Düsseldorf Altbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

peretti2004

Active Member
Joined
Mar 27, 2015
Messages
39
Reaction score
10
Boa Noite!

Dúvidas de iniciante! :drunk:

Vou fazer uma alt, e pretendo usar fermento seco em pacotes, possuem sugestões de qual usar?

Dúvida 2. Li que neste método é recomendado fazer descanso de diacetil e lagering, certo?

Podem me ajudar a explicar como faço o descanso e depois o lagering?

O descanso eu aumento a temperatura ao fim da fermentação por 3 dias em média?

E o lagering é mesma coisa que maturação a baixa temperatura?

Abs
 
Boa Noite!

Dúvidas de iniciante! :drunk:

Vou fazer uma alt, e pretendo usar fermento seco em pacotes, possuem sugestões de qual usar?

Dúvida 2. Li que neste método é recomendado fazer descanso de diacetil e lagering, certo?

Podem me ajudar a explicar como faço o descanso e depois o lagering?

O descanso eu aumento a temperatura ao fim da fermentação por 3 dias em média?

E o lagering é mesma coisa que maturação a baixa temperatura?

Abs
Bom dia Peretti

1. Wyeast 1084 Lager Ale...ou...se não consegue...US05
2. 3 a 4 dias Descanco de Diacethyl com temperatura de 22 a 23 ºC direto depois da fermentacao primario.

Depois tirar a cerveja da levedura...
2 opcões...
1. deixar mais uma semana com a temperatura da fermentação, para clariar a cerveja mais
2. Dissolve açugar com agua fervendo...e deixar sua cerveja em cima passar a mangueira para prepara seu priming.

Abraço
 
Quanto ao descanso do diacetil, acho interessante tu fazer a elevação da temperatura de forma gradual, evitando choques térmicos que poderiam estressar o fermento que, mesmo no final da fermentação ainda vai ter algum trabalho.
Já o lagering, pode ser feito em temperatura um pouco abaixo da temperatura usada na fermentação primária (mas não muito próximo de 0ºC). Para lager's normalmente em torno de 30 dias, para alt, eu faria parecido.
Eu não costumo fazer (nem acho necessário) trasfega para maturação.
 
Boa Noite!

Dúvidas de iniciante! :drunk:

Vou fazer uma alt, e pretendo usar fermento seco em pacotes, possuem sugestões de qual usar?

Dúvida 2. Li que neste método é recomendado fazer descanso de diacetil e lagering, certo?

Podem me ajudar a explicar como faço o descanso e depois o lagering?

O descanso eu aumento a temperatura ao fim da fermentação por 3 dias em média?

E o lagering é mesma coisa que maturação a baixa temperatura?

Abs

Salve @peretti2004!
Acho que com fermento seco vc não conseguirá um bom resultado.
O Dornbusch, autor do livro Altbier, sugere o Wyeast1007 ou equivalente, parece que não existe fermento seco para uma Altbier.
Infelizmente, estou já um bom tempo atrás deste fermento e não acho.
Acho que fazer o descanso de diacetil, beneficia qualquer cerveja e devia ser uma prática adotada por todos.
 
A bio4 lançou uma cepa específica pra altbier no fim do ano passado... mas eu acho que era sazonal, não sei se ainda encontra por aí. Mas se é sazonal deve voltar, eu acho...
 
A bio4 lançou uma cepa específica pra altbier no fim do ano passado... mas eu acho que era sazonal, não sei se ainda encontra por aí. Mas se é sazonal deve voltar, eu acho...

Valeu Tiago, mas procurei no site deles e não achei, não deve ter voltado ainda então.

Abs
 
Salve @peretti2004!
Acho que com fermento seco vc não conseguirá um bom resultado.
O Dornbusch, autor do livro Altbier, sugere o Wyeast1007 ou equivalente, parece que não existe fermento seco para uma Altbier.
Infelizmente, estou já um bom tempo atrás deste fermento e não acho.
Acho que fazer o descanso de diacetil, beneficia qualquer cerveja e devia ser uma prática adotada por todos.

Opa! Blz?

É, estou achando isso também, nos sites americanos as recomendações mais fortes são para fermentos líquidos mesmo. Alguns poucos sites recomendaram esses secos para a Alt:
 US-56
 Nottingham
 K-97

Abs
 
Olá pessoal,

Para dar prosseguimento (ou fechamento) deste tópico.
Minha Alt ficou pronta. :rockin:

Eu usei o Mangrove M10 Workhorse, pois não me planejei para a compra e era o que tinha na loja local no dia, que atendia meu perfil de temperaturas de fermentação para a receita.

O resultado final não ficou dentro do que eu esperava. Em termos de cor, limpidez, aroma, tudo certo. Está uma cerveja agradável até. Mas nada além de "agradável" mesmo, kkkkkk.

Mas eu brassei a temperaturas muito altas achando que teria uma cerveja com mais corpo ao final e mais sabor, mas no final tive sim uma FG alta para o estilo (4,2 plato), porém ficou com menos sabor do que eu imaginei. Eu acho que o erro foi esse... (20min em 50 graus; 30min em 68 graus e 60min em 71 graus).

Mas o que vou é refazer a receita com outro perfil de mosturação que peguei com um mestre cervejeiro alemão, de uma autêntica AltBier.

E se eu não achar um fermento líquido especifico para a Alt, como já sugerido aqui, vou de Nottingham.

Abs
 
Você conseguiu o perfil de mostura da Alt? Sei que envolve decocção (escola alemã).

Estou com uma receita na agulha, já pedi a levedura da DrYeast e ainda estou tentando sanar essas dúvidas. No HBT gringo sugerem rampa unica de 66º e malte aromático para substituir a decocção, mas ainda tenho dúvidas sobre o processo...
 
Sim, é o malte melanoidina que é usado para imitar o resultado da decocção...
 
Olá boa tarde!! Fiz uma Altbier também e usei o US-05, pois não consegui comprar o K-97 e nem o Bio 4 SY039, ela está maturando finalizando a primeira semana a 0,5º, gostaria de dar um aroma de ameixa ou frutas secas pois o fermento utilizado não gera estes aromas, minha pergunta é se eu utilizar ameixa seca ou frutas secas na maturação ira contribuir pra esse aroma na cerveja quando for envasar daqui uns 15 dias? Grato
 
K-97 parece ser a opção seca mais indicada, pois é uma cepa ale alemã, indicada para kolsch e alt.

Enviado de meu GT-I9515L usando Tapatalk
 

Latest posts

Back
Top