Duvida qual resistencia utilizar na single vessel

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leoaziani

Active Member
Joined
Jul 7, 2020
Messages
25
Reaction score
2
Location
Ribeirão Preto
Pessoal bom dia!
Estou montando uma single vessel com uma panela de 48lts e um cesto de 32 lts.

Minha duvida está em qual resistencia utilizar
Sei que existe um "padrao" de 1kw/10L

No meu caso pretendo fazer receitas 20 a 30lts
E estou pensando em utilizar uma resistência de 3kw.
Eis algumas duvidas
- no caso de uma brassagem de 30lts em que o volume ultrapassa os 30 lts (por volta de 37) a resistencia de 3kw daria conta?

E no caso de uma brassagem de 20lts em que o volume que vai para a fervura fica abaixo dos 30, eu precisaria de um dimmer para diminuir a potencia?

Durante o processo de mostura, eu teria problema com uma resistência de 3kw?
 
Pessoal bom dia!
Estou montando uma single vessel com uma panela de 48lts e um cesto de 32 lts.

Minha duvida está em qual resistencia utilizar
Sei que existe um "padrao" de 1kw/10L

No meu caso pretendo fazer receitas 20 a 30lts
E estou pensando em utilizar uma resistência de 3kw.
Eis algumas duvidas
- no caso de uma brassagem de 30lts em que o volume ultrapassa os 30 lts (por volta de 37) a resistencia de 3kw daria conta?

E no caso de uma brassagem de 20lts em que o volume que vai para a fervura fica abaixo dos 30, eu precisaria de um dimmer para diminuir a potencia?

Durante o processo de mostura, eu teria problema com uma resistência de 3kw?
Olá, tudo certo?

vamos la, a resistência é algo que pode te ajudar muito e ao mesmo tempo atrapalhar. 2500 a 3000w vão te atender muito bem!
Seria muito interessante ter como controlar a potência da sua resistência, isso pois mesmo para a mostura, se você quer chegar a 66, 68ºC e sua resistência for de 2500 a 3000w, lembre-se que o ponto onde ela terá contato estará extremamente quente, e com certeza vai caramelizar algo ali dependendo da sua brassagem.
Eu faço brassagens de 20l. Sempre tenho 35 litros na panela, ou algo entorno disso, e subo tranquilo a potência. na mostura mantenho em uns 1500w e para a fervura eu aumento a potencia, mas mantenho em 2000w a 2500w.

Em resumo, há um risco em ter uma resistência de 3000w por exemplo, e não poder controla-la. Desta forma, sugiro sim um dimmer ou uma resistência de 2000 a 2500w
 
Olá, tudo certo?

vamos la, a resistência é algo que pode te ajudar muito e ao mesmo tempo atrapalhar. 2500 a 3000w vão te atender muito bem!
Seria muito interessante ter como controlar a potência da sua resistência, isso pois mesmo para a mostura, se você quer chegar a 66, 68ºC e sua resistência for de 2500 a 3000w, lembre-se que o ponto onde ela terá contato estará extremamente quente, e com certeza vai caramelizar algo ali dependendo da sua brassagem.
Eu faço brassagens de 20l. Sempre tenho 35 litros na panela, ou algo entorno disso, e subo tranquilo a potência. na mostura mantenho em uns 1500w e para a fervura eu aumento a potencia, mas mantenho em 2000w a 2500w.

Em resumo, há um risco em ter uma resistência de 3000w por exemplo, e não poder controla-la. Desta forma, sugiro sim um dimmer ou uma resistência de 2000 a 2500w
Fala alan, muito obrigado.
Aproveitando a sua experiência
Eu pretendo montar um sistema de controle bem simples e só usaria o dimmer para controle da fervura. Como pretendo fazer a brassagem sem lavagem, usaria toda a agua de uma só vez. Com bomba de recirculação ligada o tempo todo e como é um cesto o grao nao teria contato com a resistencia. Mesmo dessa maneira vc acha q corro risco de caramelizar com uma de 3kw?

Abraços
 
Fala alan, muito obrigado.
Aproveitando a sua experiência
Eu pretendo montar um sistema de controle bem simples e só usaria o dimmer para controle da fervura. Como pretendo fazer a brassagem sem lavagem, usaria toda a agua de uma só vez. Com bomba de recirculação ligada o tempo todo e como é um cesto o grao nao teria contato com a resistencia. Mesmo dessa maneira vc acha q corro risco de caramelizar com uma de 3kw?

Abraços
Dessa maneira é mais dificil de ocorrer, mas pode acontecer.. Pensando nisso, se fará a circulação o tempo todo, ja não há tantos problemas. Mas sempre fica de olho se a cama de grãos esta filtrando bem ou se esta dificultando a recirculação, pois se ficar pouco mosto abaixo do cesto de grãos o risco de caramelizar é alto (mesmo sem grãos tendo contato), pois ja teremos muito açucar liberado no estagio avançado da mostura. Fora isso, pensando em tudo que disse, não tem como dar errado não :)
 

Latest posts

Back
Top