Dois termostatos ao mesmo tempo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

SauloDias

Active Member
Joined
Apr 22, 2015
Messages
27
Reaction score
1
Olá.

Tive lendo alguns tópicos aqui no fórum sobre controle de temperatura mas não achei nada relacionado ao uso de dois termostatos ao mesmo tempo. Como alguns usuários relataram, também moro no sul, em Soledade, na serra gaúcha, onde temos uma grande oscilação de temperatura. Ontem estava 26 graus e hoje já baixou para 14. Estou em minha primeira brassagem, fiz uma blond ale dia 19/02, e no primeiro dia, durante a noite, teve uma intensa atividade no airlock, vindo a diminuir no segundo dia, e, ontem e hoje (22/02, 14 graus) a atividade parou. Como a temperatura média de fermentação da levedura que usei fica entre 18 e 22 graus, presumo que essa oscilação esteja sendo o que está prejudicando a fermentação. Já achei uma geladeira usada com um amigo e fechamos em R$ 137,00. Pensei em ligar dois termostatos, um para subir a temperatura, via uma ou duas lampadas incandescentes, e outro ligo normalmente na geladeira. O que aquece pensei em colocar para operar entre 18 graus (liga) e 20 graus(desliga) e o outro em quando atingisse 23 desligando 22 graus, mantendo assim a temperatura entre 20 e 22 graus. Usaria os termostatos com fita, grudado ao fermentador e isolante térmico por fora. Alguém já usou algo parecido? É viável um sistema como esse que estou pensando em fazer? Desculpe a extensão do texto ou se está no tópico errado, é a primeira vez que participo de um fórum sobre o assunto. abraço a todos!
 
Tem termostatos que controlam os dois estágios simultaneamente, aquecimento e refrigeração. Pesquise pelo full gauge MT-518, talvez alguem possa te indicar outro modelo.

Já vi algum projeto aqui no forum de alguem que deixava uma lâmpada incandescente ligada direto e o termostato só regulando o resfriamento, parece que funcionou, dê uma pesquisada...
 
Muito obrigado! Pensei que não tivesse um termostato com as duas funções. Valeu!!!
 
Saulo, Beleza?
Também sou de Soledade, mas to morando em Passo Fundo a um tempo.
Realmente nessa época é complicado fermentar com essas variações, então geladeira e deu.
Consigo diminuir a variação usando o tic e uma fonte de calor... Não é o melhor método, mas ajuda na falta do 518. Aliás uma fonte de calor que circule é melhor. Já usei um secador de cabelo ligado no mais fraco e apontado pra baixo. Esse secador liga quando o tic desliga o refrigerador. Isso faz o sistema funcionar mais vezes e tu tem uma perda de energia bem maior, mas segura as pontas até tu colocar algo mais regulado.

O esquema com dois tics funciona, mas negócio mesmo é colocar um 518! Mas regula pra uma variação menor, tipo 0,2° no máximo. Essa variação no controlador gera uma variação de até uns 0,7° no mosto.

da uma olhada na DUFRIO (tem em porto alegre e na net). Paguei uns 100 pila o mt 518

Me adiciona aí no facebook que seguido to em soledade. [email protected]
Se tiver mais cervejeiros aí, avisa!
 
Fala Romulo. Beleza e por aí? Cara se teu apelido era "Mumu" acho que lembro de ti da Mauricio Cardoso heheh... Seguinte, acabei encomendando o modelo que o karkassa indicou ali em cima. Tem uns circuladores de ar bem pequenos que circulam tambem com ar quente, acho que vou usar um desses. Pensei em deixar a variaçao em dois graus pra nao gerar um ciclo vicioso entre quente/frio pra nao gerar um aumento muito grande no consumo de enrgia, mas tambem vou repensar isso. A ideia do secador é legal tambem. Olha, eu sei que tem um cara aqui, o Rafael, que fez pós em SC sobre cervejaria mas ele ta ai na Cervejaria Farrapos em PF. Alem do Rafael, nao sei de mais ninguem. Vou te add e converamos. Abraço e obrigado!!!
 
Olhaí, Exato! Era eu e o Muçum hehehe!
Bixo, esse controlador é fera! Não adianta o cara querer adaptar. Minha geladeira fica numa garagem aberta, e agora no inverno, acabo que só uso o tico no modo aquecer, o que me facilita na fermentação. Esse ciclo vicioso realmente rola :/ Mas essa variação de 4 graus no termômetro, vai dar uma variação real de uns 6°, devido a demora na estabilização de temperatura do mosto. Esses 6° já desequilibram a tua meta. Com o tempo o cara se acerta com a geladeira e começa a calibrar melhor!

Aí em Soledade, tem o Ricardo Batezzini também, o gringo. Fez uma esses dias.

Vamo que vamo,

Abraço!
 
Ou tu podes simplesmente pegar uma lâmpada econômica de 5 watts e deixar constantemente ligada dentro da geladeira quando estiver em dias frios.

Mesmo de deixasse uma lâmpada de 5 watts ligada eternamente, 24hs por dia, em 1 mês isso custaria em torno de R$ 1,40 de luz. :)

Abraço,
 
Fala Romulo!!! Bah não lembro do Mussum ausehuasheu!!! Cara, por acaso o Gringo é que ta fazendo a arte da "BlackBurn RockBeer" heheh... Achei que ter um nome para a criança seria legal hehe!! Sim a minha ideia era manter uma variação de cerca de uns 2 graus justamente pra não ficar aquele liga e desliga o tempo todo, mas creio que, pelo menos agora que vai começar o inverno, o trabalho só vai ser mesmo pra manter e não deixar baixar de 20/22°. Bom como andei lendo mais alguns tópicos sobre fermentação, descobri que uma fermentação subindo gradualmente a temperatura traz um resualtado melhor. Vou ler mais sobre isso.

E aí Guenther, tudo certo? Pois é, a lâmpada era uma das ideias que eu já havia tido também, só que daqui uns dias, aqui vai começar a esfriar bastante, tendo dias as vezes que fica bem próximo a 0º. Já que o gasto com uma lâmpada de 5 watts é esse que você mencionou, acho que poderia usar uma mais forte então. Bom, vou esperar vim o termostato, ligar e ver como a temperatura se comporta. Minha primeira leva começou fermentar no domingo a mais ou menos 24º/26º e hoje estamos a 14 aqui, o contrário do que é recomendado, começar com temperatura mais baixa e subir gradualmente. Quero só ver o que vai sair daquele fermentador. Fiz um teste de densidade e ela diminuiu em relação a densidade inicial, agora é esperar o final da fermentação. Quando estiver pronta essa leva eu posto como ficou.

Obrigado pelas dicas galera. Até mais!!!
 
Aproveitando o tópico: eu tenho um controlador de dois estágios. Por enquanto só usei um, mas agora, que está chegando o frio, terei que colocar o controle de aquecimento também.

Sempre li que lâmpada funciona bem. Qual a lâmpada mais adequada e quantos Watts seriam ideais ?

( Minha geladeira é de +/- 200 litros )

...
 
Fala Romulo!!! Bah não lembro do Mussum ausehuasheu!!! Cara, por acaso o Gringo é que ta fazendo a arte da "BlackBurn RockBeer" heheh... Achei que ter um nome para a criança seria legal hehe!! Sim a minha ideia era manter uma variação de cerca de uns 2 graus justamente pra não ficar aquele liga e desliga o tempo todo, mas creio que, pelo menos agora que vai começar o inverno, o trabalho só vai ser mesmo pra manter e não deixar baixar de 20/22°. Bom como andei lendo mais alguns tópicos sobre fermentação, descobri que uma fermentação subindo gradualmente a temperatura traz um resualtado melhor. Vou ler mais sobre isso.

E aí Guenther, tudo certo? Pois é, a lâmpada era uma das ideias que eu já havia tido também, só que daqui uns dias, aqui vai começar a esfriar bastante, tendo dias as vezes que fica bem próximo a 0º. Já que o gasto com uma lâmpada de 5 watts é esse que você mencionou, acho que poderia usar uma mais forte então. Bom, vou esperar vim o termostato, ligar e ver como a temperatura se comporta. Minha primeira leva começou fermentar no domingo a mais ou menos 24º/26º e hoje estamos a 14 aqui, o contrário do que é recomendado, começar com temperatura mais baixa e subir gradualmente. Quero só ver o que vai sair daquele fermentador. Fiz um teste de densidade e ela diminuiu em relação a densidade inicial, agora é esperar o final da fermentação. Quando estiver pronta essa leva eu posto como ficou.

Obrigado pelas dicas galera. Até mais!!!
Cara... o ideal é usar a menor potência possível e que suba a temperatura O MAIS LENTAMENTE POSSIVEL.

Ou seja, tu não queres aquecer a cerveja.... tu só queres simular uma temperatura ambiente mais alta..... de forma suave.
 

Latest posts

Back
Top