Dobrar a produção diluindo mosto mais concentrado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

CarlaoCbRS

Well-Known Member
Joined
Aug 6, 2014
Messages
62
Reaction score
16
Hoje faço brassagens de 19 litros no fermentador usando uma panela de volume total de 36 litros com volume pré-fervura em torno de 29 litros. Eu e meus amigos estamos querendo dobrar a produção sem mexer no equipamento por enquanto, queremos levar pro fermentador 38 litros de mosto usando a mesma panela de 36 litros e estava pensando em fazer um mosto mais concentrado e diluir. Já vi em alguns tópico que a diluição é possível a dúvida que me cerca é sobre a quantidade de insumos na receita, principalmente o lúpulo e o IBU apresentado.

Para testar a diluição vamos fazer uma receita barata usando 100% malte Pilsen e o fermento US-05, o lúpulo de amargor será o Magnum e vamos dar um aroma/sabor final com Tettnager. Segue abaixo a receita para fazer os 19 litros que é padrão na nossa produção:


Type: 100% Grão
Batch Size (fermenter): 19,00
Boil Size: 29,03
Boil Time: 60 min
End of Boil Volume 24,03
Brewhouse Efficiency: 65,00 %
Final Bottling Volume: 17,00

Ingredientes
4,50 kg Pilsner (Weyermann) - Grão - 100,0 %
10,00 g Hallertau Magnum [14,00 %] - Fervura 60,0 min - 17,1 IBUs
25,00 g Tettnang Tettnager [4,80 %] - Fervura 5,0 min - 2,9 IBUs
1,0 Pkg Fermentis #US-05

Est Original Gravity: 1,049
Est Final Gravity: 1,012
Estimated Alcohol by Vol: 4,7 %
Bitterness: 20,0 IBUs
Est Color: 5,9 EBC

De acordo com os cálculos de diluição do Beersmith pra conseguir 38 litros no fermentador eu teria que diluir o mosto de 19 litros com OG de 1097 em mais 19 litros de água, resultando assim numa OG de 1048. Novamente de acordo com o Beersmith para conseguir a OG de 1097 eu apenas tive que dobrar a quantidade de malte utilizado que passou de 4,5Kg para 9Kg. O problema está no lúpulo e no IBU, segue abaixo a receita:

Ingredientes
9,00 kg Pilsner - Grão - 100,0 %
20,00 g Hallertau Magnum [14,00 %] - Fervura 60,0 min - 24,1 IBUs
50,00 g Tettnang Tettnager [4,80 %] - Fervura 5,0 min - 4,1 IBUs
2,0 Pkg Fermentis #US-05

Est Original Gravity: 1,097
Bitterness: 28,3 IBU

Dobrando o lúpulo o IBU que era de 20 passou pra 28,3 e a minha dúvida é essa, eu devo aumentar o lúpulo pra chegar até 40 IBU no mosto a 1096? Diluindo esse mosto de 19 litros com 40 IBUs eu chego num mosto de 38 litros com 20 IBU? De acordo com o Beersmith eu teria que usar 28g de Magnum pra dar 33,8 IBU e 75g de Tettnager pra dar 6,1 IBU que é exatamento o IBU dobrado da receita original, é o que devo fazer?

Outra dúvida, usando a proporção correta de água e malte é fácil extrair os açucares do malte pra chegar na densidade pré-fervura de 1077 com volume pré-fervura de 29 litros?

Desculpem se pareceu confuso, caso alguém solicite posso dar uma explicação mais detalhada.
 
Carlao,

Também tenho essa dúvida e interesse. Consegui um fermentador de 35L e meu limitador é a panela de fervura (32L). Pensei em pegar uma receita no Beersmith e dar um scale de 20L para 30L por exemplo, usar os ingredientes conforme essa nova receita e fazer o cálculo de diluição.

Agora eu suponho que o resultado sai diferente em relação ao amargor e caramelização do malte, uma vez que você tem um volume menor de mosto na fervura, mesmo fazendo a diluição depois. Acredito que as reações físico-químicas sejam mais intensas. Mas é apenas uma especulação.

Quem sabe alguém com esta experiência possa nos ajudar.

Gabriel.
 
@CarlaoCbRS,
Nunca utilizei esse método.
Mas imagino que você terá problemas no tamanho da panela para a mostura também.
Suas panelas comportam 9kg de malte + a água?
Lembrando que se utilizar uma baixa relação água X malte a extração não será eficiente.
 
Opa, @CarlaoCbRS. Vai funcionar, mas preste atenção em duas coisas:

1) Provavelmente você precisará usar mais do que o dobro de malte, porque a eficiência tende a diminuir quando você produz um mosto mais denso (o quanto ela diminuirá vai depender do seu processo e equipamentos).

2) IBU é uma medida de concentração de iso alfa ácidos, portanto o mosto 2x mais concentrado precisa ter o dobro de IBU. Como a utilização dos alfa-ácidos é menor em mostos mais densos, você também terá de adicionar mais do que o dobro de lúpulo para obter o dobro de amargor (como o cálculo que você fez mostrou).
 
Primeiramente eu Nunca o Fiz!!

No BS nas definições de equipamento, voce tem a opção de TOP UP WATER, que seria a agua que voce completa ao final da brassagem.

Acredito que configurando isso, ele iria te ajudar a dimensionar a receita!
 
Utilizo até hoje essa técnica,
como o Paulo falou a utilização de alfa ácidos foi algo q me preocupei por algum tempo, inclusive há equações para prever isso, mas Minhas preocupações acabaram quando li um artigo explicando sobre nossa capacidade de perceber amargor e como não conseguimos distingui-lo em cervejas q tem até 5 ibus de diferença, com isso relaxei nessa parte.
Quanto à mosturação, eu percebi q a melhor maneira de tratar com um mosto denso é mostura longas e sem rampas, faço de 90 min até 150 minutos, sem pressa.
Por último vou dizer q se vai adicionar água, aproveite para ferver no dia anterior e congelá-lá, ou, se não for possível, baixar a temperatura o máximo que conseguir. Com isso vc pode baixar sua temp no resfriamento até uns 40/35 graus q chega nos 16 na transferência brincando.
Abs e boas brassagens.

Outra técnica interessante e q é muito boa para aumento de volume é o parti-gyle, trata-se de fazer uma cerveja mais forte P.e. IPA e depois com o mesmo grão ainda fazer outra mais fraca.

P.s. Eu uso o top up water no beer smith
Abs
 
Também já utilizei essa técnica de TOP UP WATER, mas nunca com mais de 25 % do total do batch. Acho que com essa relação malte/água o mosto ficará saturado e dificultará a extração de todos açucares.
Boa sorte.
 
Também já utilizei essa técnica de TOP UP WATER, mas nunca com mais de 25 % do total do batch. Acho que com essa relação malte/água o mosto ficará saturado e dificultará a extração de todos açucares.
Boa sorte.

É verdade Ortiz,
Isso até me lembrou de umas brassagens q fiz a mosturação bem densa, o q eu fiz para contornar esse problema foi utilizar a técnica do parti-gyle para fazer um só mosto, ou seja, ao invés de fazer um sparge normal, só lavando os grãos, eu drenei o mosto adicionei mais uma quantidade de água para ficar na temperatura de mosturação (no caso acho que foi 65oC) por mais 60 minutos, e depois com a água q sobrou eu fiz um batch sparge. Lembro q a eficiência deu um salto tremendo
Segue aqui o post onde conversei sobre isso com o pessoal do forum

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=404485
 
Alguém tem algo a dizer sobre diluição no primming ?
Preparei um mosto mais concentrado mas acabei não diluindo. Pensei em fazer isso no momento do primming. Acham absurdo?
Abraço a todos.
 
Alguém tem algo a dizer sobre diluição no primming ?
Preparei um mosto mais concentrado mas acabei não diluindo. Pensei em fazer isso no momento do primming. Acham absurdo?
Abraço a todos.

Nunca vi ninguém fazer, já li indicações de não fazer isso (mas sem qualquer referência confiável) e eu não faria. Pra mim, o último momento pra se adicionar água é antes de inocular o fermento.
Eu ficaria com uma cerveja mais intensa...
 
Fiz.
Segui a sugestão do Daniel Bode e tomei o cuidado de ferver a água por um bom tempo para purgar todo o oxigênio dissolvido.
Depois eu conto o resultado.
 
Pesquisando sobre o ajuste automático no BS, achei este tópico.
Então, tentei usar o top up water, mas os parâmetros não se alteram.
De todo jeito, fiz na mão os cálculos de compensação e tudo dá certo, inclusive vi que é uma estratégia comum em cervejarias.
Basta contar o incremento percentual da água adicionada, tendo como base a capacidade do seu volume de fervura, com os parâmetros de OG, IBU e cor.
Fiz um teste inicial com 14,5%, correspondente a taxa de evaporação da minha tina. Daí somei os mesmos 14,5% na densidade (por ex.: 0,45 [og de 1.045]+14,5%) no IBU e na compensação de cor. Bateu exato.
Na última batelada adicionamos 72% da tina de fervura de água pré fervida e ajustada com sais, que correspondia a aproximados , e os valores aparentemente também bateram.
Lembrando que esta compensação é pós fervura, e não na mostura, como, salvo engano, li aqui em alguns comentários. Inclusive, mandar ela após o resfriamento do mosto, misturando no próprio tanque, ajuda até a "limpar" o chiller.
 
O meu equipamento é para 20 litros, mas preciso fazer uma leva de 40 litros. O meu maior problema é fazer a mostura. Depois disso, eu consigo usar duas panelas pra fazer a lupulagem separada (20 litros cada). Por isso, estive pensando no seguinte:
Dobrar o malte e realizar a mostura e fazer o sparge com toda quantidade de água necessária pros 40 litros. Depois disso, dividir o mosto em 2 panelas e fazer a lupulagem separado.
Será que rola? O que vcs acham?
 
Considerando que vc precise de uma densidade 2 vezes (densidade 2y) maior para diluir com um mesmo lote de agua e dobrar sua receita chegando na densidade esperada (densidade y). Vc poderia considerar a utilização de graõs para obter a densidade entre y e 1,5y e completar o restante com extrato de malte na fervura. Dessa forma vc eliminaria o problema da alta concentração de grãos na panela de mostura.
 
Considerando que vc precise de uma densidade 2 vezes (densidade 2y) maior para diluir com um mesmo lote de agua e dobrar sua receita chegando na densidade esperada (densidade y). Vc poderia considerar a utilização de graõs para obter a densidade entre y e 1,5y e completar o restante com extrato de malte na fervura. Dessa forma vc eliminaria o problema da alta concentração de grãos na panela de mostura.
Cara, a idéia é boa. A questão é que brassagens com até uns 12kg de malte, eu consigo fazer com as minhas panelas. Ontem foi a primeira vez que eu tentei este método de "upscaling". Brassei com 9.7kg malte total + 24litros de água. A diferença é que segui o que o RomuloCRP disse ali em cima, fiz uma mosturação mais longa: 120minutos. Depois usei 35 litros para a lavagem dos grãos.
Aí dividi o mosto em duas panelas e fiz lupulagens separadas. No fim, eu cheguei às gravidades estimadas no Beersmith, com variação de 0.002.
Ou seja, no meu caso, deu certo esta primeira tentativa. A questão é que fiz uma blonde ale, simples de fazer. Vou testar com outros estilos pra ver o que sai e ver se tenho sucesso nelas também.
 
@hugodiniz ,

minha sugestão: Faça duas brassagens.

Se tiver 2 ou 3 panelas, inicie uma e quando for para a fervura já engate a segunda.

É só vantagem: garantia de acertar a OG / amargor esperado sem muito cálculo e ainda a possibilidade de brincar com pequenas variações da receita.

Já dividi brassagens e fiz metade com um fermento e metade com outro, lúpulos em quantidade e tempos diferentes, já usei chips de carvalho em um lote e não em outro. Isto te dá uma melhor compreensão de todo o processo.
 
@jeanpaullopes : fiz isso recentemente. também. Brassei a mesma receita duas vezes e fermentei com dois fermentos diferentes. Achei interessante o resultado.
Quanto às brassagens, foi quase isso o que eu fiz. Na verdade, a fervura foi "dividido" em dois mesmo. O que eu fiz em "conjunto" foi a mostura.
 
@hugodiniz

minha sugestão de dividir a mostura tem relação com a maior facilidade (ou melhor, menor quantidade de problemas) de mosturas de menor densidade/volume de malte/alta relação malte-água com relação as de maior densidade.
 
Pra quem está acompanhando o tópico, tive uma idéia, pois tenho o mesmo problema, fermentador 85 litros e panela de 32... o que estou fazendo, duas mosturas separadas ,porém uma seguida da outra, e no fermentador diluindo dry brew até chegar na og esperada... claro que da um trabalhinho a mais, mas logo vou comprar meus equipamentos ....
 

Latest posts

Back
Top