Duvida: Aveia Flocos x Aveia Maltada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Bagualas

Well-Known Member
Joined
May 5, 2014
Messages
83
Reaction score
11
Pessoal,

Me deparei com uma dúvida agora.
Muito escuto e vejo pessoal usar flocos de aveia, ou até mesmo flocos de trigo para as receitas.

Mas ao mesmo tempo temos a aveia maltada (graos).
Qual a diferenca para o uso? Existe diferenca? Eficiencia? Poder diastatico?


Obrigado
 
Pessoal,

Me deparei com uma dúvida agora.
Muito escuto e vejo pessoal usar flocos de aveia, ou até mesmo flocos de trigo para as receitas.

Mas ao mesmo tempo temos a aveia maltada (graos).
Qual a diferenca para o uso? Existe diferenca? Eficiencia? Poder diastatico?


Obrigado

O floco de aveia é gelatinizado e não tem poder diastático, precisando das enzimas do malte para ser convertido em açúcar.

O malte de aveia tem poder diastático (baixo, mas tem).

Ambos vão te dar uma untuosidade, viscosidade na cerveja e ajudará na espuma (formação e retenção). O malte vai te dar mais perfil de sabor com um leve "biscoito".
 
Obrigado pelo ótimo retorno.

Mesma coisa com o malte de trigo e flocos de trigo?
 
Para utilizar 4% de flocos de trigo numa APA, a fim de dar formação e retenção de espuma, é preciso efetuar repouso proteico ou poderia começar a brassagem em temperatura mais elevada? O efeito do malte de trigo seria o mesmo?
 
Para utilizar 4% de flocos de trigo numa APA, a fim de dar formação e retenção de espuma, é preciso efetuar repouso proteico ou poderia começar a brassagem em temperatura mais elevada? O efeito do malte de trigo seria o mesmo?

Se seu único objetivo é espuma acho melhor utilizar o malte Carapils em uns 5% da receita, o objetivo dele é justamente ajudar na espuma.
 
Para utilizar 4% de flocos de trigo numa APA, a fim de dar formação e retenção de espuma, é preciso efetuar repouso proteico ou poderia começar a brassagem em temperatura mais elevada? O efeito do malte de trigo seria o mesmo?

Com 4% não precisa, pra nenhum dos dois. Se fizer rampa provavelmente vai fazer o contrário do que pretende.

De qualquer forma acho que vc tá trilhando o caminho errado pra alcançar esse objetivo, porque não é do estilo usar esses adjuntos. APA deveria ter uma boa retenção de espuma devido à quantidade significativa de lúpulos, sem necessidade de outras coisas...

Abraço
 
Acho que são efeitos diferentes. Trigo, aveia, cevada em flocos e carapils(e equivalentes) são os mais usados pra ajudar na espuma. Os 3 primeiros podem dar um certo chill haze por causa das proteínas, mas em pouca quantidade não vão afetar significativamente o sabor.

Já o carapils contribui dextrinas pra cerveja, então deixa ela um pouco mais encorpada também.

Uma outra coisa que já li que ajuda(pesquise porque não tenho certeza) mas aí já muda um pouco a receita é o uso majoritariamente de lúpulos de baixo alfa ácido. Quem já fez uma IPA já deve ter reparado no efeito que a alta lupulagem dá na espuma, a idéia é que com baixo alfa ácido você acaba usando mais lúpulo pro mesmo ibu.
 
Fagner e Tiago, obrigado pela ajuda.

Estou tentando seguir a risca uma receita do HomeBrewTalk americano bem cotada por lá (Lake Walk Pale Ale), onde utilizam flocos de aveia.

Como não tenho grande experiência, minha idéia é partir da receita 100% original e com o tempo ir adequando a APA - numa próxima versão vou experimentar trocar os flocos de aveia pelo Carapils. Todavia, em nenhum momento comentam sobre o repouso proteico.

Tiago, valeu a dica. Vou começar direto na sacarificação.

Abraço
 
Back
Top