Dry Hopping

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

CaMenegha

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2014
Messages
133
Reaction score
51
Pessoal,
estou fermentando uma APA que brassei no domingo.
Quero fazer um dry hopping na cerva.
Assim que parar de atenuar, devo expurgar o fermento e começar a maturação, que deverá ser de 5 a 7 dias. Depois mais 7 dias de cold crash e envase.
Dúvida:
Quero fazer o dry hopping por 4 dias. Devo fazê-lo somente em temperatura de maturação (entre 20-25ºC) e retirar o lúpulo pra fazer o cold crash ou posso deixar o lúpulo no cold crash, contando esses dias pra fechar 4 dias do dry hop?
Ou seja, o centro da questão é: o dry hop funciona se fizermos juntamente com o cold crash, a temperaturas próximas de 0ºC? Ou o melhor resultado se dá em temperaturas mais altas?
 
Pessoal,
estou fermentando uma APA que brassei no domingo.
Quero fazer um dry hopping na cerva.
Assim que parar de atenuar, devo expurgar o fermento e começar a maturação, que deverá ser de 5 a 7 dias. Depois mais 7 dias de cold crash e envase.
Dúvida:
Quero fazer o dry hopping por 4 dias. Devo fazê-lo somente em temperatura de maturação (entre 20-25ºC) e retirar o lúpulo pra fazer o cold crash ou posso deixar o lúpulo no cold crash, contando esses dias pra fechar 4 dias do dry hop?
Ou seja, o centro da questão é: o dry hop funciona se fizermos juntamente com o cold crash, a temperaturas próximas de 0ºC? Ou o melhor resultado se dá em temperaturas mais altas?

Funciona, mas fica um pouco diferente e é menos eficiente em questão de extração de aromas. Por que o tempo de cold crash tem que ser de 5 a 7 dias? vc pode fazer um dry-hopping por 4 dias a quente, baixar a temperatura e deixar mais uns 3 ou 4, sem prejuízos...
 
Tiago,
como sou iniciante (apenas duas brassagens), já li e reli o forum e acabei adotando algumas das sugestões que li por aqui mesmo. Esses 7 dias de clarificação eu li no tópico do Guenther sobre fermentação e maturação.
A princípio, não sei quantos dias, no mínimo, deixar a cerveja perto dos 0ºC para fazer uma boa clarificação, mas pelo que li, quanto mais tempo melhor.
Lendo e aprendendo.
Abs.
 
cara, como sugestão, 'taca le pau' no dry hopping logo após parar de atenuar, mas antes de pensar em expurgar o fermento... deixa tudo junto, nem abre o fermentador, joga o lúpulo pelo buraco do air lock, deixa o tempo planejado, em temperatura de fermentação secundária, depois baixa a temperatura e clarifica/expurga fermento com o lúpulo do dry hopping...
tenho pra mim que uma das principais 'regras' pra fazer cerveja é que quanto mais simplificado o processo, mas difícil de dar problema, e mais fácil de repetir receita....
 
Tiago,
como sou iniciante (apenas duas brassagens), já li e reli o forum e acabei adotando algumas das sugestões que li por aqui mesmo. Esses 7 dias de clarificação eu li no tópico do Guenther sobre fermentação e maturação.
A princípio, não sei quantos dias, no mínimo, deixar a cerveja perto dos 0ºC para fazer uma boa clarificação, mas pelo que li, quanto mais tempo melhor.
Lendo e aprendendo.
Abs.

Olha, eu acho que a função principal de deixar a frio nesse momento, é ter uma compactação razoável do slurry de fermento pra poder fazer uma boa transferência, pra isso não precisa 7 dias. Se o objetivo principal é clarificar esse tempo pode ser o suficiente pra algumas cepas de fermento mais floculantes, mas pra maioria nem vai ser (us-05 por ex, sem clarificantes leva tempo pra clarificar), e o dry-hopping vai turvar de qualquer maneira novamente.

Vc falou em purgar o fermento, se vc tem um cônico, pode purgar o fermento junto com o lúpulo, que na decanta também (se for dry hopping com pellets, flores boiam), daí não precisa se preocupar tanto com isso eu acho... pode purgar e depois clarificar por mais tempo.

abç
 
Pô Tiago, assim facilita bastante, mas tenho lido que o lúpulo em contato com o fermento pode dar problema.
Abaixo, reproduzo um trecho de um texto do Samuel da BodeBrown sobre como fazer dry hopping:
"...
Fermento e lúpulo não se misturam bem, o fermento pode “revestir” o lúpulo e também absorver um pouco das características do lúpulo. Não faça dry hopping no fermentador primário, a não ser que voce tenha um fundo cônico e possa purgar o fermento antes de fazer o processo. NÃO ESQUEÇA DE SE CERTIFICAR que a FERMENTAÇÃO ACABOU antes de fazer o dry hopping, pois se realizá-lo durante a fermentação, o CO2 expulso pelo processo levará embora todo o efeito aromático.
..."

Fico na dúvida se não vai dar problema...
Abs.
Carlos Meneghetti
 
Pô Tiago, assim facilita bastante, mas tenho lido que o lúpulo em contato com o fermento pode dar problema.
Abaixo, reproduzo um trecho de um texto do Samuel da BodeBrown sobre como fazer dry hopping:
"...
Fermento e lúpulo não se misturam bem, o fermento pode “revestir” o lúpulo e também absorver um pouco das características do lúpulo. Não faça dry hopping no fermentador primário, a não ser que voce tenha um fundo cônico e possa purgar o fermento antes de fazer o processo. NÃO ESQUEÇA DE SE CERTIFICAR que a FERMENTAÇÃO ACABOU antes de fazer o dry hopping, pois se realizá-lo durante a fermentação, o CO2 expulso pelo processo levará embora todo o efeito aromático.
..."

Fico na dúvida se não vai dar problema...
Abs.
Carlos Meneghetti

Bom, quem sou eu pra contrariar o samuel...
Eu nunca transferi cerveja pra balde secundário ou coisa assim, então não sei dizer. O que eu conheço são os resultados de uma oxidação durante transferências e eu acho que isso é pior do que falta de efetividade do dry hopping, por isso, ainda assim evitaria de fazer a transferência, compensaria essa perda com um pouco mais de lúpulo talvez, pra quem usa fermentadores não-conicos como eu.

O que eu tenho de experiência em relação a fermento+dryhoping é no copo, se há fermento em suspensão, caso vc tenha usado um de média/baixa floculação, atrapalha bastante o paladar e mascara um pouco o aroma.

Vc vai carbonatar como a cerveja? Se for fazer priming eu não vejo motivo nessa preocupação de deixar lúpulo em cima da levedura, já que vc vai ter atividade dela novamente na garrafa.
 
Pergunta de iniciante: Se ele fizer o dry hopping logo após a atenuação da fermentação secundária e depois o cold crash e clarificação com gelatina não funciona também?
Mandaria todo mundo pro fundão e uma cerva bem clarificada e com bom aroma.

Pode isso Arnaldo?
 
Pergunta de iniciante: Se ele fizer o dry hopping logo após a atenuação da fermentação secundária e depois o cold crash e clarificação com gelatina não funciona também?
Mandaria todo mundo pro fundão e uma cerva bem clarificada e com bom aroma.

Pode isso Arnaldo?

Sim, é o que eu faço sempre!

Mas clarificando ou não, o lúpulo ainda está ali, os dias de "dry hopping" ainda estão contando.
 
Vocês não usam hop bag?

Uns usam, outros não.
Vou experimentar tascar os pellets diretamente na cerveja, li que os resultados são melhores do que com hop bag. Porém, vale a experiência de cada um.
Vou testar direto na cerveja.
Agradeço a todos pelas sugestões.
 
Vocês não usam hop bag?

Nunca usei... só acho que vale a pena usar hop bag caso queira fazer dry hopping no barril/postmix, pra poder tirar depois, fora isso não vejo vantagens, mas tem gente que gosta.
 
Nunca usei... só acho que vale a pena usar hop bag caso queira fazer dry hopping no barril/postmix, pra poder tirar depois, fora isso não vejo vantagens, mas tem gente que gosta.

Aquela questão do contato entre o fermento e o pellet não atrapalha? Sem o hop bag deve aumentar bastante a turbidez, não? A técnica da gelatina consegue reduzir essa turbidez? Sou meio neurótico com cerveja turva.:drunk:
 
Aquela questão do contato entre o fermento e o pellet não atrapalha? Sem o hop bag deve aumentar bastante a turbidez, não? A técnica da gelatina consegue reduzir essa turbidez? Sou meio neurótico com cerveja turva.:drunk:

A questão do contato eu não sei, porque nunca transferi pra secundária e nem pretendo fazer isso, porque acho que oxida desnecessariamente a cerveja.

Sobre aumentar a turbidez, não. Porque a malha do hop bag não vai influenciar nisso, só grandes partículas vão deixar de ficar no mosto, essas que de qualquer forma, decantariam caso hop bag não fosse usado. O que turva a cerveja são os polifenóis do lúpulo e talvez outros compostos que ele libera, gelatina resolve isso...
 
A questão do contato eu não sei, porque nunca transferi pra secundária e nem pretendo fazer isso, porque acho que oxida desnecessariamente a cerveja.

Sobre aumentar a turbidez, não. Porque a malha do hop bag não vai influenciar nisso, só grandes partículas vão deixar de ficar no mosto, essas que de qualquer forma, decantariam caso hop bag não fosse usado. O que turva a cerveja são os polifenóis do lúpulo e talvez outros compostos que ele libera, gelatina resolve isso...

Eu também não uso fermentador secundário. O que perguntei foi se os pellets, ao descerem e entrarem em contato com a lama no fundo do balde, não perdem sua potencialidade em liberar os aromas. :)
 
Eu também não uso fermentador secundário. O que perguntei foi se os pellets, ao descerem e entrarem em contato com a lama no fundo do balde, não perdem sua potencialidade em liberar os aromas. :)

Então... foi o que eu disse, não tenho experiência prática com isso, porque nunca fiz de outra forma que não assim, de qualquer forma, em geral eu fico contente com o resultado dos dry hopping que faço com normalmente 2g/l.

Se a preocupação é não dar bom resultado, então despreocupa, porque dá.

De qualquer forma, se existe uma diferença de potencialidade, eu ajustaria adicionando mais lúpulo, ao invés de transferir.
 
Back
Top