dry hopping e off flavours na cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

david_jr

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
162
Reaction score
40
Muita gente faz dry hopping nos últimos dias antes de envasar a cerveja, com medo do cheiro de grama que costuma aparecer. Pesquisando vejo que os americanos costumam fazer adições mais longas, inclusive com algumas cervejas bem conhecidas. Algumas experiências dessas falam de 12 e até 14 dias eu já vi.

Esse dry hopping por períodos mais longos pode causar algum off flavour fora o cheiro de grama?
 
A cerveja pode ficar com um gosto de PELLET muito forte, fica bem ruim mesmo, uma vez comprei um APA da Way que veio com este defeito, estava tao ruim que joguei fora.
Tem que prestar muita atenção quanto a temperatura também 12 a 14 dias a 0ºC pode não dar nenhum off flavor, porém se for 12 a 14 dias a 20ºC provavelmente vai ter.
 
Ainda sou novo no homebrewing mas já estou experimentando para ver o que mais dá resultado no dry hopping. Fiz uma AIPA com dry hopping duplo usando voil (3,25g/litro por 10 dias a 18 graus e mais 3,25 por 4 dias a 10 graus). Como já tinha lido que precisava esperar um tempo para diminuir esse aroma forte inicial de grama eu só abri a primeira garrafa com exatos 15 dias de envase. Tava maravilhosa com aroma bem pronunciado doa 4 lúpulos diferentes que usei.

Agora estou em uma Black IPA e usei 7,5g por litro de lúpulo de uma vez mesmo (em um só momento e sem voil) durante 7 dias a 18 graus. Sobrou um pouquinho da cerveja no final do balde no dia do envase. Envasei esse restinho e abri somente com 4 dias de engarrafado e tava com o aroma não tão forte como na AIPA mesmo usando mais lúpulo. Agora no sabor tinha um defeito que lembrava algo herbal mas não parecia grama. Parecia muito com alcaçuz ou xarope (remédio mesmo). Acredito que isso vai passar. Em mais 10 dias eu digo. Também não sei se teve alguma influência de ter sido aquele restinho. No final do balde sempre ficam decantadas umas partículas de lúpulo e talvez isso possa influenciar.

Meus planos agora são testar o chá hopping e o uso de quantidades bem menores de lúpulo (2 a 3g por litro) mesmo em estilos americanos onde um intenso aroma de lúpulo é requerido. Quero saber se existe um ponto de saturação no dry hopping. Se adicionar uma quantidade grande não consegue de repente dar um resultado tão melhor.
 
Eu já fiz dry-hopping durante 2 semanas a frio... e ficou com um baita gosto de grama.

Hoje em dia sigo as recomendações clássicas dos autores, e faço dry-hopping sempre durante a fermentação secundária.... a quente... durante 3 ou 4 dias no máximo, com uns 3g de lúpulo por litro.

Abraço!
 
tempo demais pode ser, mas isso também é relativo. tem variedades de lúpulos que lembram grama no dry-hopping mesmo sem passar do tempo, que é o que acontece com a APA da way na minha opinião, entre algumas outras cervejas comerciais que ja tomei, nunca pareceu off-flavor (a nao ser que vc seja alemão). ouvi de experiencias de dry hopping excessivo que tambem deu grama, dai a recomendação seria um uso acentuado num hop-back, ou late hopping/whirpool...
 
Eu já fiz dry-hopping durante 2 semanas a frio... e ficou com um baita gosto de grama.

Hoje em dia sigo as recomendações clássicas dos autores, e faço dry-hopping sempre durante a fermentação secundária.... a quente... durante 3 ou 4 dias no máximo, com uns 3g de lúpulo por litro.

Abraço!

Guenther, nas double/imperial ipas americanas muitas vezes o dry hopping é feito com uma carga alta que dura 12 dias e depois uma carga menor que dura de 3 a 5 dias. Vinnie Cilurzo (Pliny the Elder, 100 no ratebeer) usa esse método - https://www.dropbox.com/s/n4sf3ryv7x3na41/doubleIPA.pdf
 
Ainda sou novo no homebrewing mas já estou experimentando para ver o que mais dá resultado no dry hopping. Fiz uma AIPA com dry hopping duplo usando voil (3,25g/litro por 10 dias a 18 graus e mais 3,25 por 4 dias a 10 graus). Como já tinha lido que precisava esperar um tempo para diminuir esse aroma forte inicial de grama eu só abri a primeira garrafa com exatos 15 dias de envase. Tava maravilhosa com aroma bem pronunciado doa 4 lúpulos diferentes que usei.

Agora estou em uma Black IPA e usei 7,5g por litro de lúpulo de uma vez mesmo (em um só momento e sem voil) durante 7 dias a 18 graus. Sobrou um pouquinho da cerveja no final do balde no dia do envase. Envasei esse restinho e abri somente com 4 dias de engarrafado e tava com o aroma não tão forte como na AIPA mesmo usando mais lúpulo. Agora no sabor tinha um defeito que lembrava algo herbal mas não parecia grama. Parecia muito com alcaçuz ou xarope (remédio mesmo). Acredito que isso vai passar. Em mais 10 dias eu digo. Também não sei se teve alguma influência de ter sido aquele restinho. No final do balde sempre ficam decantadas umas partículas de lúpulo e talvez isso possa influenciar.

Meus planos agora são testar o chá hopping e o uso de quantidades bem menores de lúpulo (2 a 3g por litro) mesmo em estilos americanos onde um intenso aroma de lúpulo é requerido. Quero saber se existe um ponto de saturação no dry hopping. Se adicionar uma quantidade grande não consegue de repente dar um resultado tão melhor.

Só para atualizar o andamento da Black IPA. Abri umas garrafas e nada de problemas devido à quantidade massiva de lúpulo no dry hopping. Aroma ficou muito bom. Agora é testar os limites mínimos para se obter bons resultados.
 
Alguem ja prestou atenção na quantidade de DH nas receitas liberadas da Brewdog?

Um absurdo né? Eu fiz um clone da punk que nem é uma das deles com DH tão extremo, "apenas" 180g em 20L. O gostão de pellet ficou lá presente. E essa é a ÚNICA receitas deles em que dizem o tempo e a temperatura do DH, então não era pra ter erro. Porém fiquei bem desapontado por não ter ficado nem sequer parecida.

Mas para a minha surpresa, depois de 5 meses engarrafada minha cerveja ficou bem parecida com a original. Acho que só não ficou tão parecida porque usei TNT no lugar do Nelson e Maris Otter no lugar de Extra Pale.
 
Um absurdo né? Eu fiz um clone da punk que nem é uma das deles com DH tão extremo, "apenas" 180g em 20L. O gostão de pellet ficou lá presente. E essa é a ÚNICA receitas deles em que dizem o tempo e a temperatura do DH, então não era pra ter erro. Porém fiquei bem desapontado por não ter ficado nem sequer parecida.

Mas para a minha surpresa, depois de 5 meses engarrafada minha cerveja ficou bem parecida com a original. Acho que só não ficou tão parecida porque usei TNT no lugar do Nelson e Maris Otter no lugar de Extra Pale.
É que receita, como sempre digo... é uma das partes menos importantes da cerveja.

A forma com que eles fazem, a água que preparam e suas correções, o frescor do lúpulo que eles tem pela alta produção, o controle de baixos níveis de oxigênio.... só isso, já faz uma imensa diferença.

Nos cursos que ministro sempre falo disso..... receita é a parte menos importante da cerveja.

Se receita fosse importante, porque a galera não pegava o livro Clone Brews, ou o Brewing Classic Styles do Jamil (só com receitas premiadas) e não faziam cervejas e ganhavam concursos, ou não produziam em cervejarias?

Porque a receita é uma pequeníssima parte da história. :)

Abraço,
 

Latest posts

Back
Top