Densidade final elevada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

ThalesNG

Member
Joined
Feb 12, 2016
Messages
10
Reaction score
1
Boa tarde pessoal, realizei minha primeira brassagem, uma weiss. A receita foi a seguinte:

25 litros

50% malte pilsner
43% malte trigo
7% malte cara blond
---
8 IBUs com Perle
---
Mostura:
55ºC - 30min
64,5ºC - 60min
75,6ºC - 10 min

Fervura: 60 min

Levedura: 2 pacotes de M20. Foi reidratada.

A densidade original estimada foi 1048, a medida foi 1049.
Coloquei para fermentar a 18ºC. A fermentação começou em 24 horas, e 48 horas após o fim da brassagem a densidade estava em 1027. Porém, hj 9 dias após o fim da brassagem a densidade se manteve em 1022. Medi 5 dias seguidos com o densímetro e obtive 1022. O estimado seria 1013.
Minha dúvida é se a fermentação realmente terminou, e se eu engarrafar nessa gravidade corro o risco de ter fermentação ainda desse "restante" e por fim correr o risco de estourar a garrafa?
Caso possível, se alguém puder me ajudar a identificar o que saiu errado para as minhas próximas brassagens.

Agradeço a atenção.
 
Como foi a reidratação do fermento?
Foi feito em que temperatura?
Em qual temperatura que foi posto no mosto para fermentar?

Pergunto isso, pois, pode ser que aconteceu uma choque térmico ou stress muito grande nas células e consequentemente possam ter morrido ou ficaram inativas.

E a sanitização, foi feita corretamente?
 
Como foi a reidratação do fermento?
Foi feito em que temperatura?
Em qual temperatura que foi posto no mosto para fermentar?

Pergunto isso, pois, pode ser que aconteceu uma choque térmico ou stress muito grande nas células e consequentemente possam ter morrido ou ficaram inativas.

E a sanitização, foi feita corretamente?

A reidratação foi realizada em um erlenmeyer, fervi previamente 230ml de água, durante 5 minutos, tampei com um papel alumínio. Coloquei a levedura quando estava próximo de 25ºC, movimentei o erlenmeyer um pouco e coloquei no mosto a 20ºC. E setei o controlador de temperatura 18ºC.

Quanto a sanitização utilizei solução de iodo e borrifei álcool 70 para garantir.

Obrigado pela ajuda.
Mas mesmo se tiver acontecido este choque térmico, elas teriam fermentado tão vigorosamente no segundo dia?
 
Eu li um tópico antigo aqui no forum sobre os fermentos Mangrove Jack´s e muitos relataram este comportamento.

Vale dar uma buscada e uma lida nele.

Talvez uma aquecida para próximo dos 25ºC e uma agitada dê algum resultado. Como é uma Weiss, fermento em suspensão não é o maior dos pecados (é uma sugestão sem o menor fundamento científico ou maiores conhecimentos cervejeiros).
 
Mas mesmo se tiver acontecido este choque térmico, elas teriam fermentado tão vigorosamente no segundo dia?

Pode ter acontecido uma perda de células, por exemplo: No choque tu perdeu 50% das células, o restante das células fizerem seu trabalho, fermentou até onde conseguiu.

No meu ver, analisando as informações que tu passaste, não teve choque térmico.
Eu deixaria mais alguns dias fermentando, mas antes disso verificaria se a temperatura está correta dentro do local/geladeira onde está o fermentador. Porque se estiver baixa, o fermento pode estar "dormindo".
 
Os Mangroove Jacks que podem dar uma travada na fermentação são os de floculação muito alta, aí é só dar uma agitada que volta a atenuar. Os fermentos de weiss geralmente são de baixa floculação, não deveria dar problema.
 
Revisando o site da MJ veja que a temperatura sugerida é de 18 a 30.
Usage Directions:*Sprinkle contents directly on up to 23 L (6 US Gal) of wort. Ferment at 18-30 degrees C (59-86 degrees F) for best results.

Talvez teu controlador possa estar deixando a temperatura baixa demais. Eu subiria ela, pois tens uma boa margem.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Pode ter acontecido uma perda de células, por exemplo: No choque tu perdeu 50% das células, o restante das células fizerem seu trabalho, fermentou até onde conseguiu.

No meu ver, analisando as informações que tu passaste, não teve choque térmico.
Eu deixaria mais alguns dias fermentando, mas antes disso verificaria se a temperatura está correta dentro do local/geladeira onde está o fermentador. Porque se estiver baixa, o fermento pode estar "dormindo".

Entendi, uma boa diminuir esse risco de choque térmico então! Vou tentar! vlww

Os Mangroove Jacks que podem dar uma travada na fermentação são os de floculação muito alta, aí é só dar uma agitada que volta a atenuar. Os fermentos de weiss geralmente são de baixa floculação, não deveria dar problema.

Então, isso que está me deixando mais curioso... Já procurei em algumas literaturas e não estou encontrando um motivo certeiro. Mas tudo que for dito aqui vou considerar para melhorar na próxima. Pois posso não estar descobrindo pela falta de experiência ainda. vlww

Revisando o site da MJ veja que a temperatura sugerida é de 18 a 30.
Usage Directions:*Sprinkle contents directly on up to 23 L (6 US Gal) of wort. Ferment at 18-30 degrees C (59-86 degrees F) for best results.

Talvez teu controlador possa estar deixando a temperatura baixa demais. Eu subiria ela, pois tens uma boa margem.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Boa ideia, tinha olhado o datasheet do M20 e não tive essa sacada. Vou fazer o teste. O único problema é que aqui na minha região está muito frio, vou ter que pensar em algo para aumentar essa temperatura. vlww
--

Vocês acham que se mantiver essa gravidade, é perigoso engarrafar?
 
Se aí está difícil aquecer, indica
Imagine aqui que está por volta de 10oC. Muita garrafa de água quente, estufa, lâmpadas.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Quanto a engarrafar, sem saber se atenuou tudo o que podia, é bem complicado, ainda mais que o estilo Weiss pede um grande volume de CO2.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Se aí está difícil aquecer, indica
Imagine aqui que está por volta de 10oC. Muita garrafa de água quente, estufa, lâmpadas.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

kkkkkkkkkkk nem imagino! isso ai... vou fazer isso.

Quanto a engarrafar, sem saber se atenuou tudo o que podia, é bem complicado, ainda mais que o estilo Weiss pede um grande volume de CO2.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Depois de dar uma olhada em outras literaturas e consultar um amigo mais experiente que eu, estou chegando a conclusão de que podem ser açucares não fermentáveis... e se for o caso creio que não atrapalharão na refermentação na garrafa. O que vcs acham?
 
Quanto a açúcares não fermentáveis, a tua temperatura de mosturação foi muito baixa para fazer tanto açúcar assim.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Isso ai mesmo! Como o Jean comentou, não tem como ter gerado tanto açucar não fermentavel assim. A não ser que tenha problemas no controle de temperatura na mosturação, nessas alturas não podemos descartar nenhuma hipótese hehehe...

Enviado de meu GT-I9195 usando Tapatalk
 
Você mediu no densímetro ou refratômetro?

Enviado de meu XT1575 usando Tapatalk
 
Quanto a açúcares não fermentáveis, a tua temperatura de mosturação foi muito baixa para fazer tanto açúcar assim.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk

Isso ai mesmo! Como o Jean comentou, não tem como ter gerado tanto açucar não fermentavel assim. A não ser que tenha problemas no controle de temperatura na mosturação, nessas alturas não podemos descartar nenhuma hipótese hehehe...

Enviado de meu GT-I9195 usando Tapatalk

É então, não podemos descartar nada, por se tratar da primeira brassagem... Vou observar na próxima. Resolvi que vou fazer essa Weiss novamente esse fds com o dobro de atenção... pra analisar onde foi o erro e não errar mais. vlww

Você mediu no densímetro ou refratômetro?

Enviado de meu XT1575 usando Tapatalk

Densímetro.
 
--

Vocês acham que se mantiver essa gravidade, é perigoso engarrafar?

Acho,
Weiss costuma ter alta carbonatação, então o risco é alto, em contra partida, a sua mostura foi numa temperatura "alta" pra esperar tanta atenuação; Tem bastante açucar não fermentavel aí.

Certifique-se medindo por uns 3 dias seguidos (os mais quentes) a atenuação com um densimetro; E só então, depois de certificado que não está mais tendo alterações de densidade, ai sim eu engarrafaria.
Só não demora muito que trigo é bom fresquinho ;)
 
Acho,
Weiss costuma ter alta carbonatação, então o risco é alto, em contra partida, a sua mostura foi numa temperatura "alta" pra esperar tanta atenuação; Tem bastante açucar não fermentavel aí.

Certifique-se medindo por uns 3 dias seguidos (os mais quentes) a atenuação com um densimetro; E só então, depois de certificado que não está mais tendo alterações de densidade, ai sim eu engarrafaria.
Só não demora muito que trigo é bom fresquinho ;)

Fiz exatamente isso, medi 3 dias seguidos e engarrafei tem 3 dias. Agora é só aguardar hehe
Já brassei outra e tentei melhorar meu controle, vamos ver.
vlw pela dica.
 
Tive um problema parecido que se repetiu por três brassagens consecutivas, no meu caso o problema era o termômetro, que estava com um erro de até 5 graus em temperaturas mais elevadas. Era esses de espeto e relógio. Outra coisa é mexer bem a mostura antes de medir, você pode ter tido muitos açucares não fermentáveis.
 
Back
Top