Dúvidas sobre envio de garrafas de cerveja para concursos.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Adrianodfms

Well-Known Member
Joined
Jun 30, 2015
Messages
139
Reaction score
37
Boa tarde pessoal!

Seguinte... Nunca participei de nenhum concurso e nesse ano vou tentar logo de cara o "Mestre Cervejeiro da Eisenbahn" e em Outubro terei de enviar 8 amostras de 600ml da minha Altbier para avaliação.

Dessa forma 2 dúvidas surgiram:

1° Visto que são 8 garrafas de 600ml (e de vidro) o pacote vai ficar bem pesado... Qual a recomendação que vocês me dão para embalar essas garrafas e qual o melhor meio de transporte? PAC msm ou via transportadora?

2° Quanto a carbonatação... Eu geralmente faço o priming, deixo 7 dias em temperatura ambiente e a partir da segunda semana coloco na geladeira até acabar o processo de carbonatação e a cerveja em si (fica gelada até o último gole)... Nessa situação do concurso, deixo as garrafas o tempo todo fora da geladeira até fazer o envio? Minha preocupação é o "esquenta/esfria" causar algum dano na minha Altbier, como por ex perda de CO2 por dilatação... Porém ao msm tempo todos sabemos que no frio o CO2 fica melhor incorporado na cerveja visto que ele baixa do headspace para o líquido....

Enfim, era isso galera!

Desde já agradeço!
 
Boa tarde pessoal!

Seguinte... Nunca participei de nenhum concurso e nesse ano vou tentar logo de cara o "Mestre Cervejeiro da Eisenbahn" e em Outubro terei de enviar 8 amostras de 600ml da minha Altbier para avaliação.

Dessa forma 2 dúvidas surgiram:

1° Visto que são 8 garrafas de 600ml (e de vidro) o pacote vai ficar bem pesado... Qual a recomendação que vocês me dão para embalar essas garrafas e qual o melhor meio de transporte? PAC msm ou via transportadora?

2° Quanto a carbonatação... Eu geralmente faço o priming, deixo 7 dias em temperatura ambiente e a partir da segunda semana coloco na geladeira até acabar o processo de carbonatação e a cerveja em si (fica gelada até o último gole)... Nessa situação do concurso, deixo as garrafas o tempo todo fora da geladeira até fazer o envio? Minha preocupação é o "esquenta/esfria" causar algum dano na minha Altbier, como por ex perda de CO2 por dilatação... Porém ao msm tempo todos sabemos que no frio o CO2 fica melhor incorporado na cerveja visto que ele baixa do headspace para o líquido....

Enfim, era isso galera!

Desde já agradeço!

Olá Adriano,

Não existe isso de perder a carbonatação se a garrafa, depois de fria, voltar a esquentar...

O importante é vc ter controle total do priming, assegurar-se que a carbonatação parou de acontecer antes de vc refrigerá-la. Digo isso no sentido de que, se a cerveja teve problemas de fermentação ou foi mal atenuada, ela poderá continuar carbonatando, o que pode não ser bom pra sua nota no concurso, então o controle das técnicas é importante.

Não fará tanto mal pra uma altbier passar mais uns dias em temperatura ambiente, considerando que ela já estava. Se for ficar muitos dias armazenada antes de vc enviar, pode gelar ela durante esse período, sem problemas.

Quanto à embalagem, enrole em várias camadas de plástico bolha e coloque numa caixa de papelão bem reforçada, ou use caixas de madeira com enchimento de serragem (o transporte de vinhos normalmente é feito assim).

Sedex é melhor devido ao menor tempo que vai ficar em transito, ou guardado num depósito possivelmente quente, mas vai sair caro. No concurso nacional que teve no inicio do ano mandei 12 garrafas de 300mL pro Rio via sedex, custou em torno de R$120.

Abraço
 
Aproveitando o tópico...os concursos no Brasil normalmente aceitam garrafas caculinhas de 300ml? Pergunto pois minhas últimas levas estao sendo engarrafadas nessas garrafas.
 
Aproveitando o tópico...os concursos no Brasil normalmente aceitam garrafas caculinhas de 300ml? Pergunto pois minhas últimas levas estao sendo engarrafadas nessas garrafas.

Os concursos de acervas sancionados pelo BJCP normalmente sim, sempre vi aceitarem esse tipo de garrafa.

Já esses concursos de cervejarias (eisenbahn, bierland, etc), pode variar de acordo com o regulamento deles.

Abraço
 

Latest posts

Back
Top