Duvidas sobre a fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jan 27, 2020
Messages
10
Reaction score
1
Olá. Espero que alguém possa me ajudar. Apesar de ter feito algumas brassagens já, nessa que fiz no final de semana tive problemas com o resfriamento, e acabei inoculando o fermento US 05 a 27 graus. Na segunda já estava em atividade o airlock. Nos 3 Primeiros dias o aroma do lúpulo era agradável quando abria a geladeira. No quarto dia começou um cheiro tipo de manteiga e a airlock aumentou bastante a atividade . Seria contaminação? Obrigado
 
Mais informações... a brassagen foi 40 minutos entre 63 a 65 °C e 30 minutos entre 66 a 68 °C. A fermentação está em 15 graus controlados. Hj é o 5° dia da fermentação.
 
Olá. Espero que alguém possa me ajudar. Apesar de ter feito algumas brassagens já, nessa que fiz no final de semana tive problemas com o resfriamento, e acabei inoculando o fermento US 05 a 27 graus. Na segunda já estava em atividade o airlock. Nos 3 Primeiros dias o aroma do lúpulo era agradável quando abria a geladeira. No quarto dia começou um cheiro tipo de manteiga e a airlock aumentou bastante a atividade . Seria contaminação? Obrigado

O cheiro de manteiga é um off flavor (em alguns estilos ate é desejado) causado pelo diacetil, e faz parte do processo de fermentaçao (principalmente em leveduras ales), para diminuir esse off flavor fazemos o que chamamos de "descanso diacetil"

Esse descanso se baseia no aumento da temperatura para que as leveduras comecem a consumir os subprodutos gerados, pode aumentar a temperatura para 22-24 ºC por 2 dias pelo menos e ir acompanhando a evolução.
 
Ok. Mas e sobre o aumento da atividade na airlock? Em minhas fermentações anteriores no quarto dia em diante havia a diminuição da atividade na airlock. Ao contrário dessa.
 
Ok. Mas e sobre o aumento da atividade na airlock? Em minhas fermentações anteriores no quarto dia em diante havia a diminuição da atividade na airlock. Ao contrário dessa.

nao sei ao certo, mas minha opinião é:

é muito dificil saber como a levedura vai se comportar com 100% de certeza, lembrando q essa levedura tem como faixa ideal 18-28 ºC (segundo o fabricante), o comum é abaixar 1 ou 2 ºC abaixo para diminuir a formação de subprodutos durante a multiplicaçao da levedura. Como vc fez a 15ºC pode ter aumentado a lag phase atrasando esse multiplicaçao e quando a levedura se adaptou e multiplicou aconteceu a atividade máxima...

mas de qlqr forma não me parece ser contaminaçao.

Vc sente mais algum aroma/sabor diferente do de manteiga?
Vc controla a temperatura com o sensor em um poço ou de outra forma?
O pitch rate foi o recomendado?
A levedura estava no prazo de validade e acondicionada de forma adequada? Hidratou? Starter?

Enfim, sao mtas variaveis para ter certeza, mas recomendo seguir com o descanso de diacetil e ver no q da
 
O controle da temperatura é no ambiente da geladeira. Hidrato, Fiz starter.. o PItch rate foi certo. Estava na geladeira até o dia do uso.. e a princípio é só o cheiro de manteiga.. e quando abri o fermentador pra dar uma espiadinha tinha um cheiro forte alcoólico
 
Olá. Espero que alguém possa me ajudar. Apesar de ter feito algumas brassagens já, nessa que fiz no final de semana tive problemas com o resfriamento, e acabei inoculando o fermento US 05 a 27 graus. Na segunda já estava em atividade o airlock. Nos 3 Primeiros dias o aroma do lúpulo era agradável quando abria a geladeira. No quarto dia começou um cheiro tipo de manteiga e a airlock aumentou bastante a atividade . Seria contaminação? Obrigado
Cara, está tudo certo. Aumenta a temperatura em 5 graus, deixa uns 3 dias, para consumir o diacetil e acetildeido e parte para o cold crash.
 
Estou fazendo um aumento gradual na temperatura, ontem aumentei para 18 graus, e aparentemente já ficou mais suave aquele cheiro. Hj vou aumentar até 20 graus e contínuar a maturação..😁
 
Estou fazendo um aumento gradual na temperatura, ontem aumentei para 18 graus, e aparentemente já ficou mais suave aquele cheiro. Hj vou aumentar até 20 graus e contínuar a maturação..😁
US-05, pode subir a temperatura até 22 graus e deixar por quatro dias. Concordo com o @Trops quando citou que vc começou com uma temperatura muito baixa ... poderia ter começado em 18 graus. Mas, pelo que vi por aqui, está tudo indo bem como já dito pelos amigos acima. Vai fundo, relaxa e aproveite sua breja!!!!
 
Subi a temperatura gradualmente até 20 graus e hj ela já apresenta um aroma agradável, bem agradável ao contrário de antes.. vou manter mais 2 dias em 20 e partir para o cold crash
 
Back
Top