Dúvidas pré-primeira brassagem

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Renan

Well-Known Member
Joined
Jun 12, 2013
Messages
97
Reaction score
23
Boa tarde,



Estou prestes a tentar a minha primeira brassagem, então preciso tirar algumas dúvidas básicas:

- Estou pensando em já adquirir ingredientes para 5 receitas (para economizar no frete), vi que o pacotinho fechado de fermento dura até 12 meses, mas e os demais ingredientes, dá para guardar por esse período? (o lúpulo por exemplo no site da WE Consultoria tem 250 gr., ia precisar abrir ele para fazer uma receita).


Por enquanto é só essa :tank:
 
Cara isso tu pergunta pra WE, porque eles tem produtos mais velhos e recém chegados la, vai depender do que tu vai comprar, mas o lupulo dura bastante. Se for comprar malte também não compra moido se tu vais armazenar, porque como qualquer cereal depois de quebrado a casca vai perdendo um poucos as propriedades e envelhece mais rapido e também pode vir uns bixos comer o malte. E fermento quanto mais velho pior, lupulo também. Quando for guardar o lupulo que ja abriu tenta tirar todo ar que tem dentro, ja ajuda um pouco.
 
Guardo meus cereais em baldinhos de pão de queijo, que são de plástico alimentício e são bem vedados, os lúpulos guardo em geladeira e tento vedar bem os saquinhos quando fica algum para depois, tem quem venda naquelas embalagens com um sistema de fecho que vc pode lacrar a cada uso. Fermentos guardo na geladeira também e nunca usei parcialmente, mas conheço quem faça levas menores e utilize meio saquinho por exemplo e depois fecham com um prendedor de roupas.
 
No meu caso o fermento não iria guardar ele aberto, já que cada pacote é a medida de uma receita, agora o problema é mesmo o lúpulo, porque um pacote dele dá para 5 receitas, mas pelo visto la no site da WE ele vem com sistema de fecho. Já o malte fiquei um pouco em dúvida por ser malte, grão eu sei que dura muito, meu avô costumava plantar arroz e ele com a casca e bem armazenada dura mais de ano, malte imagino que deva depender do tipo tbn. Mas acho que vou tentar, se durar bem a economia com frente vai ser boa.
 
Renan,
Já estoquei malte por até 9-10 meses e não tive problemas. Coloco em pacotes plásticos, removo o máximo que consigo do ar dentro e fecho bem, depois coloco dentro de caixas de plástico, com a tampa, e nunca deixo no chão.
O fermento, estando o pacote lacrado e na geladeira é só observar a validade. Vai ter diminuição da viabilidade, mas vai ser BEM MENOR que em fermentos líquidos. Pode ser bom dar uma conferida na quantidade de células antes de usar (o beersmith faz isso - ferramentas=>starter de levedura).
O lúpulo guardo congelado na própria embalagem da WE, retiro o ar e fecho bem ;)
 
Nova dúvida: para interromper a ação das enzimas durante a brassagem deve-se elevar a temperatura para 76º, mas uma vez que elevei a temperatura, por quanto tempo devo deixar a 76º?
 
Nova dúvida: para interromper a ação das enzimas durante a brassagem deve-se elevar a temperatura para 76º, mas uma vez que elevei a temperatura, por quanto tempo devo deixar a 76º?

Renan,

Cerca de 5 a 10 minutos tomando cuidado para a temperatura não ultrapassar os 80 graus. A temperatura ideal é de 78, porém, a partir de 75 as enzimas começam a ser inativadas.

abraços,
 
É o famoso "mash-out".
Tem um tópico tratando disto: http://www.homebrewtalk.com.br/f13/mash-out-fazer-ou-nao-403102/
Eu não espero nada. Simplesmente inicio a recirculação logo após atingir a temperatura (eu elevo à 78ºC).
Faço o mash-out mais para tornar o mosto menos viscoso (facilita a recirculação e aumenta a eficiência) do que para inativar as enzimas pois acredito que há esta altura sobrou pouca coisa para ser convertida.
 
Back
Top