Dimmer para resistência de 3kw

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

rabello

Well-Known Member
Joined
Oct 12, 2014
Messages
194
Reaction score
39
mestres,
tenho uma resistência móvel de 3000W em uma panela pequena (resistência da EzBrew)

Estou precisando controlar a potência da mesma com um DIMMER para controlar as velocidades de subida de temperatura. Como a potência é alta e a panela pequena, aquece muito rápido.. a acaba passando muito do setpoint...

Qual vocês recomendam?

Pela experiência de vcs, um um modelo como este aqui dá conta?
https://produto.mercadolivre.com.br...ico-bivolt-dimmer-3000w-politriz-e-outros-_JM
 
mestres,
tenho uma resistência móvel de 3000W em uma panela pequena (resistência da EzBrew)

Estou precisando controlar a potência da mesma com um DIMMER para controlar as velocidades de subida de temperatura. Como a potência é alta e a panela pequena, aquece muito rápido.. a acaba passando muito do setpoint...

Qual vocês recomendam?

Pela experiência de vcs, um um modelo como este aqui dá conta?
https://produto.mercadolivre.com.br...ico-bivolt-dimmer-3000w-politriz-e-outros-_JM
Nenhuma ideia? :)

Enviado de meu SM-G610M usando o Tapatalk
 
Caro rabello, eu não conheço esse dimmer que vc postou.

Porém, se sua resistência for de 3000w ela deve aguentar, como o anunciado. Confere a voltagem que isso influencia na capacidade do dimmer aguentar o tranco.

Fica também ligado se ela não esquenta demais, pois significa gasto de energia sem aproveitamento, e menor durabilidade.

Com relação a passar do setpoint, a causa pode não ser por causa da potencia da resistência, mas do controlador que você usa.

Com controladores PID isso não ocorre, idependente da resistencia. Já com controladores TIC.....

Eu uso uma resistência que a princípio era de 5000w/220v, porém medindo, não passa de 4500w.

Para montar um controle melhor da potencia da resistência montei um circuito com esse dimmer para 5000w:

https://pt.aliexpress.com/item/New-...461.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2742b90a4Y01Aa

Demora a chegar, mas chega.

Cheers
 
Last edited:
Caro rabello, eu não conheço esse dimmer que vc postou.

Porém, se sua resistência for de 3000w ela deve aguentar, como o anunciado. Confere a voltagem que isso influencia na capacidade do dimmer aguentar o tranco.

Fica também ligado se ela não esquenta demais, pois significa gasto de energia sem aproveitamento, e menor durabilidade.

Com relação a passar do setpoint, a causa pode não ser por causa da potencia da resistência, mas do controlador que você usa.

Com controladores PID isso não ocorre, idependente da resistencia. Já com controladores TIC.....

Eu uso uma resistência que a princípio era de 5000w/220v, porém medindo, não passa de 4500w.

Para montar um controle melhor da potencia da resistência montei um circuito com esse dimmer para 5000w:

https://pt.aliexpress.com/item/New-...461.html?spm=a2g0s.9042311.0.0.2742b90a4Y01Aa

Demora a chegar, mas chega.

Cheers

Valeu pela resposta!

Sim... o problema do setpoint é decorrente do controlador que tenho.. é tipo o TIC... só faz controle on-off... mas é o que eu tenho no momento hehehe... um PID é de fato mais eficiente...

O que tenho feito é, usar meu sistema em 220V nas subidas entre um patamar de temperatura e outro (rampa) e mudo pra 127V quando chego na temperatura desejada e quero apenas manter.... é uma solução "porca" mas é o que tenho em mãos no momento... Por isso estou pensando no dimmer pra fazer esta redução de potência de forma menos traumática sem precisar ficar mudando o sistema de tomada toda hora :) :)

uma curiosidade:
Você saberia me dizer se posso usar o SSR para dimmerizar a carga ligando e desligando ele numa taxa controlada de forma a controlar a potência de saída? Sabe se ele trabalha desta forma chaveada? Ou não foi feito pra isso? Considerando que deve ter um TRIAC dentro, penso que sim.. mas nunca testei dessa forma...
 
Last edited:
Back
Top