dry Hopping e Rendimento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
May 28, 2020
Messages
14
Reaction score
1
Location
Goiânia
olá pessoal, é a primeira vez que me aventuro no fórum. Já fiz 4 brassagens de 5l, a última com Gelatina, adorei e achei que seria sempre um milagre!
Resolvi passar para 10 litros e, cometi o erro de começar por uma Belgiun IPA, muito malte e Dry Hopping.
Aí começa o problema, fiz o DH nos 2 últimos dias da fermentação secundária, depois levei a geladeira, deixei mais 2 dias e coloquei a gelatina (4g em 100ml de água) aguardei 3 dias na geladeira e fui engarrafar.
Acho que nunca vi tanto TRUB na minha vida... o rendimento foi péssimo, muita partícula em suspensão, dos 10l eu só aproveitei 4,5 no engarrafamento, decepcionante.

Existe algo que possa melhorar isso? Ou sempre terei esse problema com DH?

Lembrando, fermento em um balde de 10l sem torneira e faço o sifonamento para um balde de 5 litros com torneira para engarrafar (engarrafo em 2 levas seguidas). A primeira leva sifonada ficou boa, densidade correta e tudo, a segunda estava intragável.
 
A primeira leva sifonada ficou boa, densidade correta e tudo, a segunda estava intragável.

Creio que esse foi o problema.

Você movimentou o balde fermentador entre uma sifonada e outra? O que me parece ter ocorrido é que o material assentado foi revolvido ente uma enchida do balde de envase e outra.
Como solução, arrume um balde de 10L para envase, ou espere algumas horas entre uma sifonada e outra, para dar tempo de assentar o material revolvido.
 
Pois é, pensei nisso tbm, imaginei que conseguiria fazer isso em 2 levas sem levantar o trub... mas havia muito lúpulo suspenso quando abri o balde também. Talvez a qantidade de gelatina...

Será que além do novo balde para envase eu deveria usar whirfloc além da gelatina? Isso seria um problema? (Fazer isso ao menos quando forbusar dry hopping)
 
olá pessoal, é a primeira vez que me aventuro no fórum. Já fiz 4 brassagens de 5l, a última com Gelatina, adorei e achei que seria sempre um milagre!
Resolvi passar para 10 litros e, cometi o erro de começar por uma Belgiun IPA, muito malte e Dry Hopping.
Aí começa o problema, fiz o DH nos 2 últimos dias da fermentação secundária, depois levei a geladeira, deixei mais 2 dias e coloquei a gelatina (4g em 100ml de água) aguardei 3 dias na geladeira e fui engarrafar.
Acho que nunca vi tanto TRUB na minha vida... o rendimento foi péssimo, muita partícula em suspensão, dos 10l eu só aproveitei 4,5 no engarrafamento, decepcionante.

Existe algo que possa melhorar isso? Ou sempre terei esse problema com DH?

Lembrando, fermento em um balde de 10l sem torneira e faço o sifonamento para um balde de 5 litros com torneira para engarrafar (engarrafo em 2 levas seguidas). A primeira leva sifonada ficou boa, densidade correta e tudo, a segunda estava intragável.

Frederico,

3 dias na geladeira a que temperatura?

Provavelmente ao retirar da geladeira você já pode ter colocado em suspensão.

Nunca utilizo gelatina - devido ao cheiro de ovo que não suporto - e mesmo as com DH ficam zeradas!

A levedura fica por cima do lúpulo e tudo muito compacto.

Mas deixo 3 a 4 dias a 0ºC.
 
Frederico,

3 dias na geladeira a que temperatura?

Provavelmente ao retirar da geladeira você já pode ter colocado em suspensão.

Nunca utilizo gelatina - devido ao cheiro de ovo que não suporto - e mesmo as com DH ficam zeradas!

A levedura fica por cima do lúpulo e tudo muito compacto.

Mas deixo 3 a 4 dias a 0ºC.


Pois é, meu problema é que deixei o termômetro na geladeira e descobri que ela fica a 5ºC, não chegou a zero
 
O problema deve ter sido a movimentação mesmo
Deixa a zero grau uns 3 ou 4 dias
Eu ando fazendo gelatina direto no post mix, to achando otimo pq nao preciso ficar abrindo o fermentador e enfiando o2 la
Faço na hora do envase
Outra coisa eu calço o fermentador pra o trub ficar longe da torneira e nao entupir, que fode a vida
 
Pois é, meu problema é que deixei o termômetro na geladeira e descobri que ela fica a 5ºC, não chegou a zero
...

Talvez tenha ocorrido na anterior mas por ser volume menor não foi tão problemático.

Experimenta fazer o DH em bag. A eficiência cai um pouco mas da para compensar no volume de lúpulo ou 1 ou 2 dias a mais.
 
O problema deve ter sido a movimentação mesmo
Deixa a zero grau uns 3 ou 4 dias
Eu ando fazendo gelatina direto no post mix, to achando otimo pq nao preciso ficar abrindo o fermentador e enfiando o2 la
Faço na hora do envase
Outra coisa eu calço o fermentador pra o trub ficar longe da torneira e nao entupir, que fode a vida

Eu sempre calço o balde para envasar, exatamente para evitar esse problema, mas dessa vez acho que havia muito lúpulo suspenso, nunca tinha ocorrido isso (mas também eu nunca havia feito DH).

Vou tentar o Dh com a hop bag pra sentir o resultado, infelizmente por questão de espaço terei que continuar usando a mesma geladeira e vejo que não chegarei a 0ºC, cheguei a pensar em tentar uma maturação em caixa de isopor, mas não sei se adiantaria muito, afinal, manter os 0ºC não é assim tão fácil.
 
...

Talvez tenha ocorrido na anterior mas por ser volume menor não foi tão problemático.

Experimenta fazer o DH em bag. A eficiência cai um pouco mas da para compensar no volume de lúpulo ou 1 ou 2 dias a mais.

A Gelatina foi bem eficiente na última que fiz (mas sem DH).
Vou tentar usar a Hop Bag na próxima, talvez ajude! Retiro a Bag com uns 2 dias a mais e uso a gelatina, deixo mais uns 3 dias e vejo o que acontece.
 

Latest posts

Back
Top