Dúvidas na configuração de equipamento BeerSmith 2.0

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fyah

Well-Known Member
Joined
Nov 11, 2017
Messages
80
Reaction score
41
Bom dia galera!!
Estou aqui estudando por conta e fuçando no BeerSmith, comprei na semana passada e gostei muito, realmente é muito organizado e fácil de usar (depois de diversos tutoriais em youtube e tradução aqui no fórum)

Atualmente eu fiz apenas 1 brassagem e estou apaixonado pelo mundo cervejeiro caseiro.

Meu equipamento atual é uma única panela 25,5L através de BIAB.
Fiz minha primeira brassagem de 10L(Witbier) e estou com vontade de fazer a segunda de apenas 7,5L (Vou tentar uma Dubbel).

A DÚVIDA É A SEGUINTE:
No cadastro do meu equipamento, posso cadastrar diversas vezes ele alterando apenas o VOLUME FINAL DO LOTE?
Isso pode me trazer problemas?
Outra dúvida, na caixa onde pergunta o volume total da tina, eu devo sempre colocar 25,5L?


Minha ideia é por conta de que dependendo do estilo de cerveja, eu vou produzir um lote maior ou menor, sempre utilizando o mesmo equipamento.
Qual a sugestão de vocês?

Em anexo atualmente como está configurado o equipamento.
 

Attachments

  • 10L.JPG
    10L.JPG
    87.5 KB · Views: 37
  • 7,5L.JPG
    7,5L.JPG
    87.4 KB · Views: 37
Bom dia galera!!
Estou aqui estudando por conta e fuçando no BeerSmith, comprei na semana passada e gostei muito, realmente é muito organizado e fácil de usar (depois de diversos tutoriais em youtube e tradução aqui no fórum)

Atualmente eu fiz apenas 1 brassagem e estou apaixonado pelo mundo cervejeiro caseiro.

Meu equipamento atual é uma única panela 25,5L através de BIAB.
Fiz minha primeira brassagem de 10L(Witbier) e estou com vontade de fazer a segunda de apenas 7,5L (Vou tentar uma Dubbel).

A DÚVIDA É A SEGUINTE:
No cadastro do meu equipamento, posso cadastrar diversas vezes ele alterando apenas o VOLUME FINAL DO LOTE?
Isso pode me trazer problemas?
Outra dúvida, na caixa onde pergunta o volume total da tina, eu devo sempre colocar 25,5L?


Minha ideia é por conta de que dependendo do estilo de cerveja, eu vou produzir um lote maior ou menor, sempre utilizando o mesmo equipamento.
Qual a sugestão de vocês?

Em anexo atualmente como está configurado o equipamento.
Velho,
No perfil do equipamento vc coloca o volume total da panela. Quando fizer a receita, o software vai acusar se o volume não couber no seu equipamento.
Em breve vais querer aumentar seu volume de produção. Comecei com 20 no fogão, já estou passando pra 50 com resistências e e deixando o equipamento pronto pra 100.

Enviado de meu G3226 usando Tapatalk
 
Configura o teu equipamento e, quando for montar uma receita, vc pode variar o volume do lote sem mexer na configuração do equipamento.
 
Realmente segui essas etapas, configurei o equipamento como ele é e alterei de acordo com o volume desejado na receita.


É importante eu configurar meu perfil de mosturação também?
Adicionei a água que gosto de utilizar (fonte Himalaia pH 5,63).
Estou na dúvida do que mais eu devo adicionar para que os cálculos sejam precisos, e também o que eu não devo me preocupar.


Aquele negócio né, agora que comprei o software gostaria de utilizá-lo ao máximo.
 
Pela minha pouca experiência (umas 12 ou 13 brassagens) o mais importante é saber quanto de mosto evapora por hora de fervura e o quanto de mosto com trub fica perdido na panela. Com o tempo vai fazendo o ajuste fino nas perdas e eficiência do equipamento.
Minha panela de fervura é de 32 litros e com o tempo, ajustando a configuração do equipamento, o Beersmith me diz exatamente quanto de água vou usar para mosturar, o quanto será usado para lavar e a panela fica quase até a boca pra iniciar a fervura. Quase sempre acerto na risca a densidade pré-fervura e OG. Assim consigo produzir o máximo que meu equipamento permite. Pelo trabalho que dá, sempre produzo o maior lote possível.
Não sei se para usar BIAB tem mais algo a configurar.
 
Pela minha pouca experiência (umas 12 ou 13 brassagens) o mais importante é saber quanto de mosto evapora por hora de fervura e o quanto de mosto com trub fica perdido na panela. Com o tempo vai fazendo o ajuste fino nas perdas e eficiência do equipamento.
Minha panela de fervura é de 32 litros e com o tempo, ajustando a configuração do equipamento, o Beersmith me diz exatamente quanto de água vou usar para mosturar, o quanto será usado para lavar e a panela fica quase até a boca pra iniciar a fervura. Quase sempre acerto na risca a densidade pré-fervura e OG. Assim consigo produzir o máximo que meu equipamento permite. Pelo trabalho que dá, sempre produzo o maior lote possível.
Não sei se para usar BIAB tem mais algo a configurar.

Valeeeeu parceiro!

Acho que ta relativamente bem configurado o software, agora é botar a mão na massa e ir aprendendo com meu equipamento.

Uma pergunta, você acha errado eu utilizar esse mesmo equipamento para levas de 5L e levas de 20L?
Deveria ter um equipamento menor para levas menores?
 
Creio que não tenha problema, mas...

Pra que fazer uma leva de 5 litros???

Dá uma trabalhão e leva cerca de um mês pra ficar pronta (no caso de primming), mesmo que não fique uma maravilha, é tua cerveja e vai ser prazeroso bebê-la.
 
Creio que não tenha problema, mas...

Pra que fazer uma leva de 5 litros???

Dá uma trabalhão e leva cerca de um mês pra ficar pronta (no caso de primming), mesmo que não fique uma maravilha, é tua cerveja e vai ser prazeroso bebê-la.

O único motivo atual de pensar em levas menores são:

Teste de receita + falta de espaço (atualmente estou fazendo as brassagens no meu ap de SP, por facilidades com a cozinha e por estar mais tempo por aqui) e meu fogão n aguenta ferver volumes maiores que 12L de mosto.

Em breve vou fazer minhas brassagens em Piracicaba, com um fogão industrial e com geladeira a disposição para fermentação/maturação.

Ai sim a brincadeira fica level up e as levas serão de pelo menos 20L.

:tank::mug:
 

Latest posts

Back
Top