Duvidas na 1ª cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gustavomacau

Member
Joined
Nov 26, 2015
Messages
6
Reaction score
0
Boa tarde.
Semana retrasada , dia 07/01/16, iniciei a brassagem da minha primeira cerveja. Passei uns dias vendo bastante sites, videos, e lendo o forum.
Pedi um kit para fabricação e junto com ele os insumos para uma Pale Ale.
A minha surpresa é que o método era um pouco diferente dos videos que eu vi.
Ontem, após a fermentação segundo a apostila, eu envasei. O que me chamou atenção foi o forte cheiro de banana. A fermentação foi com temperatura controlada (tic17 full gauge colado na parte externa do fermentador). Não sei se é comum para uma Pale Ale esse cheiro. Fiz o primming e envasei. Vou aguardar 10 dias para carbonatar (temperatura 19 a 26º) e depois baixar a temperatura para maturar. Tudo isso conforme a apostila.

Minha dúvida é: É normal fazer essa maturação na garrafa? Todos os videos que vi a maturação era feita em balde fermentador.

Esse cheiro de banana é normal??? Seria a temperatura de fermentação a responsável por esse cheiro?

Agradeço desde já a todos.
Essa foi a primeira leva que fiz. Não desistirei.
 
Meu colega iniciante,
Infelizmente não tenho condições de responder a sua pergunta, mas já adianto que, para que os mais experiente possam fazer isso e te explicarem o motivo da presença do cheiro de banana, seria interessante você detalhar a sua receita!
Abraços.
 
Entao segue os detalhes da brassagem:

O malte veio moído ja.
Adicionei 12 litros na panela de mostura, aquei a agua ate 55° e entao adicionei o malte. Desliguei o fogo e aguardei 5 minutos pro malte assentar e entao liguei novamente até 70°.
Deixei 70° por 60 minutos. Apos isso subi ate 80°.
Em seguida, conforme orientaçao da receita, adicionei por cima do mosto 10 litros de agua a 76° (com escumadeira).
Em seguida fiz a trasfega da panela de brassagem (que é equipada com bazooca) para a panela de fervura.
Ao iniciar a fervura (que demorou por conta do fogão) joguei o lupulo que ja veio pesado na quantidade ideal segundo a receita.
65 minutos de fervura e então parti pro resfriamento com chillerr.
Demorou bastante pra chegar ate 30° (uns 40 minutos).
Coloquei a panela um pouco no alto pro mosto cair e oxigenar no balde fermentador.
Criou muita espuma, cerca de 4 dedos.
Inoculei o fermento seco e levei pro freezer sob temperatura controlada - 19° como sugere a receita.
Ontem, apos 14 dias fermentando, fiz o primming com 150g de açúcar e envasei.
O cheiro de banana tava bem acentuado. Nao sei se é normal pois essa é minha primeira cerveja.


Obs: o kit que comprei nao veio densimetro e o fermentador nao tem airlock, segundo o fabricante sao itens dispensaveis no principio. Inclusive na receita nao tem nada de OG e FG.
 
Boa tarde.
Semana retrasada , dia 07/01/16, iniciei a brassagem da minha primeira cerveja. Passei uns dias vendo bastante sites, videos, e lendo o forum.
Pedi um kit para fabricação e junto com ele os insumos para uma Pale Ale.
A minha surpresa é que o método era um pouco diferente dos videos que eu vi.
Ontem, após a fermentação segundo a apostila, eu envasei. O que me chamou atenção foi o forte cheiro de banana. A fermentação foi com temperatura controlada (tic17 full gauge colado na parte externa do fermentador). Não sei se é comum para uma Pale Ale esse cheiro. Fiz o primming e envasei. Vou aguardar 10 dias para carbonatar (temperatura 19 a 26º) e depois baixar a temperatura para maturar. Tudo isso conforme a apostila.

Minha dúvida é: É normal fazer essa maturação na garrafa? Todos os videos que vi a maturação era feita em balde fermentador.

Esse cheiro de banana é normal??? Seria a temperatura de fermentação a responsável por esse cheiro?

Agradeço desde já a todos.
Essa foi a primeira leva que fiz. Não desistirei.

Dependendo do fermento, isso pode ser esperado.

https://cervejasartesanais.wordpress.com/2012/08/04/caracteristicas-dos-fermentos-cervejeiros/
 
Entao segue os detalhes da brassagem:

O malte veio moído ja.
Adicionei 12 litros na panela de mostura, aquei a agua ate 55° e entao adicionei o malte. Desliguei o fogo e aguardei 5 minutos pro malte assentar e entao liguei novamente até 70°.
Deixei 70° por 60 minutos. Apos isso subi ate 80°.
Em seguida, conforme orientaçao da receita, adicionei por cima do mosto 10 litros de agua a 76° (com escumadeira).
Em seguida fiz a trasfega da panela de brassagem (que é equipada com bazooca) para a panela de fervura.
Ao iniciar a fervura (que demorou por conta do fogão) joguei o lupulo que ja veio pesado na quantidade ideal segundo a receita.
65 minutos de fervura e então parti pro resfriamento com chillerr.
Demorou bastante pra chegar ate 30° (uns 40 minutos).
Coloquei a panela um pouco no alto pro mosto cair e oxigenar no balde fermentador.
Criou muita espuma, cerca de 4 dedos.
Inoculei o fermento seco e levei pro freezer sob temperatura controlada - 19° como sugere a receita.
Ontem, apos 14 dias fermentando, fiz o primming com 150g de açúcar e envasei.
O cheiro de banana tava bem acentuado. Nao sei se é normal pois essa é minha primeira cerveja.


Obs: o kit que comprei nao veio densimetro e o fermentador nao tem airlock, segundo o fabricante sao itens dispensaveis no principio. Inclusive na receita nao tem nada de OG e FG.

Opa! Também sou iniciante e engarrafei minha Pale Ale na última sexta-feira! Qual fermento vc utilizou? Eu fiz a minha com o US05 e não tinha cheiro de banana.

É importante vc medir seu OG e seu FG. Com o FG vc vai saber quando sua cerveja parou de fermentar e evitar dores de cabeça.

No meu caso, eu fermentei a cerveja em um balde e maturei em outro balde. No final da maturação, eu engarrafei e adicionei 4ml de priming por 600ml de cerveja - fiz na própria garrafa com o auxílio de uma seringa!

Procura arrumar um balde com airlock. Ele é quem vai permitir a saída de CO2 do balde sem contaminar sua cerveja.

Tem um tópico aqui no fórum que recomenda alguns livros, eu comecei com o How to Brew (http://www.livrariacultura.com.br/p/how-to-brew-2019655) - tem me tirado diversas dúvidas do processo no geral - e, na minha opinião pessoal, segue a técnica ao invés da receita. Além de vc começar a entender melhor o processo, vc vai se familiarizar com partes do processo que são comuns independente do tipo de cerveja.
 
Valeu jack.

O fermento não tinha nome no pacote.
Eu vou comprar insumos de outra empresa agora e passar a controlar melhor essa parte de fermento lupulo malte.

Estou providenciando airlock e densimetro pra proxima producao. E estudando o beersmith que, por sinal, me pareceu excelente.
 
Para começar, FUJA DOS KITS, raramente tem ingredientes bons e compativeis com o que eles dizem ser, busque montar uma receita ou pegue uma das dezenas que temos no forum
 
Back
Top