Dicas para o cultivo de lúpulo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Poxa vida, vc de novo está se equivocando no comentário por falta de conhecimento. Já temos em praticamente todas as universidades federais do Brasil, pesquisas sendo realizadas. Algumas bem avançadas. Já temos protocolo e tecnologia para análises completas, exatamente como lá fora. Dessa forma cada ano de produção é feita a análise do lúpulo colhido (exatamente como o lúpulo gringo que você compra). Não existe um valor certo e rígido nos lúpulos lá de fora, exatamente como os nossos aqui. Eu mesmo faço análise anual dos meus lúpulos em um laboratório aqui de Porto Alegre.

Voltando à pesquisa (diferente da brincadeira que você está imaginando), temos alguns polos de desenvolvimento de novas variedades, acompanhadas por instituições de ensino da área, inclusive já com resultados bem positivos. 3 variedades genuinamente brasileiras já estão registradas, patenteadas e em produção em escala. E muito em breve surgirão outras ainda mais adaptadas. Já temos variedade nacional com 12% de AA, que vem produzindo 2,5kg de lúpulo fresco por planta (valores acima da média americana).

Agora, se você quiser comprar uma mudas e colocar no teu quintal, como brincadeira, tenho certeza que irá se divertir muito. Vale a pena.

Abraços!

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk


Olá lupulodarecosta, gostei muito do seu comentário, você citou muita coisa interessante e estou impressionado com essa produtividade de 2,5kg por planta. Deve haver alguma publicação científica (ou não) desses estudos e resultados. Você saberia apontar alguma referência, links e etc? A única publicação que tive a oportunidade de ver recentemente foi sobre um cultivo em SP. Acredito que já tenham tido mais publicações. Fui a Campos do Jordão esse mês e havia propaganda da cerveja que a Baden Baden produziu este ano com lúpulo brasileiro.

Acho que tem um bocado gente acompanhando esse tópico e quero saber mais sobre isso. Abraço.
 
Ressussitando o tópico, tenho cultivado lúpulo em toledo oeste do parana. Estou no 1 ano e o cascade (americano) mostrou produção razoável, nada que chegue nem perto de 1kg, talvez até colher todos os cones deva ter tido uma produção de pouco mais de 300 gramas peso em colheita total desta planta e 100 a 150 gramas desidratado. Também plantei o East Kent Goldings (ingles), este nem floração ocorreu, ainda estou aguardando a planta, e vou manter esperando sua adaptação ao clima e solo e torcer para a próxima primavera ocorrer a floração, talvez mude ela de local ja que esta em vaso. Estou com mudas destas duas variedades para trocar por outras quem tiver interesse manda um alo. Recente troquei com outro camarada pela chinook e hallertau entao mais além provavel fazer clones destas também...
 
Mendescave, muito interesssnte sua experiência.

Acabei de adquirir 6 mudas de lúpulos em Nova Friburgo, RJ. Comprei Cascade, Saaz e Brazylisjki. Vamos ver como eles se comportarão em Niterói, RJ.

Compartilha uma dúvida: como você conseguiu com sucesso fazer mudas? Por estaquia? usou algum enraizador? Utilizou alguma técnica específica?

Se estivesse mais próximo trocaria fácil umas mudas.

Ressussitando o tópico, tenho cultivado lúpulo em toledo oeste do parana. Estou no 1 ano e o cascade (americano) mostrou produção razoável, nada que chegue nem perto de 1kg, talvez até colher todos os cones deva ter tido uma produção de pouco mais de 300 gramas peso em colheita total desta planta e 100 a 150 gramas desidratado. Também plantei o East Kent Goldings (ingles), este nem floração ocorreu, ainda estou aguardando a planta, e vou manter esperando sua adaptação ao clima e solo e torcer para a próxima primavera ocorrer a floração, talvez mude ela de local ja que esta em vaso. Estou com mudas destas duas variedades para trocar por outras quem tiver interesse manda um alo. Recente troquei com outro camarada pela chinook e hallertau entao mais além provavel fazer clones destas também...
 
Ola para todos
Sou de pernambuco
E venho a procura de sementes de lupulo ou mudas , rizomas qurm souber de algum lugar perto ou mas proximo agradeço
 
Procure no Facebook por HopsBrazil.
É um estadunidense (Max) que está adaptando há anos os lúpulos que ele planta no EUA.
E obtendo sucesso pleno.
Aquele bla bla blá da Mantiqueira nem chega aos pés do que ele está fazendo.
 
Comprei 3 mudas de Centennial aqui no RJ na Amigos do Malte.
Tem o projeto ibelga em nova Friburgo região serrana do RJ tem alguns produtores q vendem mudas e rizomas.
 
Back
Top