[DICES BIER] Weissbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

crazydices

Well-Known Member
Joined
Feb 27, 2014
Messages
90
Reaction score
14
Galera vou fazer este final de semana uma Weiss e eis aqui a minha receita. Quero sugestões e tirar algumas dúvidas.

Lote 25L

OG - 1051
FG - 1012
ABV - 5,1%
EBC - 6,4
IBU - 8,1

3,00 kg *Wheat Malt, Pale (Weyermann) (4,0 EBC) Grão - 55,6 %
2,40 kg *Pilsen AGRÁRIA (3,3 EBC) Grão - 44,4 %

6,00 g Magnum [14,00 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 8,1 IBUs
25,40 g *Hallertauer Hersbrucker [3,20 %] - Aroma Infusão 10,0 min Lúpulo

1,0 pkg SafBrew Wheat (*Fermentis #WB-06)

Acho que vou fazer uma parada só a 68ºC 90min. Seguindo o que Ghenter disse.

Vi em vários lugares paradas em todas temperaturas com poucos minutos, acho que não é necessário.

pretendo fermentar a 18ºC e ir subindo até 24ºC 7 dias,
maturar mais 7 dias,
envase com 7,5 g/L de açúcar invertido

Procuro uma cerveja de corpo que tenha um aroma de banana de baixo amargor

aguardo comentários valeus!
 
E ai Rafael,

Tua receita tá boa...
Não é necessário mesmo rampas, eu adotei assim e tenho bons resultados. Eu só não adicionaria lúpulo de aroma. Prefiro o aroma típico das weiss.
Não esquece de fazer um pão com o resto de maltes..rssr
 
Weiss sem rampas?! É a primeira vez que vejo o pessoal concordando nisso aqui no fórum, alguém teve bons resultados dessa forma? Pellin?!

Sempre quis fazer uma weiss mas nunca me animei por causa disso... Seria uma ótima notícia :)
 
Weiss sem rampas?! É a primeira vez que vejo o pessoal concordando nisso aqui no fórum, alguém teve bons resultados dessa forma? Pellin?!

Sempre quis fazer uma weiss mas nunca me animei por causa disso... Seria uma ótima notícia :)

Pode fazer sem medo... antes fazia 2.500 rampas..rsr :), agora só faço parada quando uso trigo não malteado, fora isso não faço mais rampas, independente do estilo. Posso garantir que o resultado é o mesmo.
E digo mais, em algumas vezes nem mash-out eu faço.
 
vou adicionar 540g de casca de arroz para fazer a recirculação sem problemas. Em leituras vi que o necessário seria (up to 1 unit of husks for 10 units of grain, by weight). 1 parte de casca para 10 partes de grãos.
 
vou adicionar 540g de casca de arroz para fazer a recirculação sem problemas. Em leituras vi que o necessário seria (up to 1 unit of husks for 10 units of grain, by weight). 1 parte de casca para 10 partes de grãos.

Qual o seu equipamento?
Uso sistema com fundo falso (feito por mim mesmo, forma de pizza) e nunca tive problemas com recirculação ou entupimentos, e olha que ja fiz weiss com 70% de trigo.
 
Qual o seu equipamento?
Uso sistema com fundo falso (feito por mim mesmo, forma de pizza) e nunca tive problemas com recirculação ou entupimentos, e olha que ja fiz weiss com 70% de trigo.

Então mes passado fiz uma witbier e tive problemas na recirculação na bazooka, mas a bazuka estava livre o problema é que o mosto não chegava nela, tinha uma borra de aveia e trigo q impedia parecia argila!
 
Então mes passado fiz uma witbier e tive problemas na recirculação na bazooka, mas a bazuka estava livre o problema é que o mosto não chegava nela, tinha uma borra de aveia e trigo q impedia parecia argila!

Mas vc usou trigo não malteado na Wit certo? se sim vc fez parada? Sempre faço parada proteica qdo uso não malteado.
 
Na wit usei flocos de trigo e flocos de aveia, fiz duas paradas e mashout! Mas pode ser por isso que virou aquela borra e o liquido não fluia!!
 
Na wit usei flocos de trigo e flocos de aveia, fiz duas paradas e mashout! Mas pode ser por isso que virou aquela borra e o liquido não fluia!!

Olha pode ser, nunca usei flocos, desconheço o comportamento dele na brassagem, acredito que somente com grãos não vá acontecer.
 
Olha pode ser, nunca usei flocos, desconheço o comportamento dele na brassagem, acredito que somente com grãos não vá acontecer.

A diferença entre o grão cru e o floco é que o floco passou por um processo de pré-gelatinização do amido, ou seja, vc não precisa cozinhar o floco (ou pelo menos esquentar ele até a temperatura de gelatinização) pra que o amido dele se torne solúvel.

Por isso que a aveia em floco é "instantânea", não precisa cozinhar ela. Essa é a vantagem de usar o grão em flocos.

Quando se usa grãos não maltados é interessante fazer uma parada de alguns minutos pra b-glucanase e protease (temperaturas próximas) pra que não ocorra tanta chance de entupimento...

Como o grão cru não foi pré-gelatinizado, me surge a dúvida, será que é eficiente fazer essa parada direto, já que a temperatura dela está bem abaixo da de gelatinização? talvez alguma coisa acaba solubilizando e ja seja o suficiente....
 
bom galera valeu pelas dicas, sábado brassei a weiss, não usei as cascas de aveia/arroz achei que não seria necessário, então arrisquei, não entupiu mas no final ficou bem lento.

quanto a rampas fiz 3 rampas + mashout.

10min a 30ºC
25min a 50ºC
60min a 65ºC
mash 10min a 78ºC

Esta fermentando a 22ºC o cheiro de banana na fermentação é bem presente, como se fosse um doce de banana!

aguardarei 7 dias medirei densidade e se estiver alcançado 1012 aumento temp por 3 dias até 25ºC e vai pro cold crash

valeu pelas dicas..
depois volto pra dizer como ficou, aroma, sabor e fotos.
 

Latest posts

Back
Top