Refratômetro x FG x Densímetro

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fernando Disconzi

Prof. Pardal
Joined
Oct 16, 2020
Messages
31
Reaction score
17
Location
Chapecó/SC
Bom dia Pessoal,

Tenho uma dúvida que talvez gere polêmica, mas acho interessante debater.
Não achei nenhum outro tópico sobre isto.

Já vi, li e ouvi muito sobre as imprecisões das leituras via Refratômetro para FG, e concordo, pois na FG temos água + álcool misturados e o refratômetro é calibrado para o índice de refração da água somente.

Aí também li que para este tipo de medida deve-se usar o densímetro.
Porém aqui está a minha dúvida, o densímetro também é calibrado em água pura com sua densidade específica.
Quando vamos medir a FG usando o densímetro, a mesma mistura de água + álcool está lá, onde cada um dos liquidos tem sua densidade específica diferente, e quando misturados não é mais a mesma da água.

Dito isso, no meu ver, tanto o refratômetro quanto densímetro apresentariam uma medida errada de FG devido a isto.

Então a pergunta que tenho aos entendedores é, estou certo ou errado?
Qual a opinião de vocês?

OBS: nas minhas fermentações, não me atenho muito ao FG no detalhe, costumo deixar atenuar ao máximo e quando não tenho mais atenuação jogo para as garrafas com primming.
 
A resposta para esta questão é de que a leitura do densímetro não se faz por refração, que distorce com o álcool, gerando medidas diferentes entre os dois aparelhos. A leitura do densímetro é direta, relatando a medida de densidade do próprio líquido, desde que seguindo os parâmetros de temperatura e pressão, sendo esta pouco relevante.
 
Bom dia Pessoal,

Tenho uma dúvida que talvez gere polêmica, mas acho interessante debater.
Não achei nenhum outro tópico sobre isto.

Já vi, li e ouvi muito sobre as imprecisões das leituras via Refratômetro para FG, e concordo, pois na FG temos água + álcool misturados e o refratômetro é calibrado para o índice de refração da água somente.

Aí também li que para este tipo de medida deve-se usar o densímetro.
Porém aqui está a minha dúvida, o densímetro também é calibrado em água pura com sua densidade específica.
Quando vamos medir a FG usando o densímetro, a mesma mistura de água + álcool está lá, onde cada um dos liquidos tem sua densidade específica diferente, e quando misturados não é mais a mesma da água.

Dito isso, no meu ver, tanto o refratômetro quanto densímetro apresentariam uma medida errada de FG devido a isto.

Então a pergunta que tenho aos entendedores é, estou certo ou errado?
Qual a opinião de vocês?

OBS: nas minhas fermentações, não me atenho muito ao FG no detalhe, costumo deixar atenuar ao máximo e quando não tenho mais atenuação jogo para as garrafas com primming.


Olá!
Bom...
Não sou profissional, mas no meu entendimento, são duas formas diferentes de medida.
O densímetro usa a densidade do líquido para te dar a medida.
O refratômetro usa a luz refletida do mosto para te dar a medida. Por isso que ele não é tão confiável na FG, pois existe álcool na mistura. Mas existe fórmula e até app para corrigir isso, fazendo com que esse problema do refratômetro seja quase nulo para um homebrew.
 
Olá!
Bom...
Não sou profissional, mas no meu entendimento, são duas formas diferentes de medida.
O densímetro usa a densidade do líquido para te dar a medida.
O refratômetro usa a luz refletida do mosto para te dar a medida. Por isso que ele não é tão confiável na FG, pois existe álcool na mistura. Mas existe fórmula e até app para corrigir isso, fazendo com que esse problema do refratômetro seja quase nulo para um homebrew.

Opa Assunção, eu já uso as calculadoras e tem dado certo. A minha dúvida é mais conceitual, pois conforme tu disseste, o refratômetro usa a luz refletida (coeficiente de refração), porém tanto o refratômetro quando o densimetro mostram medidas relativas a uma base. No caso do refratometro é uma medida relativa ao coeficiente de refração da agua pura, no densímetro é uma medida relativa à densidade específica da água pura.

na FG tanto o coeficiente de refração quanto a densidade específica do mosto já não são mais iguais ao da agua pura devido ao álcool presente.
por este motivo entendo que ambas as leituras, seja densímetro ou refratômetro não sejam "confiáveis".
O que eu imagino é que talvez o erro do densímetro seja pequeno comparado ao do refratômetro, por isso dizem que é mais confiável o densímetro, mas não tenho certeza disto.
 
São coisas diferentes. O refratômetro mede a refração da luz na água misturada com açúcar, se eu não me engano é mais especificamente a sacarose, inclusive existe um certo erro no refratômetro para medir o mosto justamente pq oq mais tem é maltose e outros, mas o erro pode ser considerado baixo a ponto de fazer pouca diferença, ou vc pode medir esse erro e corrigir.

Já o densímetro ele mede a densidade de um líquido e leva como parâmetro a densidade de um líquido q é água pura, sendo aconselhável aferir o densímetro com água destilada. Portanto, qdo vc mede com o densímetro vc está vendo se o líquido está mais ou menos denso do q a água, como a álcool tem densidade menor q a água, se vc medir o álcool puro o densímetro te dará a densidade dele q será menor do q 1000.
 
São coisas diferentes. O refratômetro mede a refração da luz na água misturada com açúcar, se eu não me engano é mais especificamente a sacarose, inclusive existe um certo erro no refratômetro para medir o mosto justamente pq oq mais tem é maltose e outros, mas o erro pode ser considerado baixo a ponto de fazer pouca diferença, ou vc pode medir esse erro e corrigir.

Já o densímetro ele mede a densidade de um líquido e leva como parâmetro a densidade de um líquido q é água pura, sendo aconselhável aferir o densímetro com água destilada. Portanto, qdo vc mede com o densímetro vc está vendo se o líquido está mais ou menos denso do q a água, como a álcool tem densidade menor q a água, se vc medir o álcool puro o densímetro te dará a densidade dele q será menor do q 1000.

Bom dia Jasontng, é justamente o que tu disseste no segundo parágrafo que é a minha dúvida. se considerarmos o mosto nao fermentado, ele tem uma densidade maior que a da agua destilada, e conforme vai fermentando essa densidade vai diminuindo pois os açúcares se transformarão em alcool+CO2. Só que o alcool tem uma densidade menor que a da agua, e isso também afeta a leitura. A ou seja, quanto mais alcool na agua, maior o erro de leitura.
Enfim isso é só uma dúvida conceitual, mas acho que vale como aprendizado.
 
Bom dia pessoal!
Uso refratômetro a um tempo, e as leituras que tiro durante fermentação e a FG, faço a correção dela no BS.

As primeiras vezes que usei esse método, tirei prova com densímetro e bateu!

Ae parei usar densímetro.

Abraços,
 
Amigo, bom dia

Sua duvida é bastante válida, mas respondendo muito simplesmente, o cálculo de ABV pela OG e FG leva em consideração que a densidade que se esta medindo é aparente, de uma solução contendo principalmente açúcares não fermentaveis, agua e álcool.

Basicamente existem dois movimentos que definem a densidade final e dita atenuação:

1- Consumo de moléculas de açúcares simples através da fermentação e geração de CO2, ou seja, tem "massa" saindo do sistema
2- Geração de etanol, que tem menor densidade que a água

Neste caso, por principalmente esses dois efeitos a densidade final diminui "aparentemente", ou seja, considerando os dois casos.

Um contra exemplo interessante é quando temos uma atenuação aparente que deixa a cerveja menos densa que a agua (por exemplo com SG de 0998). Se você calcular a atenuação aparente, será maior que 100%!

Como isso é possível? Porque o etanol tem densidade menor que da agua, somente por isso e ele "puxa" a densidade final para baixo.

Em resumo, as calculadoras de ABV já consideram esse efeito para diversas variações de OG e FG porém sempre terá um erro associado nos extremos.

No refratometro, o erro é relativo ao índice de refração da solução etanol x água X açúcar, que é diferente do que o instrumento espera (so agua X açúcar).
Ainda tem o efeito de outros açúcares diferentes da sacarose (dextrinas) que podem também distorcer as leituras.

De toda forma, uma calculadora que utilizo é a do brewersfriend que achei bastante apurada com o densimetro.

Mas hoje em dia, já nem me esquento mais com ABV. Faço as medições apenas para saber se já atenuou tudo e se o balanço da receita ficou correto (se ficou muito seca, amarga, doce, etc).

Espero ter ajudado!

Um abração
 
Bom dia Fernando. No meu limitado conhecimento do assunto, entendo que o densímetro funciona porque, sabendo a OG e a FG, é possível fazer uma equação que deduz quanto daquela redução da gravidade se deve à transformação de açúcar em álcool (ambos os quais conhecemos a densidade) e CO2 (que é dispersado, em sua maioria). Essa equação funciona porque se sabe exatamente quanto de álcool e de CO2 obtemos na fermentação de uma quantidade X de carboidrato, e essa proporção é constante.

Espero que tenha feito sentido (ou que alguém me corrija se não fizer)
 
Bom dia Fernando. No meu limitado conhecimento do assunto, entendo que o densímetro funciona porque, sabendo a OG e a FG, é possível fazer uma equação que deduz quanto daquela redução da gravidade se deve à transformação de açúcar em álcool (ambos os quais conhecemos a densidade) e CO2 (que é dispersado, em sua maioria). Essa equação funciona porque se sabe exatamente quanto de álcool e de CO2 obtemos na fermentação de uma quantidade X de carboidrato, e essa proporção é constante.

Espero que tenha feito sentido (ou que alguém me corrija se não fizer)

Até onde eu sei, as calculadoras de ABV são todas empíricas, com formulas feitas a partir de dados experimentais.

Dado que cada cepa atenua de forma diferente, que cada malte tem uma proporção diferente de proteínas, dextrinas, carboidratos, etc, não existe uma teoria que estime todas essas variáveis e coloque em uma calculadora (pelo menos eu ainda não conheço)

A duvida do outro colega era a respeito do efeito do álcool na atenuação, se iria distorcer a medição. E a resposta é que sim!

Se fossemos considerar apenas a atenuação efetiva do mosto, sem o efeito do etanol, ela nunca atingiria uma densidade menor que 1000, justamente porque estaria so considerando a solução agua x açúcar.

Uma conta interessante, pelo próprio brewersfriend é colocar uma densidade menor que 1000 na calculadora de ABV. A atenuação aparente fica maior que 100%, e em graus plato, fica negativo!
Como assim? Plato é uma medida de açúcar por volume... Como fica negativo?
Isso acontece pelo efeito álcool na solução.

Um abração

Eduardo
 
Bom dia Jasontng, é justamente o que tu disseste no segundo parágrafo que é a minha dúvida. se considerarmos o mosto nao fermentado, ele tem uma densidade maior que a da agua destilada, e conforme vai fermentando essa densidade vai diminuindo pois os açúcares se transformarão em alcool+CO2. Só que o alcool tem uma densidade menor que a da agua, e isso também afeta a leitura. A ou seja, quanto mais alcool na agua, maior o erro de leitura.
Enfim isso é só uma dúvida conceitual, mas acho que vale como aprendizado.

Acho q fui muito prolixo na primeira resposta.

São dois instrumentos q medem coisas diferentes.

O refratômetro mede a porcentagem de açúcar dissolvido na água, com essa medida podemos converter em SG, mas não é isso oq ele mede.

O densímetro mede efetivamente a densidade do líquido, incluindo as variações de densidade q diferentes substâncias causam nele, portanto se o álcool tem densidade menor ele vai trazer essa densidade do líquido pra baixo. Ou seja, esse “erro” q vc está se referindo é justamente oq o densímetro foi feito para medir.
 
Amigo, bom dia

Sua duvida é bastante válida, mas respondendo muito simplesmente, o cálculo de ABV pela OG e FG leva em consideração que a densidade que se esta medindo é aparente, de uma solução contendo principalmente açúcares não fermentaveis, agua e álcool.

Basicamente existem dois movimentos que definem a densidade final e dita atenuação:

1- Consumo de moléculas de açúcares simples através da fermentação e geração de CO2, ou seja, tem "massa" saindo do sistema
2- Geração de etanol, que tem menor densidade que a água

Neste caso, por principalmente esses dois efeitos a densidade final diminui "aparentemente", ou seja, considerando os dois casos.

Um contra exemplo interessante é quando temos uma atenuação aparente que deixa a cerveja menos densa que a agua (por exemplo com SG de 0998). Se você calcular a atenuação aparente, será maior que 100%!

Como isso é possível? Porque o etanol tem densidade menor que da agua, somente por isso e ele "puxa" a densidade final para baixo.

Em resumo, as calculadoras de ABV já consideram esse efeito para diversas variações de OG e FG porém sempre terá um erro associado nos extremos.

No refratometro, o erro é relativo ao índice de refração da solução etanol x água X açúcar, que é diferente do que o instrumento espera (so agua X açúcar).
Ainda tem o efeito de outros açúcares diferentes da sacarose (dextrinas) que podem também distorcer as leituras.

De toda forma, uma calculadora que utilizo é a do brewersfriend que achei bastante apurada com o densimetro.

Mas hoje em dia, já nem me esquento mais com ABV. Faço as medições apenas para saber se já atenuou tudo e se o balanço da receita ficou correto (se ficou muito seca, amarga, doce, etc).

Espero ter ajudado!

Um abração

Boa Eduaro, resposta não poderia ter sido melhor no meu ponto de vista.

O que justamente fez o diferencial é o termo "aparente", ou seja todos os cálculos de ABV que fazemos são empiricos baseados em amostras já feitas em soluções de agua+alcool+açucares, então nos cálculos com densímetro isto tudo já está considerado.

E com certeza, hoje acompanho via refratômetro somente para verificar a atenuação, o ABV é uma consequencia para mim hehe.

Um baita abraço
 
Back
Top