Decantar Starter

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

caioiac

Well-Known Member
Joined
Apr 15, 2014
Messages
82
Reaction score
9
Olá Cervejeiros,

Surgiu uma dúvida aqui, que seria a melhor maneira de decantar um starter.
Como uma queda brusca na temperatura estressa as leveduras, qual a melhor maneira, quando se precisa de fazê-la de maneira mais rápida?
Falo isso pensando que o ideal seria conseguir separar a cerveja do trub, e eliminar o máximo possível de líquido para não misturar à cerveja propriamente dita.

Estou com um starter de 1,6l para usar no fim de semana, mas provavelmente precisaria de quebrá-lo em dois para aumentar a quantidade de células ainda mais.
 
Olá Cervejeiros,

Surgiu uma dúvida aqui, que seria a melhor maneira de decantar um starter.
Como uma queda brusca na temperatura estressa as leveduras, qual a melhor maneira, quando se precisa de fazê-la de maneira mais rápida?
Falo isso pensando que o ideal seria conseguir separar a cerveja do trub, e eliminar o máximo possível de líquido para não misturar à cerveja propriamente dita.

Estou com um starter de 1,6l para usar no fim de semana, mas provavelmente precisaria de quebrá-lo em dois para aumentar a quantidade de células ainda mais.

Bem... como as células estão saudáveis depois de um starter de 24h, o efeito do estresse não é tão grande sobre ela. Alguns simplismente colocam na geladeira, eu já gosto de colocar na geladeira dentro de um isopor ou bolsa térmica, pra frear o resfriamento...
 
Starter feito com DME não tem trub.

É só colocar na geladeira, e pronto. A geladeira não vai dar um choque térmico a pronto de dar problemas. Fosse assim, as literaturas especializadas teriam dito algo, mas os mais especializados simplesmente falam pra colocar na geladeira e pronto.

Se fizer um teste de viabilidade depois, vais ver que ela está sempre lá pelos 90 e vários porcento.

Abraço,
 
DME infelizmente é difícil de conseguir em BH, to fazendo com mosto congelado. Brigado ai pelas dicas.
Em 24hs com stir plate posso preparar um segundo starter para aumentar a quantidade de celulas ou 49hs seriam mais recomendadas?
 
24 horas já tá legal.

O ideal é parar o stir plate e ver se não são geradas mais bolhas de CO².
 
Back
Top