Duvidas com sanitização usando PAC 200

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

bploureiro

Active Member
Joined
Sep 10, 2015
Messages
27
Reaction score
0
Pessoal duas dúvidas:

1) Após a sanitização percebi que os equipamentos tipo fermentador, mangueira atóxica ficaram com microgranulações do PAC 200. É comum ou tem que mexer muito bem buscando dissolver todo o pó?

2) É preciso aguardar secar todo o fermentador que foi sanitizado com PAC 200 ou eu terei algum problema em colocar o mosto com o fermentador ainda molhado?

Valeu!!!
 
Pessoal duas dúvidas:

1) Após a sanitização percebi que os equipamentos tipo fermentador, mangueira atóxica ficaram com microgranulações do PAC 200. É comum ou tem que mexer muito bem buscando dissolver todo o pó?

2) É preciso aguardar secar todo o fermentador que foi sanitizado com PAC 200 ou eu terei algum problema em colocar o mosto com o fermentador ainda molhado?

Valeu!!!

1 - parei de usar o PAC200 exatamente por conta dessas granulações que nunca se desmancham. Meu sócio simplesmente não conseguiu se adaptar e achava isso muito estranho. Tem alguma coisa relacionada a temperatura da água, mas não investiguei muito e mudei pro Iodo.

2 - Eu nunca esperei secar. Colocava a solução com PAC200, deixava 20min, tirava tudo, escorria e já colocava o mosto.

Abcs
 
Obrigado pessoal.. Mas o que vcs sugerem pra sanitizar os equipamentos grandes como fermentador, chiller, etc.?
 
Pessoal duas dúvidas:

1) Após a sanitização percebi que os equipamentos tipo fermentador, mangueira atóxica ficaram com microgranulações do PAC 200. É comum ou tem que mexer muito bem buscando dissolver todo o pó?

2) É preciso aguardar secar todo o fermentador que foi sanitizado com PAC 200 ou eu terei algum problema em colocar o mosto com o fermentador ainda molhado?

Valeu!!!

Eu também uso PAC 200 e isso é normal,acho que existe um limite de dissolução a um dada temperatura.Mesmo com esse grânulos eu sempre uso normalmente os equipamentos sanitizados.Perguntei a um amigo meu químico e ele me garantiu que o ácido peracético é pouco estável e depois de um tempo se degrada em algo não tóxico,portanto não é preciso se preocupar com enxágue.
 
Interessante... Obrigado por compartilhar a info... [emoji122][emoji122][emoji122][emoji122][emoji122]
 
Sempre aqueço a água onde será diluído o pac200 a cerca de 30 graus.. não tenho problema com coagulação
 
Quando eu usava peracético em pó eu misturava com água quente em um recipiente fechado e sacudia bem. Era rápido e prático. Eu usava uma PET 2L (cuidado pra não "derreter" a PET com água fervendo ;))

Mas demorava um pouco até aquecer a água, diluir, depois tinha indicação de aguardar um tempo antes de usar, e ainda o tempo de contato é maior do que o do iodo. Então acabei migrando pro iodo, acho muito mais prático. Mesmo assim há quem jura que deixa gosto (eu nunca percebi).
 
Quando eu usava peracético em pó eu misturava com água quente em um recipiente fechado e sacudia bem. Era rápido e prático. Eu usava uma PET 2L (cuidado pra não "derreter" a PET com água fervendo ;))

Mas demorava um pouco até aquecer a água, diluir, depois tinha indicação de aguardar um tempo antes de usar, e ainda o tempo de contato é maior do que o do iodo. Então acabei migrando pro iodo, acho muito mais prático. Mesmo assim há quem jura que deixa gosto (eu nunca percebi).

Na minha 3ª leva, uma Saison com Pimenta Rosa, eu achei que tinha ficado com gosto de iodo.

Postei aqui isso e o Guenther respondeu com uns cálculos provando que era impossível sentir o gosto do Iodo na cerveja pronta.

Entendi os cálculos dele, mas o gosto estava lá.

Mais de 1 ano depois, provei uma Belgian Blonde de um amigo e senti o mesmo gosto, que para mim lembrava Iodo.

Perguntei qual fermento ele tinha usado, e era o T-58, que foi o mesmo que eu tinha usado na minha Saison.

Então, acho que foi o fermento que deu aquele gosto, que para a minha percepção lembrava Iodo.
 
Na minha 3ª leva, uma Saison com Pimenta Rosa, eu achei que tinha ficado com gosto de iodo.

Postei aqui isso e o Guenther respondeu com uns cálculos provando que era impossível sentir o gosto do Iodo na cerveja pronta.

Entendi os cálculos dele, mas o gosto estava lá.

Mais de 1 ano depois, provei uma Belgian Blonde de um amigo e senti o mesmo gosto, que para mim lembrava Iodo.

Perguntei qual fermento ele tinha usado, e era o T-58, que foi o mesmo que eu tinha usado na minha Saison.

Então, acho que foi o fermento que deu aquele gosto, que para a minha percepção lembrava Iodo.

Esse tipo de coisa pode acontecer.... As vezes um fenólico muito forte de uma fermentação muito quente ou algo assim, pode ter gosto de plástico, band-aid, ou remédio... e numa dessas pode lembrar o iodo, ainda mais se tiver insegurança na utilização dele.

Uso iodofor ha bastante tempo já como único sanitizante na parte da cerveja, embora fique um pouco de cheiro no fermentador logo depois de escorrer o sanitizante (antes de transferir a cerveja da panela), esse cheiro volatiliza e não fica na cerveja.

Abraço
 
Legal os relatos! Meio off-topic mas aproveitando a discussão, acho que o único ponto "negativo" do iodo é manchar o equipamento plástico. Teria algum outro?
 

Latest posts

Back
Top