Densidade... o que fazer quando não bate...

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jpwhiplash

Member
Joined
May 16, 2014
Messages
5
Reaction score
0
Olá, caríssimos...

Dúvida de iniciante. Quarta brassagem a caminho.

O que devo fazer quando a densidade não bate em alguma etapa do procedimento? Posso por exemplo acrescentar mais água caso esteja alta demais? Ou ferver mais (caso ainda no final da fervura e antes da levedura)?
 
Ferver ou adicionar agua são as soluções mais comuns. Mas o que você deve fazer é ir regulando o seu equipamento (quantidade de agua/graos/fogo baixo, medio, alto) para que seja como o esperado.
 
Fiz uma brassagem hoje e o OG pré fervura deu muito abaixo do esperado, será que o erro foi na moagem?
 
Guenther, na verdade sempre deu certo conseguia densidades um pouquinho maiores que as determinadas pelo beersmith entretanto nesta tive um problema na moagem (muito grossa) e acabei com isso ai, a receita não era muito diferente fiz uma Tripel.

Obs: Conversei contigo no I Congresso Técnico falei que tinha iniciado a pouco tempo, etc...
 
Bom, cara, na minha opinião... não faça nada. Poder corrigir, claro que pode, é só adicionar mais água, ferver mais, etc, mas lembre-se... OG vai mudar somente o teor de álcool final.... já alterar o volume previsto vai alterar cor, amargor, intensidade de maltado.. etc. O que é mais importante pra ti?

Por isso que eu nunca corrijo OG.... eu deixo como está, e observo o que errei/planejei pra corrigir na próxima.

Abraço,
 
Guenther, se o OG está fora do esperado, não significa que a brassagem foi ineficiente e esses parâmetros que você citou devem estar prejudicados também?
Desculpe se a pergunta é sem fundamento, só estou querendo aprender.
Abc.
 
Na minha brassagem sabado passado aconteceu algo meio estranho:
OG ESTIMADA PELO B.SMITH antes de ferver: 1,056 - ALCANCEI 1,064. (medi com refratrometro)
Após a fervura era estimado uma OG de 1,070 - mas ficou em 1,060. (medi com refratrometo e densimetro, mesma medida com os dois)
Está certo isso?
Estou fazendo uma American IPA, usei 7,1Kg de malte.
 
Na minha brassagem sabado passado aconteceu algo meio estranho:
OG ESTIMADA PELO B.SMITH antes de ferver: 1,056 - ALCANCEI 1,064. (medi com refratrometro)
Após a fervura era estimado uma OG de 1,070 - mas ficou em 1,060. (medi com refratrometo e densimetro, mesma medida com os dois)
Está certo isso?
Estou fazendo uma American IPA, usei 7,1Kg de malte.

Não está certo. Se vc não adicionou mais água na panela de fervura depois de medir os 1,064, não faz sentido que tenha baixado. Provavelmente aconteceu algum erro de leitura aí, desvio de temperatura talvez?
 
Não está certo. Se vc não adicionou mais água na panela de fervura depois de medir os 1,064, não faz sentido que tenha baixado. Provavelmente aconteceu algum erro de leitura aí, desvio de temperatura talvez?

Pois é Tiago, depois fiquei pensando...
O único momento que medi com a temperatura certinha nos 20 graus, foi após a ferverura, tanto com o densimetro com o refratrometro deu certinho 1.060 pros 2.
Nesse caso, 1.060 ainda estaria dentro do estilo American IPA, certo?
E se eu quisesse aumentar a densidade, teria que ferver por mais tempo?
Abraço e valeu pela resposta.
 
Pois é Tiago, depois fiquei pensando...
O único momento que medi com a temperatura certinha nos 20 graus, foi após a ferverura, tanto com o densimetro com o refratrometro deu certinho 1.060 pros 2.
Nesse caso, 1.060 ainda estaria dentro do estilo American IPA, certo?
E se eu quisesse aumentar a densidade, teria que ferver por mais tempo?
Abraço e valeu pela resposta.

Acho 1,060 ótimo...

Pra aumentar a densidade depois de já ter terminado a mosturação tem basicamente duas maneiras, ferver mais (mas daí vc perde volume final), ou adicionar mais algum tipo de açucar, pode ser extrato de malte, açucar branco, etc... (mas daí vc modifica um pouco o perfil da cerveja).

No refratômetro eu acho que o negócio pra evitar erros é pingar só uma gotinha ao invés de jorrar mosto pela coisa... pode usar aqueles pipetas pasteur, são boas pra isso. Pq daí é uma gota pequena, quente, que se espalha por uma superfície grande e fria, vai esfriar na hora.

Abraço!
 
E se eu quisesse aumentar a densidade, teria que ferver por mais tempo?

Como citado antes, a OG só vai interferir no ABV final... se for ferver mais, tu vai ter problema com o perfil planejado para os lúpulos e a isomerização dos alfa-ácidos... como tu tava fazendo uma IPA, tu deve ter colocado lúpulo em várias fases da fervura, buscando diferentes perfis de aroma/sabor/amargor.... se for corrigir densidade com mais um tempo de fervura, vai acabar isomerizando mais alfa-ácidos, volatizando todos os óleos responsáveis pelo aroma de lúpulo e transformando todo aquele planejamento de aroma/sabor/amargor em PURO AMARGOR!!!

Neste ponto, acho mais importante manter todas as nuances do lúpulo que tenha sido planejado (ainda mais numa IPA) do que buscar incessantemente uma OG que neste caso não é o mais importante...

Eu costumo anotar todos os passos da brassagem e pensar em o que posso corrigir para as próximas para que a leva "bata" com o planejado...
 
Acho 1,060 ótimo...

Pra aumentar a densidade depois de já ter terminado a mosturação tem basicamente duas maneiras, ferver mais (mas daí vc perde volume final), ou adicionar mais algum tipo de açucar, pode ser extrato de malte, açucar branco, etc... (mas daí vc modifica um pouco o perfil da cerveja).

No refratômetro eu acho que o negócio pra evitar erros é pingar só uma gotinha ao invés de jorrar mosto pela coisa... pode usar aqueles pipetas pasteur, são boas pra isso. Pq daí é uma gota pequena, quente, que se espalha por uma superfície grande e fria, vai esfriar na hora.

Abraço!

Valeu a resposta Tiago,
Com o refratrometro medi mesmo desta fora, 2 gotas com a pipeta...
Vou deixar ela fermentar e deixar dessa forma para corrigir nas próximas.
O beersmith estimava 1.070 no final da fervura, e cheguei em 1.060, mas aí pode ter sido talvez uma mosturação ou a lavagem não tão eficiente?
Abraço
 
Como citado antes, a OG só vai interferir no ABV final... se for ferver mais, tu vai ter problema com o perfil planejado para os lúpulos e a isomerização dos alfa-ácidos... como tu tava fazendo uma IPA, tu deve ter colocado lúpulo em várias fases da fervura, buscando diferentes perfis de aroma/sabor/amargor.... se for corrigir densidade com mais um tempo de fervura, vai acabar isomerizando mais alfa-ácidos, volatizando todos os óleos responsáveis pelo aroma de lúpulo e transformando todo aquele planejamento de aroma/sabor/amargor em PURO AMARGOR!!!

Neste ponto, acho mais importante manter todas as nuances do lúpulo que tenha sido planejado (ainda mais numa IPA) do que buscar incessantemente uma OG que neste caso não é o mais importante...

Eu costumo anotar todos os passos da brassagem e pensar em o que posso corrigir para as próximas para que a leva "bata" com o planejado...

Valeu Osvaldoborba...
Não vou mexer nela...vamos acertar na próxima. Acho que melhorando a recirculação, lavagem...consigo chegar mais perto do estimulado pelo BS.
 
Valeu a resposta Tiago,
Com o refratrometro medi mesmo desta fora, 2 gotas com a pipeta...
Vou deixar ela fermentar e deixar dessa forma para corrigir nas próximas.
O beersmith estimava 1.070 no final da fervura, e cheguei em 1.060, mas aí pode ter sido talvez uma mosturação ou a lavagem não tão eficiente?
Abraço

Sim, se vc começou na cerveja faz pouco, é normal acabar com uma densidade fora do planejado... tem que ir conhecendo o equipamento e a forma correta de introduzir as particularidades dele no software, pra te dar mais precisão. Muda também quando a gente vai melhorando o equipamento e aperfeiçoando a técnica.

Abraço
 
Pessoal, fiz ontem outra brassagem, desta vez uma ESB, tudo planejado no beersmith, como na brassagem anterior. Planejei uma OG de 1.060, e consegui apenas 1.050. E tá estranho isso, to ficando sempre abaixo da OG estimada, porém meu método foi igual nestas duas ultimas brassagens. Uso fundo falso, fiz mash-out, recirculação em torno de 60 min, continuous sparge, cheguei no volume final pretendido. De modo geral ocorreu tudo certo. E então lendo outros posts pensei o seguinte, algo me chamou a atenção: PH da agua de lavagem...Será que não está interferindo na eficiencia um pouco abaixo do planejado? Não tenho adicionado nada na água para corrigir etc, apenas esquento até 75,76 graus e inicio a lavagem...
Agradeço críticas e sugestões.
Abraço
 
Pessoal, fiz ontem outra brassagem, desta vez uma ESB, tudo planejado no beersmith, como na brassagem anterior. Planejei uma OG de 1.060, e consegui apenas 1.050. E tá estranho isso, to ficando sempre abaixo da OG estimada, porém meu método foi igual nestas duas ultimas brassagens. Uso fundo falso, fiz mash-out, recirculação em torno de 60 min, continuous sparge, cheguei no volume final pretendido. De modo geral ocorreu tudo certo. E então lendo outros posts pensei o seguinte, algo me chamou a atenção: PH da agua de lavagem...Será que não está interferindo na eficiencia um pouco abaixo do planejado? Não tenho adicionado nada na água para corrigir etc, apenas esquento até 75,76 graus e inicio a lavagem...
Agradeço críticas e sugestões.
Abraço

Cara, acho improvável ser o pH da água...

Se tá sempre acontecendo de tu obter uma eficiência abaixo da estimada pelo beersmith, talvez essa seja a eficiência real do teu equipamento... procura ver quanto que é e ajusta no programa, pra acertar nas próximas.

Quanto tempo leva a tua lavagem? Será que o fato de recircular por um tempo tão longo não reduz muito a temperatura do mosto, tornando ele menos solúvel e assim, diminuindo a eficiencia da lavagem?

Abraço
 
Galera, fiz minha primeira brassagem hj para 10L de cerva, ainda estou conhecendo meu equipamento e tals. A receita é uma english IPA, 9,5L para mostura com densidade após 1hr de 1,075, até ai Ok. Mais 9,5L para lavagem, ai baixou para 1,045, blz, fervi mais 1hr, só q minha resistencia é muito forte, 5000w, controlado por um PID, acho q eu não soube regular ele bem, varia uns 2 graus, ai a fervura fica muito intensa, chega ao ponto de quase transbordar, depois desliga, mó merda. Enfim, minha densidade após fervura foi de 1,085, fiquei com medo de ficar muito mais alcoolica que 7%, baixei ela com agua para 1,065. Fiz certo? O volume total deu uns 9L +/-.
 
Pois é Tiago, essa sua observação faz sentido. Recirculei por 1 hora e depois iniciei na lavagem, levou mais uns 30 minutos lavando. Vou ajustar a eficiencia do equipamento no beersmith. Tu faz mash out nas tuas brassagens? Qual água tu utiliza para mosturação? Mineral, filtrada da rede? Abraço
 
Galera, fiz minha primeira brassagem hj para 10L de cerva, ainda estou conhecendo meu equipamento e tals. A receita é uma english IPA, 9,5L para mostura com densidade após 1hr de 1,075, até ai Ok. Mais 9,5L para lavagem, ai baixou para 1,045, blz, fervi mais 1hr, só q minha resistencia é muito forte, 5000w, controlado por um PID, acho q eu não soube regular ele bem, varia uns 2 graus, ai a fervura fica muito intensa, chega ao ponto de quase transbordar, depois desliga, mó merda. Enfim, minha densidade após fervura foi de 1,085, fiquei com medo de ficar muito mais alcoolica que 7%, baixei ela com agua para 1,065. Fiz certo? O volume total deu uns 9L +/-.

Alguém?
 
Pois é Tiago, essa sua observação faz sentido. Recirculei por 1 hora e depois iniciei na lavagem, levou mais uns 30 minutos lavando. Vou ajustar a eficiencia do equipamento no beersmith. Tu faz mash out nas tuas brassagens? Qual água tu utiliza para mosturação? Mineral, filtrada da rede? Abraço

Ae, 30 minutos é uma curta lavagem. 1 hora de lavagem vai te render uma eficiência melhor.

Eu uso água de poço aqui do meu prédio, o pH da mosturação fica em torno de 5.4. A lavagem não medi ainda. Sempre faço mash out...

Abraço!
 
Galera, fiz minha primeira brassagem hj para 10L de cerva, ainda estou conhecendo meu equipamento e tals. A receita é uma english IPA, 9,5L para mostura com densidade após 1hr de 1,075, até ai Ok. Mais 9,5L para lavagem, ai baixou para 1,045, blz, fervi mais 1hr, só q minha resistencia é muito forte, 5000w, controlado por um PID, acho q eu não soube regular ele bem, varia uns 2 graus, ai a fervura fica muito intensa, chega ao ponto de quase transbordar, depois desliga, mó merda. Enfim, minha densidade após fervura foi de 1,085, fiquei com medo de ficar muito mais alcoolica que 7%, baixei ela com agua para 1,065. Fiz certo? O volume total deu uns 9L +/-.

Oi Marco,

Seguinte, vc tá usando uma resistencia bem hiperdimensionada, procure usar uma condizente com o volume que vc tá fazendo.

Daí faça um teste, numa brassagem, procure medir exatamente quantos litros de mosto evaporam e quanto de trub fica na panela, assim numa próxima leva vc poderá fazer uma lavagem adequada, ou seja, vc vai saber quantos litros precisa antes de iniciar a fervura e vai coletar essa litragem toda. É a forma de vc acertar a OG que vc busca.

O próximo passo é ver, a partir das OGs obtidas nas brassagens, qual a eficiencia do equipamento e ajustar para ela.

Não tem problema diluir o mosto, ainda mais que nesse caso vc ia ter uma litragem muito inferior àquela que vc tava esperando.

Abraço
 
Oi Marco,

Seguinte, vc tá usando uma resistencia bem hiperdimensionada, procure usar uma condizente com o volume que vc tá fazendo.

Daí faça um teste, numa brassagem, procure medir exatamente quantos litros de mosto evaporam e quanto de trub fica na panela, assim numa próxima leva vc poderá fazer uma lavagem adequada, ou seja, vc vai saber quantos litros precisa antes de iniciar a fervura e vai coletar essa litragem toda. É a forma de vc acertar a OG que vc busca.

O próximo passo é ver, a partir das OGs obtidas nas brassagens, qual a eficiencia do equipamento e ajustar para ela.

Não tem problema diluir o mosto, ainda mais que nesse caso vc ia ter uma litragem muito inferior àquela que vc tava esperando.

Abraço

Vlw Thiago!

Pois é, evaporou muito, fui naquela de deixar exatamente 1hr fervendo e me sobrou 7.5L de mosto. Vou fazer o seguinte, quando estiver quase fervendo ligo ela em 110v, ai pelos meus cálculos deve cair a potencia para 1666W, e tb fazer o controle de litragem, como vou começar a fazer de 20L acho q não terei problemas com a resistência. Bom, mas já medi ela ontem (1 dia fermentado), foi de 1.065 para 1.055 no refratômetro (vou comprar um densímetro), q pela correção já tem 2.33% de álcool :D . Já tem um gostinho de breja, mas o cheiro ainda não ta muito bom devido ao fermento.
Não entendi muito bem esse lance de eficiência do equipamento, no BS era pra minha receita dar 1.072 na mostura, deu 1.075, a eficiência é isso? Quanto mais próximo do calculado, mais próximo de 100%? Desculpem a ignorância.

Abraço.
 
Vlw Thiago!

Pois é, evaporou muito, fui naquela de deixar exatamente 1hr fervendo e me sobrou 7.5L de mosto. Vou fazer o seguinte, quando estiver quase fervendo ligo ela em 110v, ai pelos meus cálculos deve cair a potencia para 1666W, e tb fazer o controle de litragem, como vou começar a fazer de 20L acho q não terei problemas com a resistência. Bom, mas já medi ela ontem (1 dia fermentado), foi de 1.065 para 1.055 no refratômetro (vou comprar um densímetro), q pela correção já tem 2.33% de álcool :D . Já tem um gostinho de breja, mas o cheiro ainda não ta muito bom devido ao fermento.
Não entendi muito bem esse lance de eficiência do equipamento, no BS era pra minha receita dar 1.072 na mostura, deu 1.075, a eficiência é isso? Quanto mais próximo do calculado, mais próximo de 100%? Desculpem a ignorância.

Abraço.

Não... 100% é impossível na prática. Tem uma caixa lá em cima onde fica um valor de porcentagem, se não me engano o padrão do BS é 70%, que é uma média boa pra chutar. Então o beersmith já dá uma OG calculada com base nessa eficiência. Se vc teve menos que aquela que era pra ter, teve uma eficiencia menor do que a usada pelo programa, se teve mais teve uma porcentagem maior. Só que isso só vale quando os volumes finais são iguais àqueles estipulados também, se vc teve um volume final menor do que o esperado, muito provavelmente a densidade vai ser maior, mas isso não significa que a eficiencia foi melhor. Procure fuçar bastante no programa, vai ver que na parte de edição de equipamentos tem muitos detalhes sobre perdas, evaporação, volumes, etc, quanto mais vc conhecer seu equipamento e introduzir essas informações lá mais previsível vai ser seu resultado.

Sobre a resistencia, acho 5000w demais ainda pra 20L. Eu fervo pra 20L com 3000w e dá uma fervura de boa intensidade.

Abç
 
Fiz uma leva de 60l de Witbier e o OG ficou em 1.045 e a FG ficou em 1.345....O problema é que não sei como corrigir isso na maturação que já coloquei a zero grau e ja´fiz a purga do trub...C
 
Fiz uma leva de 60l de Witbier e o OG ficou em 1.045 e a FG ficou em 1.345....O problema é que não sei como corrigir isso na maturação que já coloquei a zero grau e ja´fiz a purga do trub...C

Mediu a FG com densímetro ou refratômetro?
 
Utilizei o refratômetro

Fez as devidas correções no valor?
Não sei se você está atento a isso, mas para usar o refratômetro com a cerveja já fermentando, ou fermentada, deve-se aplicar uma fórmula para corrigir o erro causado pela presença de álcool.
Utilize o densímetro para medir essa FG ou use essa ferramenta para corrigir o valor do refratômetro:
http://www.brewersfriend.com/refractometer-calculator/
Abraço!
 
Back
Top