Descanso diacetílido para Czech Pilsener

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Mario

Well-Known Member
Joined
Jan 9, 2014
Messages
74
Reaction score
6
Caros amigos, estou ainda na fermentação primária de uma Czech Pilsener, mantida a 12°C. Estou em dúvida se tenho que fazer parada diacetílica antes de ir para a fermentação secundária a 2°C. E se tiver que fazer a parada, a que temperatura recomendam? Uso o fermento W34/70.
Abraços,

Mario
 
Caros amigos, estou ainda na fermentação primária de uma Czech Pilsener, mantida a 12°C. Estou em dúvida se tenho que fazer parada diacetílica antes de ir para a fermentação secundária a 2°C. E se tiver que fazer a parada, a que temperatura recomendam? Uso o fermento W34/70.
Abraços,

Mario
A "parada de diacetil" nada mais é do que a fermentação secundária, só que muitos usam esse nome quando fazem lagers.... mas é a mesma coisa.

E a fermentação secundária tem que ser na mesma temperatura, ou de preferência mais alta, ou seja... a 2 ºC não é isso, é clarificação/maturação/lagering.

Abraço,
 
Beleza Guenther, e, nesse caso, quanto tempo de fermentação secundária recomendas? E para o lagering, o que achas melhor: fazê-lo ainda no próprio balde fermentador ou já na garrafa?

Abraço,
 
Eu faço o repouso diacetilico por 2 a 3 dias. Depois dou um coldbreak pra dar uma clareada e decantar o fermento. Ai eu tranfiro pra outro balde e faço lagering por umas 4 semanas. Fica show de bola.
 
É isso aí que o Rins falou.

No entanto, eu sempre gosto de lembrar que maturação, lagering, etc, é um processo que não acaba nunca.

Ou seja, por exemplo, o Rins disse que faz lagering por 4 semanas... isso quer dizer que ele faz lagering por 4 semanas antes de começar a beber, mas isso não quer dizer que as que sobrarem não vão continuar "lagering" eternamente.

Eu não sigo tempo mínimo de lagering ou maturação antes de começar a beber. Depois que embarrilo, eu já começo a tomar a cerveja.. justamente pra ir acompanhando o desenvolvimento dela.

Abraço,
 
E quanto a fazer o lagering no mesmo balde fermentador, sem trasfegar, qual a opinião de vocês? Perde-se muito em qualidade?
Tenho medo de contaminação, até porque meu segundo balde não é tão bom como o primeiro...

Um abraço,

Mario
 
E quanto a fazer o lagering no mesmo balde fermentador, sem trasfegar, qual a opinião de vocês? Perde-se muito em qualidade?
Tenho medo de contaminação, até porque meu segundo balde não é tão bom como o primeiro...

Um abraço,

Mario
Pode fazer sem problemas.
 
É isso aí que o Rins falou.

No entanto, eu sempre gosto de lembrar que maturação, lagering, etc, é um processo que não acaba nunca.

Ou seja, por exemplo, o Rins disse que faz lagering por 4 semanas... isso quer dizer que ele faz lagering por 4 semanas antes de começar a beber, mas isso não quer dizer que as que sobrarem não vão continuar "lagering" eternamente.

Eu não sigo tempo mínimo de lagering ou maturação antes de começar a beber. Depois que embarrilo, eu já começo a tomar a cerveja.. justamente pra ir acompanhando o desenvolvimento dela.

Abraço,

Eu também começo beber assim que carbonata. algumas cervejas tem mais de 8 meses em maturação e estão MUIIIIIIIITOO melhores.
 
As minhas não duram mais que 2 semanas. :)
Quando a gente começa, é assim.... ejaculação precoce. Minha primeira ceva eu tomei 90% da leva antes de carbonatar.

Depois de um tempo, a gente começa a ver o valor do envelhecimento da cerveja... não tem comparação.

Abraço,
 
sem falar que o cara (pelo menos eu) vai acertando o "proveito" do equipamento ou aumentando o tamanho da panela. Daí a ceva que antes rendia 10 garrafas agora rende 40.
 
Pior que é verdade, no começo a gente quer tomar logo pra ver nossa "cria" logo... Mas depois a gente percebe os benefícios do tempo e espera mais um pouco. Exceto no verão! Ai eu não aguento de sede....rsrs
 
O que seria o lagering? Seria uma maturação de lager, o que tem de diferente para uma Ale?
 
Back
Top