Duvidas apôs primeira brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marthos

Member
Joined
Jan 5, 2014
Messages
5
Reaction score
0
Ontem fiz minha primeira brassagem!

Havia comprado um kit de american pale ale ( 5kg de malte pilsen, 0,5 de carared).

brassagem:

utilizei 14 lts de agua no inicio a 75 graus, chegou realmente aos 68 apôs a infusão do malte. mexi o mosto algumas vezes com o intuito de homogeneizar a temperatura, porem a temperatura ficava mais estável no termômetro quando deixava o mosto parado, porem apôs um periodo mais longo sem mexer, apesar do termometro marcar 68 quando mexi caiu para 62. ficou a duvida se mexo durante essa etapa ou não. (tentei manter 60 minutos a 68 graus).

apos 60 minutos realizei o mash out com o intuito de parar o processo enzimático
elevando a temperatura ate 75 graus

a recirculacao - fiz da forma tradicional utilizando escumadeira, não achei trabalhoso, retirava todo o liquido em um balde e não em pequenas partes, não me preocupei com a temperatura acreditando que o mash out havia resolvido esse problema.

lavagem - utilizei mais 16 litros de agua a 75 graus.

fervura - demorou mas ferveu!! 60 min de lupulo amargor e 15 minutos aromatico, mantive o whirlpool durante a fervura.

resfriamento - coloquei o chiller somente nos 5 minutos finais, e havia sanitizado com pac200. ai descobri que estraguei tudo o que o whirlpool criou. na duvida fiz outro e deixei.

apôs o resfriamento a 30 graus medi a densidade com refratometro (aquário marinho) e marcou 1080, a receita pedia 1046. (detalhe usei o beersmith2 para a quantidade de agua), achei muito e decidi arduamente a colocar mais agua, achando que ia estragar tudo, e chegou a 1070 (fui colocando agua ate chegar a esse valor).

fermentador - coloquei fazendo uma queda para aeracao e coloquei o fermento previamente hidratado com 100ml de agua a 28 graus. o fermentador (22 litros) encheu ate a tampa, novamente ficamos na duvida e retirei um pouco do mosto, pra criar um espaco que ainda achei pequeno.

foi para o freezer com tic17 intenção de deixar 7 dias a 19 graus, subir um grau por dia ate 24, e depois mais 7 a 1 grau. e envase.

hoje ta borbulhando o airlock. inicio das bolhas algumas horas apôs.

agradeço as correções
 
Eu acho que não é bom tirar todo o mosto para fazer a clarificação sob pena de oxidar o malte, tanto é que quando usamos o fly sparge é recomendado deixar uns 2 dedos de liquido.

O whirlpool eu só faço apos desligar a fervura.

Em relação ao fermentador, enche-lo pode fazer com que derrame uma vez que vai dar muita espuma no inicio da fermentação
 
Back
Top