Dry Hope Durante fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rdinallo

Well-Known Member
Joined
Sep 8, 2016
Messages
152
Reaction score
32
estou fermentando uma session Ipa, utilizando levedura da yeastlab. OG de 1053, agora está no sexto dia de fermentação e a gravidade está em 1.015, temperatura atual em 25 graus.
Gostaria de saber dos mais experientes se já é o momento adequado para adicionar o dry hoppe, pois ainda tem uma atividade na levedura para consumir o oxigênio que entrará devido aos lúpulos, ou aguardo atenuar mais um pouco?
 
Mas não seria melhor fazer o dry hop no final da segunda fermentação já com a temperatura mais baixa, já que as leveduras consomem parte desse lúpulo?
Desculpe mas não entendi bem; o que você quer dizer com "as leveduras consomem parte desse lúpulo"?
 
Mas não seria melhor fazer o dry hop no final da segunda fermentação já com a temperatura mais baixa, já que as leveduras consomem parte desse lúpulo?
DH não tem consenso, tem várias técnicas por aí...mas lógica dessa é que, ao fim da primária, a atividade não é tão grande a ponto da levedura interagir tanto com os óleos do lúpulo (a tal da biotransformação das NEIPAs), além de - como o amigo bem ressaltou - como ainda tem alguma atividade, a própria levedura metaboliza/purga esse O2 introduzido pelo DH.
 
Aproveitando o tópico, um livro muito interessante que trata dos diversos "tipos" a aplicações do dry-hop é aquele "Lúpulo", do Stan Hieronymus. Recomendo a todos!
 
Desculpe mas não entendi bem; o que você quer dizer com "as leveduras consomem parte desse lúpulo"?
Bem realmente acho que me expressei mal, já li em alguns artigos que devido a eliminação de CO2 durante a primeira fermentação leva embora parte dos aromas por isso vc estaria desperdiçando a eficiência da lupulagem gastando dinheiro a toa, e que as melhores temperaturas para se fazer a lupulagem ficam entre 16 e 18 graus. Por isso sempre faço após a segunda fermentação baixando a temperatura de 24 para 16 ou 17 e faço dh. Também já vi muita gente dizer que faz no cold e tem excelentes resultados. Mas é como dizem há muita controvérsia sobre esse assunto. Um exemplo disso foi num artigo que li em que um mestre cervejeiro diz que o DH não pode exceder 5 dias outro mestre diz que pode ficar até 14 dias sem problemas. Enfim...
 
Bem realmente acho que me expressei mal, já li em alguns artigos que devido a eliminação de CO2 durante a primeira fermentação leva embora parte dos aromas por isso vc estaria desperdiçando a eficiência da lupulagem gastando dinheiro a toa, e que as melhores temperaturas para se fazer a lupulagem ficam entre 16 e 18 graus. Por isso sempre faço após a segunda fermentação baixando a temperatura de 24 para 16 ou 17 e faço dh. Também já vi muita gente dizer que faz no cold e tem excelentes resultados. Mas é como dizem há muita controvérsia sobre esse assunto. Um exemplo disso foi num artigo que li em que um mestre cervejeiro diz que o DH não pode exceder 5 dias outro mestre diz que pode ficar até 14 dias sem problemas. Enfim...

Realmente sem consenso nesse assunto, pesquise sobre biotransformaçao(vai depender da levedura)
A quem diga que o arrasto de co2 na fermentaçao ajuda a extrair/solubilizar os óleos do lupulo na breja, novamente sem consenso rsrs.

EU gosto de fazer dryhop no final da fermentaçao igual vc comentou na primeira msg.

Uma levedura boa para fazer esses testes é a verdantIPA da lallemand melhor levedura que ja usei em ipas sem duvida.
 
Bem realmente acho que me expressei mal, já li em alguns artigos que devido a eliminação de CO2 durante a primeira fermentação leva embora parte dos aromas por isso vc estaria desperdiçando a eficiência da lupulagem gastando dinheiro a toa, e que as melhores temperaturas para se fazer a lupulagem ficam entre 16 e 18 graus. Por isso sempre faço após a segunda fermentação baixando a temperatura de 24 para 16 ou 17 e faço dh. Também já vi muita gente dizer que faz no cold e tem excelentes resultados. Mas é como dizem há muita controvérsia sobre esse assunto. Um exemplo disso foi num artigo que li em que um mestre cervejeiro diz que o DH não pode exceder 5 dias outro mestre diz que pode ficar até 14 dias sem problemas. Enfim...
De fato, mesmo naquele livro Hops as teorias são inúmeras!
Enfim, creio que cada cervejeiro deve fazer aquilo que mais lhe apraz! Como alguns dizem por aí, "lúpulo nunca é demais", hehe. (ERRATA: no mesmo livro Hops alguns cervejeiros mostram como até o lúpulo pode ser demais...!)😅
 
Aproveitando o tópico, um livro muito interessante que trata dos diversos "tipos" a aplicações do dry-hop é aquele "Lúpulo", do Stan Hieronymus. Recomendo a todos!
Vc curtiu? Já vi uma galera, acho que aqui no fórum mesmo, falando que o livro pega muito da parte histórica do lúpulo e da aplicação na indústria, ficando um pouco carente pra caseiros. Um que tenho mt interesse é o The New IPA do Scott Janish, que parece ter mais aplicação prática e de forma mais aprofundada

Uma levedura boa para fazer esses testes é a verdantIPA da lallemand melhor levedura que ja usei em ipas sem duvida.

Tou doido pra usar ela mas em NEIPA (quando o bolso permitir kkk). Como ela se comporta em IPAs convencionais (west coast)?
 
Tou doido pra usar ela mas em NEIPA (quando o bolso permitir kkk). Como ela se comporta em IPAs convencionais (west coast)?

Ela fica boa em qualquer cerveja que tenha uma pegada de aroma/sabor de lupulo ja fiz umas 5 com ela maioria reutilizando a lama ta cada vez melhor rsrs, vou reutilizar a 6x semana que vem.

Fiz uma apa muito legal com ela sem usar quase nada de lupulo
 
Vc curtiu? Já vi uma galera, acho que aqui no fórum mesmo, falando que o livro pega muito da parte histórica do lúpulo e da aplicação na indústria, ficando um pouco carente pra caseiros. Um que tenho mt interesse é o The New IPA do Scott Janish, que parece ter mais aplicação prática e de forma mais aprofundada
Gostei sim. Este do Scott eu nunca li, mas este do Stan H. cita sim coisas que fogem do âmbito da "panelinha", (como o Hop Cannon da River Brewing, se não me engano), mas o que gostei foi que ele explica o por quê que fazem desta ou de outra forma, de modo que dá para aproveitar os princípios. Como não li o do Scott, não sei qual é melhor.
 
Ela fica boa em qualquer cerveja que tenha uma pegada de aroma/sabor de lupulo ja fiz umas 5 com ela maioria reutilizando a lama ta cada vez melhor rsrs, vou reutilizar a 6x semana que vem.

Fiz uma apa muito legal com ela sem usar quase nada de lupulo
É possível reutilizar a lama de fermentação com dry hope sem fazer lavagem da lama, só jogando novo mosto por cima no fermentador, fiz assim uma vez mas era lager, sem lúpulo no fermentador.
ci um vídeo gringo que o cara usou durante um ano, fez mais de 20 brassagens usando a mesma lama, com dry hope e tudo, mas tenho medo de ficar gosto de grama
 
É possível reutilizar a lama de fermentação com dry hope sem fazer lavagem da lama, só jogando novo mosto por cima no fermentador, fiz assim uma vez mas era lager, sem lúpulo no fermentador.
ci um vídeo gringo que o cara usou durante um ano, fez mais de 20 brassagens usando a mesma lama, com dry hope e tudo, mas tenho medo de ficar gosto de grama

Eu sempre removo a levedura que vou reutilizar antes de fazer o dryhop mesmo sem a fermentaçao ter terminado, tenho um fermentador cônico 50litros indupropil.
Exemplo, sei la 4, 5 dias de fermentaçao removo umas 200ml de lama/trub descarto, no dia seguinte coleto umas 500ml de lama, depois faço o dryhop.
 
Last edited:
Realmente sem consenso nesse assunto, pesquise sobre biotransformaçao(vai depender da levedura)
A quem diga que o arrasto de co2 na fermentaçao ajuda a extrair/solubilizar os óleos do lupulo na breja, novamente sem consenso rsrs.

EU gosto de fazer dryhop no final da fermentaçao igual vc comentou na primeira msg.

Uma levedura boa para fazer esses testes é a verdantIPA da lallemand melhor levedura que ja usei em ipas sem duvida.
Já testou a BRY-97 da Lallemand?

A Verdant eu acho que combina mais pra Hazy e pra NEIPA, pelo juicy que ela deixa na ceva.

Pra uma IPA clássica a BRY-97 é a escolha perfeita, visto que o alias dela é West Coast Ale, vai secar bem a cerveja, boa floculação, e uma das que tem mais atividade da enzima Beta Glucosidase. (pelo menos as dentre as da Lallemand)
 
Só pra acrescentar mais pontos à discussão:

- Sobre o livro do Scott Janish (The New IPA) -> é - até agora - o MELHOR livro sobre lúpulo e tecnicas de lupulagem que eu já li.
Tem muita (muita mesmo) teoria e referencia a estudos/artigos. E testes que ele fez tambem.
Te dá muitas idéias pra testar:
- desde DH com fermentação ativa (biotransformação)
- DH numa fermentação pressurizada
- Oxidação por causa do DH (hehehe, nem tudo são flores)
- fala tambem da Saturação, no uso de grandes quantidades de DH

Sobre o momento do DH, tem alguns pontos a se levar em conta:
-> a levedura utilizada tem uma boa ação da enzima beta-glucosidase (responsável pela biotransformação)?
-->> se sim, pode fazer DH no inicio da fermentação. Vai ter bons resultados
-->> mas o co2 não vai mandar os aromas embora? SIM, alguns vão, mas boa parte vai ficar no aroma e outra já estará "englobada" na cerveja, no liquido

-> teste fazer todo DH nos primeiros dia de fermentação
-> depois teste fazendo tudo no final

-> Fazer no início ou no meio da fermentação (PRA QUEM NÃO TEM CONTROLE SOBRE A OXIDAÇÂO) é o mais indicado, visto que a levedura vai consumir boa parte do oxigênio que entrar no fermentador.

-> Reutilizar levedura que tem muito DH misturado não é indicado.
 
-->> mas o co2 não vai mandar os aromas embora? SIM, alguns vão, mas boa parte vai ficar no aroma e outra já estará "englobada" na cerveja, no liquido
O Stan H. mostra no livro dele como essa adição no primeiro terço da fermentação visa a extração do sabor do lúpulo (nem amargor nem mesmo aroma, é sabor mesmo!)
Sobre o livro do Scott Janish (The New IPA) -> é - até agora - o MELHOR livro sobre lúpulo e tecnicas de lupulagem que eu já li.
Vou atrás dele já!
 
Vc diz turbidez? nos meus testes ela tem media/alta floculação quase nao fica turva.
Mais no flavor mesmo.

Turbidez eu consegui "corrigir" usando aveia, cara.
Testei isso com a BRY-97 (que tem floculação alta)

Usando aveia, ela ficou assim - depois de 90 dias
1615900813300.png


-> AQUI é ela SEM AVEIA - depois de uns 60 dias
1615900892314.png
 
O Stan H. mostra no livro dele como essa adição no primeiro terço da fermentação visa a extração do sabor do lúpulo (nem amargor nem mesmo aroma, é sabor mesmo!)

Vou atrás dele já!
Vi essa boa noticia e lembrei na hora desse post! Olha o que ta saindo do forno la na editora Krater:
 

Attachments

  • C6A67B5A-CFD9-4C65-9705-AE6DE33D838E.png
    C6A67B5A-CFD9-4C65-9705-AE6DE33D838E.png
    209.7 KB · Views: 30
Só pra postar um Feedback, a cerveja ficou excelente. Aroma cítrico, lembrando um pouco maracujá.
 

Attachments

  • 20059BBA-D6D9-4188-8E83-5ED006B7D035.jpeg
    20059BBA-D6D9-4188-8E83-5ED006B7D035.jpeg
    33.8 KB · Views: 10
Back
Top