Duvida na receita do Beersmith

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

BrenoPoubel

Member
Joined
Dec 19, 2016
Messages
14
Reaction score
4
Ola para todos,

Sou novo por aqui e no mundo das brassagens. Vou fazer minha segunda leva em breve e fiquei com duas duvidas em relação a receita do beersmith. Se trata de uma APA e a receita sugere que ao transferir o mosto resfriado para o fermentador eu complete com agua caso não alcance as medidas projetadas. Minha duvida é: Não posso jogar agua fervendo no mosto resfriado, portanto que agua eu uso pra completar as medidas?
Outra duvida e que o software sugere que eu mature a cerveja por 30 dias as 18 graus. Eu sempre li que a maturação deve ser feita a temperaturas mais baixas por isso achei estranho.

Obrigado e abraços a todos

Breno:mug:
 
Eu não costumo corrigir nada, até porque se ficar corrigindo você nunca vai acertar a receita, então na minha opinião é deixar como está e corrigir para a próxima brassagem. Mas se mesmo assim quiser corrigir, você pode ferver a água antes e adicionar quando ela já estiver resfriada.

Quanto a temperatura de maturação, esse 18 graus também não faz muito sentido pra mim. Eu deixaria entre 0 e 1 grau, a temperatura mais baixa que vc consiga e que não congele.
 
obrigado dcunhamaciel,
Isso mesmo, naos vou corrigir nada e vou maturar mais frio.
um abraço
Breno
 
Ola, Breno.

Não faz muito tempo que faço cerveja também mas sou um cara curioso e acabei aprendendo muitas coisas testando mesmo. Eu uso o beersmith para montar receitas mas confesso que não sigo a risca pois algumas coisas eu acho vão contra o que a grande maioria faz.

Com relação a correção de agua, densidade e qualquer outra coisa, também não faço nenhuma correção depois de desligar o fogo definitivamente após a fervura. Eu corrijo na próxima brassagem pois assim, tenho parâmetros de comparação e consigo identificar possíveis problemas na brassagem anterior e com isso, faço as devidas correções.

Agora, durante o processo de brassagem, eu faço um acompanhamento e vou fazendo ajustes para atingir meu objetivo final com relação ao volume e densidade.

Para quantidade de agua PRIMARIA ou seja, inicio da brassagem, eu uso SEMPRE uma regra geral onde para cada 1 KG de malte, eu adiciono 2,5 L de agua em média. Ou seja, para uma receita de 4 kg de malte, começo minha brassagem com algo em torno de 10L ou um pouco a mais. Ai depende do seu feeling com relação ao equipamento. No momento da lavagem de malte, é a hora de você adicionar mais agua para alem de extrair o restante de açúcares do bagaço do malte, atingir seu volume de receita e também a OG pré-fervura. Alguns não medem e outros sim. Confesso que quando comecei a medir, não errei mais a densidade ao final da fervura. Não errar digo bater em cima ou pouca coisa abaixo... tipo 1 ou 2 pontos. Para mim é o suficiente.

Por exemplo... se sua densidade pós fervura deve ser de 1044... considerando em media que teremos um aumento de 8 a 10 pontos na fervura... (isso depende muito e não acho que seja uma regra), bater em torno de 1036 de OG pré fervura, é um numero legal para atingir mais facilmente a OG pretendida após fervura.

Então, durante a lavagem, você pode ir fazendo medições conforme adiciona agua e caso a OG pré fervura esteja muito acima, você vai adicionando agua até chegar ao seu objetivo!

Lembrando que existe tambem uma regra geral para a quantidade de agua na lavagem! Em media 1,5x a agua que você usou no inicio... ou seja 1,5 x 10L = 15L!

Lembrando sempre que na minha opinião, uma receita dificilmente é seguida a risca por cada pessoa que faz sua cerveja... porque cada um tem um equipamento diferente do outro, com eficiência diferente e com isso, acho que sempre ajustes tem de serem feitos!

Espero não ter falado nenhuma bobagem!

Fica como sugestão esse link que acho muito interessante: http://www.hominilupulo.com.br/cervejas-caseiras/como-calcular-a-quantidade-de-agua/

Abraço!
 
Back
Top