Dicas para o cultivo de lúpulo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Galera, quem teve sucesso com a planta de Lúpulo aí .

Também adquiri uma recentemente, mas parece que não esta desenvolvendo no inverno, é isso mesmo?

Como usavam a agua? todo dia? algum nutriente na água? algum cuidado especial?
 
Galera, eu estou com o mesmo problema que alguns amigos relataram...
Meus dois rizomas brotaram rápido e depois começaram a definhar...

No momento um está sem nada, desenterrei um pouco e parece ainda estar saudável... já o outro está com um pézinho de uns 15cm magriiiinhoooo e definhando...

Eu plantei eles por maio, será que foi a época errada?
 
Como eu consigo diferenciar a planta macho da fêmea? Algum aspecto?
Sei que só pode utilizar a fêmea para a produção de cerveja.

Queria saber como identificar, se eu plantar através da semente.
Obrigado!
 
pessoal


Minha planta de Lúpulo já esta com uns 4 metros de altura, mas notei que na base as folhas estão amarelando.

Alguém saberia dizer o que poderia ser?
 
Rafael aconteceu isso comigo tb, coloquei o fertilizante 04-14-08 e voltou q é uma beleza. Nesse tamanho a bichinha suga todos os nutrientes para começar a florir!
 
Galera tenho uma terrinha no sul de minas e estou querendo cultivar experimentalmente lúpulo lá, onde consigo o rizoma alguém tem condição de doar??

Abs
 
Uma sugestão para o pessoal que planta lupulo é utilizar fertilizantes organicos para cannabis, isso mesmo, pois ambas são da mesma familia e existe uma disponibilidade imensa de fertilizantes de qualidade, principalmente de origem holandesa. É possivel encontrar esses fertilizantes no mercado livre.

http://www.biobizz.com/products#organic-fertilizers

Biogrow serve para usar durante o periodo vegetativo, enquanto que o BioBloom, durante a floração.
A grande vantagem está no fato de serem fertilizantes organicos e e proprios para agricultura e assim não envenenam a cerveja como aqueles de orquideas e flores em geral que se encontram por ai.
 
Chegaram minhas sementes de Phoenix. Alguma dica específica? É um bom momento para plantar? Hidratar ela por 24 horas?
Espero a ajuda dos amigos!
 
Galera,

Fiz minha primeira colheita já... Deu bastante flores, mas após secarem, qual o próximo passo?!
Tem que despetalar a flor?! ou Usar a flor inteira mesmo?
 
Galera,

Fiz minha primeira colheita já... Deu bastante flores, mas após secarem, qual o próximo passo?!
Tem que despetalar a flor?! ou Usar a flor inteira mesmo?
Fala @rafaeldb é só usar normalmente, como se fosse pellet. Só que a flor absorve mais água e suja mais o mosto. É aconselhável usar um hopbag (bem fácil fazer um com tecido voal ou musseline). Se não usar todas flores, guarde-as no freezer, num saco plástico (retirando o máximo de ar de dentro).

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
Os rizomas podem ser armazenados em geladeira por quanto tempo até serem plantados? os meus chegaram semana passada dos states e queria deixar p plantar na casa da minha mãe no RS, o problema eh que só vou p la em junho/julho.
 
O problema é que sendo uma trepadeira que facilmente atinge os 5 m de altura, a estufa teria que ter um pé direito considerável.

Na verdade não necessariamente. A propria cannabis do tipo sativa, na natureza pode chegar até 2 ou 3 metros de altura e nem por isso os caras deixam de plantar dentro de um armario! :fro: Existem varias tecnicas para controlar isso.

CQkqkH1WwAA5wHK.jpg
 
Os rizomas podem ser armazenados em geladeira por quanto tempo até serem plantados? os meus chegaram semana passada dos states e queria deixar p plantar na casa da minha mãe no RS, o problema eh que só vou p la em junho/julho.
Podem ficar tranquilamente na geladeira até lá sim. É até bom pq daí já força uma adaptação ao nosso clima (invertido dos americanos). Só manter a umidade deles. Quais espécies e da onde tu comprou?

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
Valeu Roth, tinha lido isso a um tempo atrás mas como não encontrei a informação agora estava meio incerto sobre isso.
Comprei no adventures in homebrewing, e mandei entregar p um amigo que estava lá. Comprei Zeus, tettnang, centennial e fuggle, um de cada. Peguei de origens diferentes p ver se a algum se adapta mais facilmente.
 
Boa tarde a todos!
Estou muito interessada na produção de lúpulo e ainda pesquisando sobre o assunto. Moro na Serra da Mantiqueira e gostaria de saber qual a espécie mais adequada para o plantio aqui na região e onde conseguir mudas ou sementes. alguém pode ajudar?
Obrigada!
 
Boa tarde a todos!
Estou muito interessada na produção de lúpulo e ainda pesquisando sobre o assunto. Moro na Serra da Mantiqueira e gostaria de saber qual a espécie mais adequada para o plantio aqui na região e onde conseguir mudas ou sementes. alguém pode ajudar?
Obrigada!
Lupulodarecosta.com

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 
Então, não é querer desanimar não. Mas plantio de lúpulo no clima no Brasil é só como planta ornamental msm. O lúpulo ate cresce, dá flor e algum aroma. Mas não forma quase nada de alpha ácido. Ou seja não gera nada de amargor. A Embrapa tá até pesquisando, mas muito insipiente ainda, para se chegar a uma cultivar brasileira creio que pelo menos leve uma década. Pois é um trabalho de tartaruga de melhoramento genético. Portanto quem está plantando lúpulo com intenções comerciais vai se dar mal até que se tenha desenvolvido uma cultivar própria para plantio comercial.
 
Então, não é querer desanimar não. Mas plantio de lúpulo no clima no Brasil é só como planta ornamental msm. O lúpulo ate cresce, dá flor e algum aroma. Mas não forma quase nada de alpha ácido. Ou seja não gera nada de amargor. A Embrapa tá até pesquisando, mas muito insipiente ainda, para se chegar a uma cultivar brasileira creio que pelo menos leve uma década. Pois é um trabalho de tartaruga de melhoramento genético. Portanto quem está plantando lúpulo com intenções comerciais vai se dar mal até que se tenha desenvolvido uma cultivar própria para plantio comercial.
Fala Fernando. Provavelmente você comentou sem conhecimento de causa. Ainda não tenho como mensurar os ácidos dos lúpulos plantados e colhidos por mim ah anos. Mas te garanto que perdem um pouco do poder de amargor mas têm características aromáticas/sabor espetaculares. Quando se fala da embrapa e outros órgãos de desenvolvimento, se fala em encontrar um lúpulo de alto poder de amargor (aa) para atender as grandes cervejarias, visando maximizar os ganhos delas próprias, pois estão em busca de lúpulos não nobres e com alto aa. Existe sim potencial para pequenos produtores de lúpulo, que atenderão homebrewers e pequenas cervejarias, pois as flores são basicamente usadas para aroma e sabor, seja na lupulagem tardia ou dryhop. Posso te mandar uma APA single Hop (Cascade) que fiz exclusivamente com meus lúpulos e você mudará de opinião. Abraços!
 
Fala Fernando. Provavelmente você comentou sem conhecimento de causa. Ainda não tenho como mensurar os ácidos dos lúpulos plantados e colhidos por mim ah anos. Mas te garanto que perdem um pouco do poder de amargor mas têm características aromáticas/sabor espetaculares. Quando se fala da embrapa e outros órgãos de desenvolvimento, se fala em encontrar um lúpulo de alto poder de amargor (aa) para atender as grandes cervejarias, visando maximizar os ganhos delas próprias, pois estão em busca de lúpulos não nobres e com alto aa. Existe sim potencial para pequenos produtores de lúpulo, que atenderão homebrewers e pequenas cervejarias, pois as flores são basicamente usadas para aroma e sabor, seja na lupulagem tardia ou dryhop. Posso te mandar uma APA single Hop (Cascade) que fiz exclusivamente com meus lúpulos e você mudará de opinião. Abraços!

Então, o que tô falando é com lúpulos de amargor, msm. Com relação a aroma, pode até ser viável , no momento, em pequena escala. Porém com certeza o lúpulo aroma plantado aqui terá outro terroa, um perfil aromático próprio. Para um experimento aqui outro alí, vai. Agora atender um mercado, acho que estamos bem longe ainda.
Para virar realidade, não basta um plantio aqui e outro alí. É necessário uma experimentação científica.
Ficarei bem feliz em experimentar sua breja.

Abraço
 
Será que consigo desenvolver o lúpulo no Estado do ES, perto da praia?
Ao menos um pé eu queria!
 
Vocês compraram as sementes e mandaram entregar no Brasil, correto? Deu algum problema na imigração?

Serve a mesma pergunta para quem comprou rizomas e mandou entregar por correio por favor!!

Obrigado!
 
Alô galera das Serras Cariocas?

Ninguém plantando pela região de Petrópolis ou Nova Friburgo?

Temos frio e sol, principalmente agora a partir de Setembro.

Comprei umas sementes no Planta Mundo http://www.plantamundo.com.br/ de Rio Bonito, e vou arriscar no sítio de um amigo.

Dicas?
 
Alô galera das Serras Cariocas?

Ninguém plantando pela região de Petrópolis ou Nova Friburgo?

Temos frio e sol, principalmente agora a partir de Setembro.

Comprei umas sementes no Planta Mundo http://www.plantamundo.com.br/ de Rio Bonito, e vou arriscar no sítio de um amigo.

Dicas?
Amigo, comprou no Planta Mundo, o que achou? Deu certo ? Sou do Rio e também estou pensando com eles.
 
Fala Fernando. Provavelmente você comentou sem conhecimento de causa. Ainda não tenho como mensurar os ácidos dos lúpulos plantados e colhidos por mim ah anos. Mas te garanto que perdem um pouco do poder de amargor mas têm características aromáticas/sabor espetaculares. Quando se fala da embrapa e outros órgãos de desenvolvimento, se fala em encontrar um lúpulo de alto poder de amargor (aa) para atender as grandes cervejarias, visando maximizar os ganhos delas próprias, pois estão em busca de lúpulos não nobres e com alto aa. Existe sim potencial para pequenos produtores de lúpulo, que atenderão homebrewers e pequenas cervejarias, pois as flores são basicamente usadas para aroma e sabor, seja na lupulagem tardia ou dryhop. Posso te mandar uma APA single Hop (Cascade) que fiz exclusivamente com meus lúpulos e você mudará de opinião. Abraços!

Estou no grupo do wats contigo.
Apenas para comentar como em apenas 1 ano bombou em todos aspectos o cultivo kkkkk. Hoje já estamos produzindo nossa cerveja com nosso próprio lúpulo em varios locais do BR, climas, solos enfim com toda nossa diversidade natural . viva ao lúpulo.
 
Estou no grupo do wats contigo.
Apenas para comentar como em apenas 1 ano bombou em todos aspectos o cultivo kkkkk. Hoje já estamos produzindo nossa cerveja com nosso próprio lúpulo em varios locais do BR, climas, solos enfim com toda nossa diversidade natural . viva ao lúpulo.


Vcs me interpretaram mau. Em nenhum momento fui contra o cultivo. Só falo que para se desenvolver um cultivar próprio não se faz em um ano ou dois, mas décadas. Quando falei de Embrapa ou universidade, falo do aspecto científico. Tá enganado com relação a Embrapa que fomenta tecnologia do para grandes empresas, pelo contrário...

Se me oferecer um lúpulo, eu como microcervejaria, que vc não sabe o AA , os óleos essenciais, se no próximo ano vai manter o padrão... Não vou querer. Agora como homebrewtalk claro que vou adorar...

Mas é isso aí, só acho que vcs que estão puxando o cultivo devem ter menos preconceito e procurarem fazer parcerias com instituições de pesquisas... Vão evoluir bem mais rápido.
 
Estou no grupo do wats contigo.
Apenas para comentar como em apenas 1 ano bombou em todos aspectos o cultivo kkkkk. Hoje já estamos produzindo nossa cerveja com nosso próprio lúpulo em varios locais do BR, climas, solos enfim com toda nossa diversidade natural . viva ao lúpulo.

E tem outra, já visitou os produtores de Lúpulos europeus ou americanos? Os caras são respaldados por pesquisas e desenvolvimento tecnológico constantes. Estão sempre desenvolvendo novos cultivares e tal...

Isso meu caro é profissionalismo. O que vejo por aqui é a turma brincando de cultivar lúpulo e tirando onda que tem lúpulo brasileiro, hehehe... Não ponho fé nenhuma se continuar assim, hehehe.

Como brincadeira é legal, tb vou plantar umas mudinhas na minha roça.

Mas pra virar negócio e ter lúpulo genuinamente brasileiro com ctz esse não é o caminho.
 
E tem outra, já visitou os produtores de Lúpulos europeus ou americanos? Os caras são respaldados por pesquisas e desenvolvimento tecnológico constantes. Estão sempre desenvolvendo novos cultivares e tal...

Isso meu caro é profissionalismo. O que vejo por aqui é a turma brincando de cultivar lúpulo e tirando onda que tem lúpulo brasileiro, hehehe... Não ponho fé nenhuma se continuar assim, hehehe.

Como brincadeira é legal, tb vou plantar umas mudinhas na minha roça.

Mas pra virar negócio e ter lúpulo genuinamente brasileiro com ctz esse não é o caminho.
Poxa vida, vc de novo está se equivocando no comentário por falta de conhecimento. Já temos em praticamente todas as universidades federais do Brasil, pesquisas sendo realizadas. Algumas bem avançadas. Já temos protocolo e tecnologia para análises completas, exatamente como lá fora. Dessa forma cada ano de produção é feita a análise do lúpulo colhido (exatamente como o lúpulo gringo que você compra). Não existe um valor certo e rígido nos lúpulos lá de fora, exatamente como os nossos aqui. Eu mesmo faço análise anual dos meus lúpulos em um laboratório aqui de Porto Alegre.

Voltando à pesquisa (diferente da brincadeira que você está imaginando), temos alguns polos de desenvolvimento de novas variedades, acompanhadas por instituições de ensino da área, inclusive já com resultados bem positivos. 3 variedades genuinamente brasileiras já estão registradas, patenteadas e em produção em escala. E muito em breve surgirão outras ainda mais adaptadas. Já temos variedade nacional com 12% de AA, que vem produzindo 2,5kg de lúpulo fresco por planta (valores acima da média americana).

Agora, se você quiser comprar uma mudas e colocar no teu quintal, como brincadeira, tenho certeza que irá se divertir muito. Vale a pena.

Abraços!

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Poxa vida, vc de novo está se equivocando no comentário por falta de conhecimento. Já temos em praticamente todas as universidades federais do Brasil, pesquisas sendo realizadas. Algumas bem avançadas. Já temos protocolo e tecnologia para análises completas, exatamente como lá fora. Dessa forma cada ano de produção é feita a análise do lúpulo colhido (exatamente como o lúpulo gringo que você compra). Não existe um valor certo e rígido nos lúpulos lá de fora, exatamente como os nossos aqui. Eu mesmo faço análise anual dos meus lúpulos em um laboratório aqui de Porto Alegre.

Voltando à pesquisa (diferente da brincadeira que você está imaginando), temos alguns polos de desenvolvimento de novas variedades, acompanhadas por instituições de ensino da área, inclusive já com resultados bem positivos. 3 variedades genuinamente brasileiras já estão registradas, patenteadas e em produção em escala. E muito em breve surgirão outras ainda mais adaptadas. Já temos variedade nacional com 12% de AA, que vem produzindo 2,5kg de lúpulo fresco por planta (valores acima da média americana).

Agora, se você quiser comprar uma mudas e colocar no teu quintal, como brincadeira, tenho certeza que irá se divertir muito. Vale a pena.

Abraços!

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk

Aí botei fé!!! Esse é o caminho correto. Tô aqui pra instigar, pois quero ver o lúpulo brasileiro virar realidade!!!

Forte abraço
 
Cara e pra desenvolver Lúpulos que se adaptam é preciso um programa extenso, não falo de anos, mas de décadas. Não tem como atropelar o processo. Blz pode se ter um ou dois cultivares que se adaptaram a um certo local e deu aroma bom e AA legal na casa dos 12%.

É uma vitória, mas só o começo. Um programa sério tem que se ir cruzando cultivares de Lúpulos, selecionando os híbridos mais adaptados. No próximo ano repetir o processo e assim ano a ano, até atingir a hibridização desejada, veja como é lento o processo. 10 anos foram 10 gerações, hehehe. Para daí, depois de ter chegado no híbrido desejado, fazer a clonagem e ter a cultivar estabelecida.

Na boa se tiver um programa sério assim, gostaria de conhecer.

Tmj
 
Back
Top