Dúvidas DryHop

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gspolaor

Member
Joined
Dec 29, 2015
Messages
8
Reaction score
0
Pessoal estou fermentando uma APA e vou partir para meu primeiro DH. Tenho algumas dúvidas quanto a isso: Uso o hop bag ou despejo os pallets direto no fermentador? Que temperatura seria indicado setar o termostato? Usar gelatina para clarificar?

Estou fermentando a 19 graus, após encerrar a fermentação primária pretendo aumentar gradativamente a temperatura até 22 ou 23 graus para a secundária e por fim fazer o DH. Pensei e deixar por 4 dias de contato com o lúpulo e depois inicar o Could-crash.

São muitas dúvidas! Valeeu
 
Pode usar o bag eu jogar direto!
Faça o Dryhop ao aumentar a temperatura, tipo uns 24° por uns 3,4 dias...
Depois é baixar a temperatura e mandar gelatina!
Abs!
 
Show!! Tinha mais ou menos essa ideia. Acho que vou deixar ela maturar por uns 10 dias e vou adicionar os pallets direto mesmo, a gelatina que se vire em limpar tudo heheheh Valeu!
 
Pode jogar direto ou colocar em um Hop Bag.... Eu colocaria em um Hop Bag... quanto menos sedimento, mais cristalina ficará sua cerveja. Eu mesmo mandei fazer meus hop bags... comprei 1 metro de Voil (tecido para cortina - R$ 8,00) e mandei fazer os saquinhos em uma costureira... 0,80 cada. 1 metro é bastante coisa, nem precisa disso tudo... meio metro dá tranquilo prá fazer uns 10 hop bags.
 
Pode jogar direto ou colocar em um Hop Bag.... Eu colocaria em um Hop Bag... quanto menos sedimento, mais cristalina ficará sua cerveja. Eu mesmo mandei fazer meus hop bags... comprei 1 metro de Voil (tecido para cortina - R$ 8,00) e mandei fazer os saquinhos em uma costureira... 0,80 cada. 1 metro é bastante coisa, nem precisa disso tudo... meio metro dá tranquilo prá fazer uns 10 hop bags.

Os sedimentos grandes do lúpulo (aqueles que ficam retidos no hop bag) não turvam a cerveja. Eles decantam pro fundo do fermentador até bem rápido, porque são grandes e pesados.

O que turva a cerveja é a fina poeira do lúpulo (que os bags não seguram), num primeiro momento e depois decantam, e de forma mais prolongada outros compostos como polifenóis, que necessitam mais tempo de clarificação a frio ou agentes clarificantes como gelatina ou biofine pra auxiliar.

Não estou dizendo que não possa haver vantagens nos hop bags, apenas acho que essa não seja uma delas, está ótimo usá-los se quiser.

Abraço
 
Pessoal estou fermentando uma APA e vou partir para meu primeiro DH. Tenho algumas dúvidas quanto a isso: Uso o hop bag ou despejo os pallets direto no fermentador? Que temperatura seria indicado setar o termostato? Usar gelatina para clarificar?

Estou fermentando a 19 graus, após encerrar a fermentação primária pretendo aumentar gradativamente a temperatura até 22 ou 23 graus para a secundária e por fim fazer o DH. Pensei e deixar por 4 dias de contato com o lúpulo e depois inicar o Could-crash.

São muitas dúvidas! Valeeu

Está ótimo assim como vc descreveu... o negócio é somente não deixar muito tempo em contato com o lúpulo, tipo mais de 7 ou 10 dias (preferencialmente menos de 7)...

Tanto faz se for utilizar hop bag ou jogar direto. Se vc está começando, aconselho o caminho mais curto e simples, que é jogar direto.

Abraço
 
As duas primeira vezes que fiz dry hopping joguei direto no fermentador, e nas duas vezes tive problema de entupimento na torneira por conta disso. Nunca mais faço isso, agora é só hop bag.
 
As duas primeira vezes que fiz dry hopping joguei direto no fermentador, e nas duas vezes tive problema de entupimento na torneira por conta disso. Nunca mais faço isso, agora é só hop bag.

Usou gelatina ?
 
Está ótimo assim como vc descreveu... o negócio é somente não deixar muito tempo em contato com o lúpulo, tipo mais de 7 ou 10 dias (preferencialmente menos de 7)...

Tanto faz se for utilizar hop bag ou jogar direto. Se vc está começando, aconselho o caminho mais curto e simples, que é jogar direto.

Abraço

Pensei exatamente assim, uma coisa de cada vez! hahah
Gracias pelas dicas! Abçç
 
As duas primeira vezes que fiz dry hopping joguei direto no fermentador, e nas duas vezes tive problema de entupimento na torneira por conta disso. Nunca mais faço isso, agora é só hop bag.

Isso não deveria acontecer, nem é comum de acontecer. Imagino ser um caso particular do seu equipamento... A torneira está muito próxima ao fundo do fermentador, talvez?

De qualquer forma, ótimo que vc conseguiu resolver o problema com hop bag, a necessidade faz com que adaptemos nossos equipamentos.
 
Isso não deveria acontecer, nem é comum de acontecer. Imagino ser um caso particular do seu equipamento... A torneira está muito próxima ao fundo do fermentador, talvez?

De qualquer forma, ótimo que vc conseguiu resolver o problema com hop bag, a necessidade faz com que adaptemos nossos equipamentos.

Não, acho que a distância tá legal. Acho que foi a quantidade mesmo 10g/L no Dry Hopping.
 
Ok... mas antes de formar uma lista de pessoas que concordam com "quanto mais melhor", permita-me discordar.

Acho absurdo usar esse valor pra dry hopping. Além de um desperdício de matéria prima, a chance de ter off-flavors é grande... quantidade de lúpulo, além de óleos essenciais também significa quantidade de matéria vegetal.

Nunca fui adepto da ideia de exagerar na dosagem, até hoje o máximo que fui foi 5g/L. Nunca bebi essa da brewdog, pra ser sincero... mas já bebi algumas com 10 e 15g/L de dry hoping, sem achar grande coisa.

O segredo está mais no balanço da receita, do que na quantidade de insumos. Só to escrevendo essa mensagem porque tenho medo de terminarem com disponibilidade de lupulo se começar a moda de IPA com 30g/L... :)
 
Essa de 27g/L também não tomei, só vi no pdf deles. Mas a jackhammer e a hardcore eu já tomei inúmeras vezes e possuem respectivamente 15g/L e 20g/L. Não sei se é só pelo dry hopping mas os aromas de ambas me agradam bastante.

E isso não quer dizer que quanto mais melhor, concordo com você. Inclusive eu percebo que quanto mais lúpulo no dry hopping maior fica o gosto vegetal da cerveja, o que remove bastante a sensação de doçura e corpo da cerveja. Essa mudança no sabor ocorre inclusive apenas algumas horas após a adição dos lúpulos. Estranhamente já vi muita gente aqui e em forums gringos dizendo que dry hopping não muda o sabor da cerveja, o que está bem errado. Dry hopping não vai deixar a cerveja mais amarga (por causa da isomerização), mas pode mudar o sabor sim.

Nas minhas experiências eu nunca consegui um aroma tão intenso assim, mesmo com os 10g/L, mas também nunca tive coragem de usar mais que isso porque nesse nível já acho que o sabor já fica mais vegetal do que eu gostaria. Não sei qual é o segredo desses caras, talvez seja o acesso a matéria prima fresquinha.
 
Ok... mas antes de formar uma lista de pessoas que concordam com "quanto mais melhor", permita-me discordar.

Acho absurdo usar esse valor pra dry hopping. Além de um desperdício de matéria prima, a chance de ter off-flavors é grande... quantidade de lúpulo, além de óleos essenciais também significa quantidade de matéria vegetal.

Nunca fui adepto da ideia de exagerar na dosagem, até hoje o máximo que fui foi 5g/L. Nunca bebi essa da brewdog, pra ser sincero... mas já bebi algumas com 10 e 15g/L de dry hoping, sem achar grande coisa.

O segredo está mais no balanço da receita, do que na quantidade de insumos. Só to escrevendo essa mensagem porque tenho medo de terminarem com disponibilidade de lupulo se começar a moda de IPA com 30g/L... :)

Gosto é gosto mas para mim 5g/L é o suficiente para ter aquela explosão de lúpulo na cara. Já cheguei a utilizar 7,5g/L mas não notei diferenças para 5g/L (foi a mesma receita, uma Imperial IPA).

Minha Red IPA que está no Postmix esse mês foi feita com 3g/L e está sensacional...nem sempre mais é melhor.

OBS.: Red IPA de verdade mesmo, não é só cor não, tem uma presença interessante de caramelo, toffee e "frutas pretas" - só fiz questão de enfatizar pois tem muita gente achando que Red IPA é uma IPA de cor vermelha apenas, e aí usa o Red X ou qualquer outra porcaria para dar a cor e esquece que o perfil de uma Red IPA é mais maltado, com corpo presente - sem deixar a drinkability de lado - bem diferente do que apenas uma IPA de cor acobreada/vermelha.
 
Essa de 27g/L também não tomei, só vi no pdf deles. Mas a jackhammer e a hardcore eu já tomei inúmeras vezes e possuem respectivamente 15g/L e 20g/L. Não sei se é só pelo dry hopping mas os aromas de ambas me agradam bastante.

E isso não quer dizer que quanto mais melhor, concordo com você. Inclusive eu percebo que quanto mais lúpulo no dry hopping maior fica o gosto vegetal da cerveja, o que remove bastante a sensação de doçura e corpo da cerveja. Essa mudança no sabor ocorre inclusive apenas algumas horas após a adição dos lúpulos. Estranhamente já vi muita gente aqui e em forums gringos dizendo que dry hopping não muda o sabor da cerveja, o que está bem errado. Dry hopping não vai deixar a cerveja mais amarga (por causa da isomerização), mas pode mudar o sabor sim.

Nas minhas experiências eu nunca consegui um aroma tão intenso assim, mesmo com os 10g/L, mas também nunca tive coragem de usar mais que isso porque nesse nível já acho que o sabor já fica mais vegetal do que eu gostaria. Não sei qual é o segredo desses caras, talvez seja o acesso a matéria prima fresquinha.

Certamente muda o sabor... e ainda além do sabor, muda também a sensação na boca (outro aspecto importante da cerveja).

Não significa que quantidades grandes vão causar problemas ou off-flavors, necessariamente... isso depende muito da técnica. Equipamentos tipo torpedo, onde a cerveja recircula por algum tempo pelo lúpulo, parecem aceitar melhor uma maior quantidade do que dry hopping normal. Talvez pelo tempo de contato.

10g/L é uma quantidade imensa de lúpulo, se não está chegando onde vc quer, provavlemente com 20g/L também não vai chegar.

Meu palpite seria problema na receita ou manejo da cerveja... usar menos malte, manter o caramelo a um mínimo, talvez zero. Usar mais malte base, talvez complementar com alguma porcentagem de malte tostado, como munich... Usar um fermento neutro, que atenue bem....

Cuidar com as transferências, pra evitar oxidação ao máximo, o aroma de lúpulo se perde muito rapidamente. Manter a cerveja pronta sempre gelada... clarificar ela (no sentido de remover o fermento - ou antes do dry hoppin, ou depois). Cuidar da saúde da fermentação, off-flavors como diacetil, entre outros, mascaram outros aromas...


Abraço
 
Certamente muda o sabor... e ainda além do sabor, muda também a sensação na boca (outro aspecto importante da cerveja).

Não significa que quantidades grandes vão causar problemas ou off-flavors, necessariamente... isso depende muito da técnica. Equipamentos tipo torpedo, onde a cerveja recircula por algum tempo pelo lúpulo, parecem aceitar melhor uma maior quantidade do que dry hopping normal. Talvez pelo tempo de contato.

10g/L é uma quantidade imensa de lúpulo, se não está chegando onde vc quer, provavlemente com 20g/L também não vai chegar.

Meu palpite seria problema na receita ou manejo da cerveja... usar menos malte, manter o caramelo a um mínimo, talvez zero. Usar mais malte base, talvez complementar com alguma porcentagem de malte tostado, como munich... Usar um fermento neutro, que atenue bem....

Cuidar com as transferências, pra evitar oxidação ao máximo, o aroma de lúpulo se perde muito rapidamente. Manter a cerveja pronta sempre gelada... clarificar ela (no sentido de remover o fermento - ou antes do dry hoppin, ou depois). Cuidar da saúde da fermentação, off-flavors como diacetil, entre outros, mascaram outros aromas...


Abraço

Eu gosto da palavra "equilibrio".
 
Certamente muda o sabor... e ainda além do sabor, muda também a sensação na boca (outro aspecto importante da cerveja).

Não significa que quantidades grandes vão causar problemas ou off-flavors, necessariamente... isso depende muito da técnica. Equipamentos tipo torpedo, onde a cerveja recircula por algum tempo pelo lúpulo, parecem aceitar melhor uma maior quantidade do que dry hopping normal. Talvez pelo tempo de contato.

10g/L é uma quantidade imensa de lúpulo, se não está chegando onde vc quer, provavlemente com 20g/L também não vai chegar.

Meu palpite seria problema na receita ou manejo da cerveja... usar menos malte, manter o caramelo a um mínimo, talvez zero. Usar mais malte base, talvez complementar com alguma porcentagem de malte tostado, como munich... Usar um fermento neutro, que atenue bem....

Cuidar com as transferências, pra evitar oxidação ao máximo, o aroma de lúpulo se perde muito rapidamente. Manter a cerveja pronta sempre gelada... clarificar ela (no sentido de remover o fermento - ou antes do dry hoppin, ou depois). Cuidar da saúde da fermentação, off-flavors como diacetil, entre outros, mascaram outros aromas...

Abraço

Penso que todos esses cuidados eu já tomei:

Já usei até 100% maris other, sem nada de caramelo.

O fermento em IPAs nunca tentei usar outro que não fosse o US-05, com ele nunca senti nada de diacetil, eu ainda faço um descanso de diacetil só por desencargo de consciência, mas com esse fermento eu não consigo sentir diacetil nenhum ao final da fermentação primária. Acredito que isso é devido a característica desse fermento somado ao fato que consigo controlar a temperatura com muita precisão.

Sempre clarifico com gelatina antes de aplicar o dry-hopping, e fica cristalino, então também descarto interação com a levedura.

Eu também acho que não seria oxidação porque se fosse eu iria sentir um grande aroma pelo menos na hora de engarrafar, e o que acontece na prática é que não sinto nenhuma melhora entre o dia que adiciono o lúpulo e o dia de engarrafar, muda mais é o sabor mesmo.

Estou com umas suspeitas do que pode ter ocorrido, e já andei cortando algumas suspeitas da lista. Acabei de fazer um novo dry hopping essa semana, vamos ver se dessa vez vai...
 
Já testei varias quantidades de g/L, diferentes temperaturas e tempo de contato

A combinação que mais gostei foi com a temperatura de 16-17ºC, por 4-5 dias, quanto a quantidade de lúpulo eu acho que mais do que 4g/L é desperdício já que não notei diferença significativa, vejo diferença somente quando troco o tipo de lúpulo, mas não na quantidade.

Com esses números nunca tive gosto de vegetal ou off-flavors gerados por lúpulos.

façam um teste e depois me digam o que acharam...

:mug:
 
Galera,

lúpulo na fermentação ou na maturação?

Já li pessoas falando bem dos dois jeitos. Estou prestes a fazer uma APA e o DH pretendo fazer na maturação, pois assim que passar os 4 dias de DH já envaso ela.
 
Eu prefiro utilizar em temperaturaa maiores para aumentar a extracao dos oleos essenciais dos lupulos


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Galera,

lúpulo na fermentação ou na maturação?

Já li pessoas falando bem dos dois jeitos. Estou prestes a fazer uma APA e o DH pretendo fazer na maturação, pois assim que passar os 4 dias de DH já envaso ela.

Tem um vídeo muito interessante sobre DH no Beerschool, que eu já assisti umas três vezes e recomendo bastante =p [ame]https://www.youtube.com/watch?v=jVtxv9nOsLo[/ame]

A verdade é que existem muitas práticas diferentes de se fazer DH e pouco consenso, em todos as variáveis possíveis: quantidade de lúpulo, temperatura, quantidade de dias, momento de se fazer o DH, se é melhor com hopbag, etc.

Por exemplo, muita gente fala para se evitar fazer DH com mais de 7 dias, mas diversos experimentos demonstraram que os sabores gramíneos demoram mais para aparecerem. Mas não duvido que alguém já tenha tido problema com menos tempo até do que 7 dias, porque alguma outra variável influenciou negativamente no resultado.

Enfim, existem algumas boas práticas, mas eu acredito que elas não vão te garantir 100% de sucesso e nem 100% de fracasso, caso contrário não haveria tanta discordância sobre o assunto.

Talvez num primeiro momento seja melhor fazer do jeito mais fácil, para garantir uma cerveja legal (acredite, vai ficar) e a partir daí ir testando e ver o que funciona melhor para você.

Caso queira saber mais, este é um texto bem legal também: https://byo.com/mead/item/569-dry-hopping-techniques

Repare a quantidade de opções que você tem a sua disposição ;)

Abraços.
 
Back
Top