Dry Hopping ou Chá de lúpulo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ortiz

Well-Known Member
Joined
Jun 2, 2014
Messages
185
Reaction score
20
Amigos,

Não achei nada no forum referente ao assunto.
Li alguma coisa sobre chá de lúpulo para substituir o Dry hop e achei bem interessante. A primeira vista só tem vantagens:
1 - fácil de fazer
2 - não precisa usar hop bag ou filtrar a cerveja.
3 - pode ser feito na hora do envase, preservando os aromas.
4 - acredito que se usa menos lúpulo, pois seria mais eficiente extrair os aromas com a água aquecida

E ficam as dúvidas, porque é pouco usado ? quais as desvantagens ?
Alguém usa ou já usou e comparou com o dry hop ?

Sou iniciante e agradeço antecipadamente as opiniões dos mais experientes.

Abraços.
 
Cara, nunca experimentei, mas li que com essa técnica é possível trazer bons resultados com menor quantidade de lúpulo, no entanto, o aroma não é o mesmo de um dry-hop, ele fica mais parecido com o aroma e sabor fornecido quando o lúpulo é adicionado logo após a fervura (late hopping).

Com certeza vou testar essa técnica em uma I IPA, para economizar um pouco do lúpulo rs.
 
Também pretendo testar essa técnica em substituição ao dry hopping. As vezes já clarificamos a cerveja e o dry hopping a deixa um pouco turva.
 
Ninguém que já usou a técnica poderia dar a opinião ?

Mestre Guenther já utilizou ?

Obrigado
 
Eu já usei algumas vezes.

É uma boa técnica de lupulagem, mas não é tão agressiva quanto dryhopping. Espere resultados diferentes.

Ela é boa como um complemento ao DH e late addition.



Uma sugestão é acertar o ph da água (para 5,2), e não usar água fervente. Esquenta a água, quando começar a levantar fervura desliga, espera uns 5 min e joga o lúpulo dentro de uma hopbag, deixando 10-15min para extrair seus óleos.
 
Acredito que sejam técnicas complementares.
Utilizei a infusão de lúpulos, antes de add na cerveja, e o resultado é comparável a um late hopping mais intenso. É diferente do dry hopping onde o lúpulo "sai pelas ventas". O sabor intensifica mais que o aroma com o "chá hopping".
Ficou interessante a IPA q fiz dessa maneira. Mas da próxima com certeza farei as duas técnicas.
 
Ressuscitando o tópico, utilizei a técnica ontem antes do primming de uma Black IPA. Utilizei 100g de lupulo cascade divididos em duas extrações em uma prensa francesa para poder separar o chá do lupulo, cada uma com 500 ml de água a 70°C. Meu volume de cerveja era de 21 litros.

Minha impressão logo após misturar o chá no balde foi que não gerou o resultado que eu esperava. tambem não fazia ideia do aumento tão grande de volume que ocorre com o pellet de lupulo (foto em anexo).

Não fiz DH tradicional, então vou ver apenas o efeito do Hop Tea.

Assim que eu provar a ceva eu posto minhas impressões.

Abraço!
 

Attachments

  • image2.JPG
    image2.JPG
    92.3 KB · Views: 795
E aí Guilherme, ressucitando o post novamente. Pode compartilhar o resultado obtido com esse chá de lupulo aí?
 
Eae!

Cara para mim o efeito ainda não foi bom, mas eu até postei em outro topico http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407298 depois uma duvida e acabei descobrindo um erro meu. Eu pensava que ao fazer o DH eu poderia substituir as dosagens de lupulo de aroma, fazendo então apenas a de amargor. Resultado: mesmo com o chá o resultado ficou abaixo da minha expectativa. Desde então não consegui fazer uma nova tentativa, mas acredito que seja promissor, desde que sejam feitas dosagens de aroma durante a fervura, pois o chá sozinho não resolve.

Abraço!
 
Valeu pelo retorno Guilherme. Colocar só o lupulo no inicio da fervura realmente não é uma boa. No meu caso eu faria para aumentar o amargor apenas. Valeu.
 
Ressuscitando o tópico... Estou com uma IPA maturando e gostaria de adicionar mais aroma a ela. Em outra breja eu fiz o dry hop com o hop bag e lúpulo em pellet e ficou razoável apesar do sutil aroma de grama. Dessa vez quero fazer um chá de lúpulo e adicionar, só que eu não sei como faz e estou com as seguintes dúvidas:
- Fervo a água, adiciono o lúpulo e desligo o fogo, filtro e adiciono no fermentador?
- Quantidade desejável de água e lúpulo para cada litro de cerveja?
- Posso adicionar o chá em qualquer momento da maturação?
- Para obter esse extrato aromático é preciso mesmo esquentar água ou pode fazer um dry hop em um pote com água fria?
- Se eu adicionar o lúpulo na hora de fazer o priming e colocar tudo de uma vez na hora do envase daria certo?

Enviado de meu SM-T560 usando Tapatalk
 
Bem, você ferve a água...espera resfriar um pouco (abaixo de 80C para evitar o risco de isomerização), adiciona os lúpulos em uma hop bag, deixar por 15 minutos e depois inserir na cerveja...
 
Olá amigos...

Estou querendo usar a técnica do chá de lúpulo e tbm estou com essas dúvidas já citadas:

- Quantidade de água e lúpulo para cada litro de cerveja?

- Adicionar o chá em qual momento?

Agradeço a ajuda!

João Fernando
 
Boa tarde confrades!
Estou planejando fazer hop tea para ajudar na aromatização de uma witbier, no qual vou fazer um extrato de cascas de limão siciliano e capim limão na vodka.

Pensei em fazer o hop tea com algum lúpulo cítrico ou floral.

Mas a dúvida é: e se ao invés de fazer o hop tea, eu colocar os pellets na vodka, deixar por cerca de 15 dias, será que consigo extrair e preservar aromas?

Abraços
 
Back
Top