Galaxy
Nelson Sauvin

Cara, na mesma hoje que respondi eu achei um artigo na byo.com muito legal sobre hopbursting. Entendi o conceito e realmente faz muito sentido. Gasta-se mais, mas em compensação tem um amargor mais arredondado e menos ásperos dos lúpulos. Curti muito a ideia. Vou tentar uma session IPA nas próxima ou depois dela usando esse método + hop stand. Acho que sairá um bom resultado. Valeu! :rockin:
 
muito obrigado pelas dicas

uma cerveja em torno de 30 IBU teria uma boa aceitação?
estou com um problema tambem, em 2 receitas que eu fiz atingi a OG esperada porem ela nao esta fermentando muito.
fiz uma lager agora que parou em 1028
obrigado
 
muito obrigado pelas dicas

uma cerveja em torno de 30 IBU teria uma boa aceitação?
estou com um problema tambem, em 2 receitas que eu fiz atingi a OG esperada porem ela nao esta fermentando muito.
fiz uma lager agora que parou em 1028
obrigado

Cara, ai já é outra história... Vários fatores podem ocasionar fermentação incompleta.

Dá uma lida aqui nos tópicos do fórum na área de fermentação e se não achar nada condizente com a sua situação você abre um tópico novo e pergunta explicando tudo em detalhes.

30 IBU não é nada extremo, mas se os convidados são acostumados a beber cervejas muito leves (comerciais da vida) pode ser que não aceitem tão bem... Se esse for o caso você pode diminuir ainda mais a fervura dos lúpulos afim de abaixar para uns 20 IBU, porém ficaria bem fora do estilo...

Nessa situação eu particularmente optaria por fazer uma cerveja mais leve e de "personalidade mais tímida" como uma Weiss ou Blonde Ale por exemplo...

Abraço!
 
Apenas para complementar, brassei várias IPAs e para mim o que funciona melhor é um FWH e depois adições aos 10, 5 e flameout.
 
Eu brassei minha primeira cerveja sexta agora e estava no mesmo dilema que o seu. Quis fazer uma APA Single Hop Amarillo com baixo IBU pq muitos amigos não são acostumados com amargor, então fiz com 20 IBU.
Adicionei o lupulo aos 15`, 5` e 0`, 50g ao todo.
Vamos ver como vai ficar, o cheiro ficou delicioso.
 
Cara, ai já é outra história... Vários fatores podem ocasionar fermentação incompleta.

Dá uma lida aqui nos tópicos do fórum na área de fermentação e se não achar nada condizente com a sua situação você abre um tópico novo e pergunta explicando tudo em detalhes.

30 IBU não é nada extremo, mas se os convidados são acostumados a beber cervejas muito leves (comerciais da vida) pode ser que não aceitem tão bem... Se esse for o caso você pode diminuir ainda mais a fervura dos lúpulos afim de abaixar para uns 20 IBU, porém ficaria bem fora do estilo...

Nessa situação eu particularmente optaria por fazer uma cerveja mais leve e de "personalidade mais tímida" como uma Weiss ou Blonde Ale por exemplo...

Abraço!

é que eu ja vou fazer 20 litros de wit pra servir junto, procurei alguma ale menos amarga porem nao conheco muito os estilos, voce sugere alguma receita?
obrigado
 
Back
Top