Descer o congelador!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Frynci Beer

Member
Joined
Apr 24, 2020
Messages
8
Reaction score
0
Location
Anapolis - GO
Fala time cervejeiro, estou começando a minha produção e já quero otimiza-la.

Estou negociando uma geladeira Eletrolux R280 e para melhorar a temperatura que ela alcança, quero descer o congelador.

Queria dicas de vocês... Alguém já fez esse procedimento ou tem alguma informação sobre isso?

Achei esse video no youtube do Robinho Beer que é muito bom, porem foi a unica referência que achei.

Fico no aguardo.

Cheers!

 

Attachments

  • r280.jpg
    r280.jpg
    12.5 KB · Views: 28
Cara, eu dobrei o meu freezer inteiro... Ele tinha duas prateleiras com os tubos de gás. Vou deixar algumas fotos, não sei se vai dar pra ver direito porque está com um fermentador agora, mas é de boa fazer esse trampo.
Só tem que tomar muito cuidado, dobrando devagar se passar tubulação no sentido contrário da dobra (que foi o meu caso) para não amassar demais o cano e interromper o fluxo de gás. De resto pode dobrar de boa, na moralzinha não tem erro!
Logo postarei um vídeo lá no meu canal, se inscreva no meu canal lá para acompanhar 😉
 

Attachments

  • 20200430_212915.jpg
    20200430_212915.jpg
    19.7 KB · Views: 137
  • 20200430_212927.jpg
    20200430_212927.jpg
    14.1 KB · Views: 139
  • 20200430_212945.jpg
    20200430_212945.jpg
    37.1 KB · Views: 138
  • 20200430_213002.jpg
    20200430_213002.jpg
    20.9 KB · Views: 132
  • 20200430_213008.jpg
    20200430_213008.jpg
    18.6 KB · Views: 122
Beleza @EDGAR LOUZANO VERDILE , obrigado pelo companheirismo!

Você tem uma ideia de quanto chegava a temperatura da sua geladeira antes e qual temperatura ela alcança agora?

Abraços!

Sobre o canal, já sou inscrito.

Cheers!
Cara, tamo aí pra compartilhar kkk...

Então, aqui é um freezer Consul slim... Comprei zero, paguei 700 reais no magazine Luiza na Black Friday do ano passado. Não me arrependo, minha geladeira gastava mais que o dobro da energia desse para manter temperatura de cold. Esse aqui gasta pouquíssimo e mantém a temperatura mais estável. Instalei um STC1000 nele e ficou top... Tem vídeo dele no YouTube!
 
Cara, tamo aí pra compartilhar kkk...

Então, aqui é um freezer Consul slim... Comprei zero, paguei 700 reais no magazine Luiza na Black Friday do ano passado. Não me arrependo, minha geladeira gastava mais que o dobro da energia desse para manter temperatura de cold. Esse aqui gasta pouquíssimo e mantém a temperatura mais estável. Instalei um STC1000 nele e ficou top... Tem vídeo dele no YouTube!
A geladeira também era Consul parecida com essa aí que vc postou, com freezer interno. Antes de dobrar o freezer ficava entre 4 e 7°, depois de dobrar chegava a 2° mas o motor ficava ligado direto...
 
Uma dica do que eu fiz, sou novato nisso! Quem for comprar a geladeira para usar como fermentador, procure comprar da frost-free! O congelador e' todo de plastico, não tem os caninhos de gás e só encaixado, facilzinho de desmontar!
 
Uma dica do que eu fiz, sou novato nisso! Quem for comprar a geladeira para usar como fermentador, procure comprar da frost-free! O congelador e' todo de plastico, não tem os caninhos de gás e só encaixado, facilzinho de desmontar!
@Alvaro Meneguetti , "Frost free" é a tecnologia que evita a formação de gelo nas paredes, também conhecido como "degelo automático". Da forma como você escreveu parece que acha que é uma marca... Os refrigeradores Frost-Free para nosso uso na fermentação, maturação etc assim como tudo nesse mundo gambiarrístico cervejeiro tem prós (como não ficar pingando tanto e e não possuir os "tubos" que vc comentou na hora de tirar o freezer interno) e os contras (Preço bem maior e principalmente a dificuldade em conciliar o funcionamento dos termostatos mais simples com o degelo automático), creio que para ficar perfeito o ideal seria isolar a ligação do sistema eletrônico original para instalar o termostato. E, fazendo isso é claro que você perde a função "Frost Free", ou seja, vai pagar por uma função, pagar de novo pelo termostato e no fim inutilizar a tecnologia)
Já tive experiência com um refrigerador consul frost free com termostato "cervejeiro", e acabei trocando por um freezer consul bem simples que funciona muito melhor para nossos objetivos (É a minha opinião, de acordo com as minhas experiências).
 
@Alvaro Meneguetti , "Frost free" é a tecnologia que evita a formação de gelo nas paredes, também conhecido como "degelo automático". Da forma como você escreveu parece que acha que é uma marca... Os refrigeradores Frost-Free para nosso uso na fermentação, maturação etc assim como tudo nesse mundo gambiarrístico cervejeiro tem prós (como não ficar pingando tanto e e não possuir os "tubos" que vc comentou na hora de tirar o freezer interno) e os contras (Preço bem maior e principalmente a dificuldade em conciliar o funcionamento dos termostatos mais simples com o degelo automático), creio que para ficar perfeito o ideal seria isolar a ligação do sistema eletrônico original para instalar o termostato. E, fazendo isso é claro que você perde a função "Frost Free", ou seja, vai pagar por uma função, pagar de novo pelo termostato e no fim inutilizar a tecnologia)
Já tive experiência com um refrigerador consul frost free com termostato "cervejeiro", e acabei trocando por um freezer consul bem simples que funciona muito melhor para nossos objetivos (É a minha opinião, de acordo com as minhas experiências).
Perfeito Edgar, da tecnologia Frost Free. Tenho uma que comprei de segunda mão e uso para a fermentação, com poco térmico e o freezer para maturação!
 
Perfeito Edgar, da tecnologia Frost Free. Tenho uma que comprei de segunda mão e uso para a fermentação, com poco térmico e o freezer para maturação!

Sobre Frost Free o que pude observar em uma outra geladeira que tenho aqui e que já estou usando para fermentar, é que a temperatura da parte de baixo geladeira não consegue chegar a temperatura do congelador, conforme a imagem abaixo.
 

Attachments

  • Temperaturas.jpg
    Temperaturas.jpg
    31.3 KB · Views: 66
Boa tarde! A que eu adquiri, não tinha separação entre o congelador e a geladeira em si, como na sua foto! No meu caso, o congelador da mesma era de plastico, e tirei fora, ficando a geladeira inteira, como um espaço só! Depois vou postar uma foto!
 
Boa tarde! A que eu adquiri, não tinha separação entre o congelador e a geladeira em si, como na sua foto! No meu caso, o congelador da mesma era de plastico, e tirei fora, ficando a geladeira inteira, como um espaço só! Depois vou postar uma foto!

Beleza Alvaro... Se puder tirar foto e divulgar pra gente, seria bom para, talvez, compras futuras.

Cheers!
 
Sobre Frost Free o que pude observar em uma outra geladeira que tenho aqui e que já estou usando para fermentar, é que a temperatura da parte de baixo geladeira não consegue chegar a temperatura do congelador, conforme a imagem abaixo.
Isso é normal. O freezer por padrão trabalha em temperaturas mais baixas, ué! No seu caso é uma duplex, a única forma de fazer a temperatura de baixo diminuir (poderia chegar a uns 0º acredito) seria fazendo alguns furos entre o freezer e o refrigerador para haver troca de ar entre os compartimentos. Um dia comprarei uma dessa usada pra fazer esse teste, mas por enquanto só posso falar na teoria. Há alguns fatores que poderiam atrapalhar essa empreitada, então só recomendo fazer se tiver 90% de certeza do que está fazendo kkkk!
 
Seguem fotos da Consul Frost Free a pedidos! Tem funcionado muito bem!!
Muito bom, ficou show! Já fez o teste pra ver qual o mínimo que ela chega? No seu caso o "freezer" só era mais gelado devido a ventilação forçada que ele tinha, sem tubos de gás = muito mais facilidade pra nós! Agora uma dica extra, cuidado com essa madeira que você usou como prateleira, um amigo meu teve 50L de mosto espalhados pelo chão pois a madeira que ele colocou no lugar da prateleira quebrou de uma vez, sem aviso!
 
Boa noite, desci o congelador e foi bem mais tranquilo do que imaginava.

Quando testar as temperaturas, posto aqui.

Só fiquei com uma duvida, a parte de cima está criando gelo (como demonstrado na foto) porem a parte de baixo não está criando. Está certo isso?
 

Attachments

  • 1.jpeg
    1.jpeg
    14.6 KB · Views: 82
  • 2.jpeg
    2.jpeg
    17.4 KB · Views: 84
  • 3.jpeg
    3.jpeg
    20.2 KB · Views: 82
Boa noite, desci o congelador e foi bem mais tranquilo do que imaginava.

Quando testar as temperaturas, posto aqui.

Só fiquei com uma duvida, a parte de cima está criando gelo (como demonstrado na foto) porem a parte de baixo não está criando. Está certo isso?
Sim, normal pois ali em cima é por onde passam os tubos de gás de refrigeração do freezer. Se está criando gelo já está abaixo de 0°. Eu chutaria que ela fechada por um tempo deve atingir uns -4°c. E atenção quando for subir a temperatura para armazenar cerveja ou fazer maturação a frio pois todo esse gelo vai voltar ao estado líquido e fazer um aguaceiro só!
 
Perfeita observação!!!! já tinha pensado nisso. Estou deixando ela no máximo, só para ver onde chega. Quando for realmente fermentar a cerveja, ela vai estar descongelada e a temperatura vai ficar em torno de 20cº ~1 (Sem gelo e sem perigo). Quando for fazer o cold crash, ai sim ela vai congelar e fica assim até o final do processo.
 
Muito bom, ficou show! Já fez o teste pra ver qual o mínimo que ela chega? No seu caso o "freezer" só era mais gelado devido a ventilação forçada que ele tinha, sem tubos de gás = muito mais facilidade pra nós! Agora uma dica extra, cuidado com essa madeira que você usou como prateleira, um amigo meu teve 50L de mosto espalhados pelo chão pois a madeira que ele colocou no lugar da prateleira quebrou de uma vez, sem aviso!
Tudo bem Edgar! Eu fiz uma maturacao a 4 graus e fucionou legal! Obrigado pela dica da madeira, vou ficar atento! Vlw!
Cheer!!
 
Olá @Alvaro Meneguetti

Cara gostei demais do modelo da sua geladeira. Estou procurando uma pra meu novo fermentador. Queria mesmo um freezer vertical, mas não estou conseguindo encontrar um com as medias que preciso. Você consegue chegar e manter as temperaturas pra cold crash sem problemas?

Outra coisa, qual o modelo da geladeira? Não consegui ver pelas fotos.
 
Perfeita observação!!!! já tinha pensado nisso. Estou deixando ela no máximo, só para ver onde chega. Quando for realmente fermentar a cerveja, ela vai estar descongelada e a temperatura vai ficar em torno de 20cº ~1 (Sem gelo e sem perigo). Quando for fazer o cold crash, ai sim ela vai congelar e fica assim até o final do processo.
A temperatura vai ficar em torno de 20°C...
Mas a geladeira vai ligar de tempos em tempos para manter essa temperatura. Devido ao processo de fermentação gerar calor... no início ela ficará muito tempo ligada.

Enquanto ela estiver ligada.... ela cria gelo.
Quando a fermentação estiver terminando e ela começar a ficar menos tempo ligada.. ou você aumentar a temperatura para um descanso de diacetil.... o gelo vai derreter...

No cold crash vai voltar a criar gelo..... inclusive tenha cuidado para nenhum balde ficar muito próximo do congelador.... pois fica muito frio ali e pode congelar.
 
Olá @Alvaro Meneguetti

Cara gostei demais do modelo da sua geladeira. Estou procurando uma pra meu novo fermentador. Queria mesmo um freezer vertical, mas não estou conseguindo encontrar um com as medias que preciso. Você consegue chegar e manter as temperaturas pra cold crash sem problemas?

Outra coisa, qual o modelo da geladeira? Não consegui ver pelas fotos.
Ola Rocha! Desculpe a demora na reposta, estou fora por esses dias ! A minha geladeira e' uma Consul Frost free 280 lts! Comprei pela OLX. Funciona muito bem, mas nao fiz o cold crash nela ainda, eu tenho um freezer horizontal que uso para isso. Mas creio não haver problemas, pois a maturação a 3 graus já fiz sem problemas!
 
Back
Top