Dúvidas de iniciante! Densimetro e fermentador.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

DBOSSAN

Well-Known Member
Joined
Jun 5, 2016
Messages
156
Reaction score
34
Olá caros produtores de brejas artesanais.
Podem me ajudar com (2) duas dúvidas simples.

Gostaria de saber se após a fervura do mosto eu posso jogar direto o densímetro na panela cervejeira para ver o OG, ou se ele quebra não resistindo ao calor?

A outra dúvida é que tenho um balde fermentador de 22 litros que ganhei mas só farei levas de 10 litros. Algum problema em fermentar num balde maior?

Está quase tudo certo para a minha primeira brassagem onde todo o aprendizado veio deste fórum.

Muito obrigado a todos.

Att. Daniel.
 
Olá caros produtores de brejas artesanais.
Podem me ajudar com (2) duas dúvidas simples.

Gostaria de saber se após a fervura do mosto eu posso jogar direto o densímetro na panela cervejeira para ver o OG, ou se ele quebra não resistindo ao calor?

A outra dúvida é que tenho um balde fermentador de 22 litros que ganhei mas só farei levas de 10 litros. Algum problema em fermentar num balde maior?

Está quase tudo certo para a minha primeira brassagem onde todo o aprendizado veio deste fórum.

Muito obrigado a todos.

Att. Daniel.

Amigo,

1) Acredito que não quebre o densímetro, mas não é recomendado. O densímetro direto na panela pode levar a uma contaminação. O melhor seria tirar uma amostra de 200-250 ml em uma proveta, pois aí você também pode conferir a OG com a temperatura correta regulada do seu densímetro.

2) sem problema. pode usar.

Abs
 
Usar um balde de 22L para fermentar 10L não ocorre aquele problema onde se tem muito espaço e pouco liquido, assim o gás gerado não é suficiente para fazer o airlock borbulhar?Não que isso seja um problema de fermentação mas sim apenas para o efeito de monitoramento através do airlock. Estou errado?
 
Usar um balde de 22L para fermentar 10L não ocorre aquele problema onde se tem muito espaço e pouco liquido, assim o gás gerado não é suficiente para fazer o airlock borbulhar?Não que isso seja um problema de fermentação mas sim apenas para o efeito de monitoramento através do airlock. Estou errado?


Sim, está errado!
Se o balde estiver bem vedado, vai borbulhar!


Guilherme C.
 
Tiraram minha dúvida.

Quanto ao densímetro direto no mosto quente, o que eu desejava era ter um controle instantâneo da OG para saber a real necessidade de por mais água quente para baixar a OG ou deixar ferver um pouco mais para subir a OG.

Faz sentido?

Iniciante é assim mesmo, muitas dúvidas irão surgir mas só na pratica vamos conhecendo melhor o processo.
 
Acredito que usar o densímetro direto na panela fervendo seria inútil, pois o movimento do mosto fervendo impossibilitaria a leitura. Não adiantaria uma leitura instantânea mas se precisão. Sugiro um mini densímetro. Retire os 100 ml, resfrie até 20C e coloque o mini densímetro na proveta.
 
Além do movimento do mosto na fervura, a temperatura na fervura também não lhe dará uma correta leitura da densidade. Vá pelo normal mesmo... densímetro na proveta ou refratômetro. Abraços!
 
Atente-se a correção do densimetro quanto a medição em temperaturas altas... Existe alguns sites que fazem os cálculos automáticos.
 
Agradecido!
Eu não sabia que a temperatura deveria ser jogada aos 20 graus para aferição. Então o negócio é utilizar pipeta, proveta e densimetro, não tem outra saída?

Mas vamos que vamos a primeira brassagem:rockin:
 
Lendo esse post, fiquei com uma dúvida... a discussão é sobre colocar o densímetro direto no mosto. Os colegas disseram que não seria o mais correto por conta de temperatura... mosto fervendo.... Eu sempre achei que teria que tirar exatamente a medida da proveta!!! Se a medida fosse diferente, a leitura também seria... porque eu achava que o densímetro era feito praquela medida exata. Tanto que tem uma linha na proveta onde o mosto tem que estar. Eu faço isso bem à risca... o que nem sempre é fácil por causa da espuma... tá certo isso (medida exata) ou não é preciso me preocupar com isso?
 
Lendo esse post, fiquei com uma dúvida... a discussão é sobre colocar o densímetro direto no mosto. Os colegas disseram que não seria o mais correto por conta de temperatura... mosto fervendo.... Eu sempre achei que teria que tirar exatamente a medida da proveta!!! Se a medida fosse diferente, a leitura também seria... porque eu achava que o densímetro era feito praquela medida exata. Tanto que tem uma linha na proveta onde o mosto tem que estar. Eu faço isso bem à risca... o que nem sempre é fácil por causa da espuma... tá certo isso (medida exata) ou não é preciso me preocupar com isso?

Não precisa de medida exata não. Não se preocupe...
Importante é deixar o densímetro flutuando.
 
Cara faz um calculo de concentração C1V1 = C2V2 antes da fervura que você já vai saber quanto litros vai ter que evaporar.

Tipo OG pré fervura 1,050, Volumeinicial 26 litros. OG que voce quer 1,080. Pega só os números depois da vírgula (macete) no caso da densidade :

50*26 = Volume * 80
Volume = 16,25

Ou seja voce vai ter que evaporar 26-16,25 , logo 9,75.

Você pode medir o volume ao longo da fervura ou estima quanto tempo precisa ferver.



Enviado de meu GT-I9192 usando Tapatalk
 
Back
Top