Diferença entre densímetro e refratometro para mosto não fermentado (OG)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fdamata

Well-Known Member
Joined
Dec 16, 2013
Messages
520
Reaction score
53
Pessoal, está acontecendo uma coisa interessante comigo. Eu tenho refratômetro e densímetro. Acontece que as medir a OG, por exemplo (antes de iniciar a fermentação), estou achando resultados diferentes para uma mesma dada temperatura. Eu não sei se ocorre um rápido resfriamento do mosto ao coloca-lo na lamina do refratômetro e acaba elevando o valor medido, mas de certo tenho resultados significativamente diferentes. Seguem os últimos resultados que obtive (todos para o mesmo tipo de cerveja - BPA - e com a mesma receita):


Ultima brassagem
Refra: 1,045
Densi: 1,040 ambos a 29°C

Penúltima brassagem
Refra: 1,047
Densi: 1,042 ambos a 20°C

Antepenúltima brassagem
Refra: 1,046
Densi: 1,043 ambos a 20°C

Anteantepenúltima brassagem
Refra: 1,049
Densi: 1,045 ambos a 20°C

PS.: calibrei o refratômetro com água destilada de farmácia.
 
Duas coisas:

1) Teu refratômetro é ATC (Automatic Temperatura Compensation)?

2) Tu corrigiu a leitura do densímetro de acordo com a temperatura?

Abraço,
 
Guenther, acho que não é ATC, pois vem com ele uma tabela para correção de temperatura. E a leitura do densímetro tbm foi corrigida.
 
Certo. Então, já que não é ATC, tu corrigiu a leitura dos dois em relação a temperatura antes de comparar os resultados?
 
Bingo: revi no site onde comprei e é sim ATC:

"RSG-100ATC Black rubber strip Brix & Beer Sugar Wine"
 
Certo, então tu corrigiu, e não devia ter corrigido, é isso?
 
Sabendo agora que meu refratômetro é ATC, os resultados passam a ser


Ultima brassagem
Refra: 1,045
Densi: 1,042 ambos a 20°C

Penúltima brassagem
Refra: 1,040
Densi: 1,039 ambos a 20°C

Está normal essa diferença? Qual considerar correta?
 
Revivendo o tópico... Muitos anos depois! :):cool:
Eu comprei recentemente um refratômetro ATC. Calibrei com a água destilada e medi uma wit que eu estava finalizando a fermentação!
No densímetro marcava 1.007 ( com correção de temperatura ). E no refratômetro 5.3 Brix, equivalente a 1.021!

A diferença é bem significante! Alguém tem alguma dica ou sugestão?

Obrigado desde já!
 
Corrija considerando o álcool.. tem sites por aí que fazem essa correção.. e acho que o Beersmith tbm faz..
 
Revivendo o tópico... Muitos anos depois! :):cool:
Eu comprei recentemente um refratômetro ATC. Calibrei com a água destilada e medi uma wit que eu estava finalizando a fermentação!
No densímetro marcava 1.007 ( com correção de temperatura ). E no refratômetro 5.3 Brix, equivalente a 1.021!

A diferença é bem significante! Alguém tem alguma dica ou sugestão?

Obrigado desde já!

http://onebeer.net/refractometer.shtml o álcool atrapalha a leitura, essa leitura de 5,3 pode ser uns 1,004, dependendo da OG.
 
@cerveja73, bom dia!

Ontem eu fiz um teste.... fiz uma solução de açúcar e medi usando o densitômetro. Deu 1.022 a 28º. No refratômetro deu 7.3 Brix ( equivalente a 1.029 ). Vou até anexar uma foto que fiz do refratômetro para verem se estou lendo certo!

Obrigado mais uma vez!
 

Attachments

  • IMG_20181009_193817873.jpg
    IMG_20181009_193817873.jpg
    23 KB · Views: 33
@cerveja73, bom dia!

Ontem eu fiz um teste.... fiz uma solução de açúcar e medi usando o densitômetro. Deu 1.022 a 28º. No refratômetro deu 7.3 Brix ( equivalente a 1.029 ). Vou até anexar uma foto que fiz do refratômetro para verem se estou lendo certo!

Obrigado mais uma vez!

e quando você faz o teste no refratômetro com água destilada, ele dá zero? Pode ser problema de calibração do refratômetro.
1022 a 28 graus no densímetro significa que está em 1024, portanto em princípio seu refratômetro estaria com 4 pontos de divergência.
 
@cerveja73, bom dia!

Ontem eu fiz um teste.... fiz uma solução de açúcar e medi usando o densitômetro. Deu 1.022 a 28º. No refratômetro deu 7.3 Brix ( equivalente a 1.029 ). Vou até anexar uma foto que fiz do refratômetro para verem se estou lendo certo!

Obrigado mais uma vez!

Boa tarde, amigo. O Leonardo já falou tudo, você precisa calibrar o refratômetro e compensar a temperatura na leitura do densímetro. Mesmo assim, uma diferençazinha pode rolar.

Eu uso o refratômetro apenas para saber se já parou de atenuar, se mantém 6 brix, não importa se a leitura está errada por causa do álcool etc, significa que não está atenuando mais... aí vejo a FG no densímetro e comparo com a OG que eu tinha visto também no densímetro e faço os cálculos. A grande vantagem do refratômetro é poder acompanhar a fermentação todos os dias tirando apenas algumas gotas...

Abraço.
 
Boa tarde, amigo. O Leonardo já falou tudo, você precisa calibrar o refratômetro e compensar a temperatura na leitura do densímetro. Mesmo assim, uma diferençazinha pode rolar.

Eu uso o refratômetro apenas para saber se já parou de atenuar, se mantém 6 brix, não importa se a leitura está errada por causa do álcool etc, significa que não está atenuando mais... aí vejo a FG no densímetro e comparo com a OG que eu tinha visto também no densímetro e faço os cálculos. A grande vantagem do refratômetro é poder acompanhar a fermentação todos os dias tirando apenas algumas gotas...

Abraço.

Pois é @cerveja73 ! Eu adotei essa pratica também! Uso o densímetro para medir a OG e FG... e entre elas uso o refratômetro para evitar desperdício... se a medida não não mudar, considero que atenuou ( tiro a densidade no densímetro ) e bola pra frete!

Obrigado Galera!
 
Back
Top