Dúvidas com equipamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

flasp2000

Member
Joined
Oct 9, 2017
Messages
14
Reaction score
1
Pessoal, boa tarde!

Estou passando por um sério dilema em relação ao meu equipamento. Hoje tenho duas panelas de 22,5 litros e faço com ela 20 litros de cerveja. Na verdade tento fazer, pois sei que deveria ter panelas de porte maior.

Meu ponto é! Hoje o que eu faço é acrescentar água após resfriar o mosto a 25 graus, até que eu consiga chegar no meu OG prentendido, porém sendo bem sincero isso me incomoda e muito!!!

Estou pensando fazer uma experiência para próxima receita e gostaria de opiniões de todos os colegas para ter uma melhor direção. Seguindo John Palmer:

Utilizar 2,5 litros de água para cada um 1 kg de malte, onde no meu caso vou usar 5 kg de malte * 2,5 L/água = 12,5 litros na Brassagem.

Terminando o processo da brassagem, iniciar a circulação e na lavagem adicionar equivalente a água primária multiplicada por 1,5 o que daria 3,75L/kg. Sendo assim, neste processo vou fazer a lavagem com 18,75 litros de água. Claro que vou ter que usar o balde fermentador chegado em aproximadamente uns 19 litros de mosto.

O que vocês sugerem?
 
Pessoal, boa tarde!

Estou passando por um sério dilema em relação ao meu equipamento. Hoje tenho duas panelas de 22,5 litros e faço com ela 20 litros de cerveja. Na verdade tento fazer, pois sei que deveria ter panelas de porte maior.

Meu ponto é! Hoje o que eu faço é acrescentar água após resfriar o mosto a 25 graus, até que eu consiga chegar no meu OG prentendido, porém sendo bem sincero isso me incomoda e muito!!!

Estou pensando fazer uma experiência para próxima receita e gostaria de opiniões de todos os colegas para ter uma melhor direção. Seguindo John Palmer:

Utilizar 2,5 litros de água para cada um 1 kg de malte, onde no meu caso vou usar 5 kg de malte * 2,5 L/água = 12,5 litros na Brassagem.

Terminando o processo da brassagem, iniciar a circulação e na lavagem adicionar equivalente a água primária multiplicada por 1,5 o que daria 3,75L/kg. Sendo assim, neste processo vou fazer a lavagem com 18,75 litros de água. Claro que vou ter que usar o balde fermentador chegado em aproximadamente uns 19 litros de mosto.

O que vocês sugerem?

Eu sugiro que vale o experimento, contudo diluir não é ruim. Eu comecei a adotar o método de diluição para aumentar os lotes. Se feito com água previamente fervida e de boa higiene, não tem problemas.

Existem outras duas alternativas: diminuir o batch (o que eu faço em cervejas de alta OG) ou trocar de equipamento. Bom, creio que ninguém quer diminuir os lotes e comprar outro equipamento só vale à pena se teus lotes já não suprem mais, por exemplo, decidi trocar minhas panelas porque 18l é muito pouco por lote.
 
Hoje o que eu faço é acrescentar água após resfriar o mosto a 25 graus, até que eu consiga chegar no meu OG prentendido, porém sendo bem sincero isso me incomoda e muito!!!

Amigo, estou pretendendo fazer exatamente isso que você está fazendo... hoje meus lotes são de 10 litros, tenho uma panela de 22,5 litros e estou pensando em aumentar os lotes para 18/20 litros utilizando a técnica da diluição ao final da fervura...

se não for incômodo, você poderia dizer o que exatamente te incomoda neste processo?

uma das coisas que me anima a fazer assim, ao invés de aumentar os equipamentos, é justamente ter itens menores para facilitar a limpeza e o armazenamento, uma vez que moro em apartamento...

se puder dar mais detalhes do seu processo eu agradeço.

abs.
 
RmCarvalho!

Vejo como problema eu acrescentar água para diluir um pouco do mosto e contaminar a cerveja. Outra coisa refere-se ao densimetro, imagine eu ficar tirando 250 ml de amostra e vendo se chegou na OG do estilo que estou esperando?

No final das contas gostaria de ajustar o minha brassagem pra chegar o mais próximo do esperando, porém sei o quanto é difícil.
 
Vejo como problema eu acrescentar água para diluir um pouco do mosto e contaminar a cerveja. Outra coisa refere-se ao densimetro, imagine eu ficar tirando 250 ml de amostra e vendo se chegou na OG do estilo que estou esperando?

Entendo perfeitamente a sua preocupação... também tenho o receio de adotar esse processo e acabar contaminando uma leva. Para minimizar esse risco penso em adotar estes dois procedimentos:

- ferver a água a ser utilizada na diluição (algo que pode ser feito de modo simultâneo à brassagem, por exemplo, para dar tempo de resfriar a água antes do momento da adição).

- utilizar uma calculadora para encontrar o volume de água necessário, como esta por exemplo:

https://www.brewersfriend.com/dilution-and-boiloff-gravity-calculator/

daí dá para saber com mais precisão quanto de água será preciso sem ter que medir várias vezes a densidade... e como tenho um mini-densímetro, com proveta de 50ml, a perda seria apenas de 50ml de mosto para encontrar a OG pós-fervura... ou de 100ml caso eu queira medir novamente após a diluição para ter certeza de que cheguei no valor pretendido.

enfim, como disse, entendo perfeitamente a sua preocupação e pode ser que depois de tentar algumas vezes eu chegue a mesma conclusão que você...

se me permite perguntar mais uma coisa, gostaria de saber qual o volume que você costuma atingir pós-fervura, antes da diluição, com a panela de 22,5 litros... chega a 18/19 litros?

pois outra alternativa que tenho pensado é em ficar nos 18 litros mesmo (ou seja, fazer receitas para 18 litros), caso seja fácil de chegar à este volume com a panela de 22,5 litros...

atualmente com uma panela de 15 litros, levando perto de 14 para fervura e 10,5 a 11 para o fermentador, tenho terminado com 10 litros ou pouco menos de cerveja pronta...

se com a panela de 22,5 der para levar uns 21 para fervura, terminar com 18 a 19 no fermentador, vai sair uns 17 a 16 litros de cerveja pronta, não é isso (aproximadamente)?

de todo modo agradeço as informações...

abs.
 
Só reforçando a importância do cuidado com esse método, eu tentei apenas uma vez:
Um dia antes, fervi a água por 15 minutos, mandei para um balde fermentador sanitizado e foi pra geladeira, e no dia, acrescentei a água que estava fria, ate pra ajudar no resfriamento
E eu tive contaminação, nunca mais fiz isso, peguei medo

Claro que cometi algum erro, pois é possível fazer isso sem problemas, mas atenção redobrada, pois essa água vai entrar na parte mais perigosa
 
rmcarvalho, após duas brassagens com o meu equipamento, estou crendo que com as panelas de 22,5 meu target fica entre 18 / 19 litros sim. O que levo em consideração é a conversão do amido para açucar mesmo e quantidade de malte que utilizo.

Uma outra dúvida que gostaria de alinhar contigo é referente a essa calculadora que você passou:

https://www.brewersfriend.com/diluti...ty-calculator/

Verifiquei que tem duas formas de calcular nela, pode me passar um exemplo das métricas que você coloca no cálculo, por exemplo 22,5?

Abraços.
 
@flasp2000,

a calculadora funciona de duas formas, que variam de acordo com o seu objetivo: densidade ou volume.

digamos que você terminou sua fervura com 18 litros e uma OG de 1060.

se sua prioridade for a densidade (item 1 da calculadora), você ira informar seu volume atual (Wort Volume = 18 litros), a densidade atual (Current Gravity = 1060) e a densidade desejada (Desired Gravity). Digamos que em sua receita a OG prevista seja 1055, nesse caso a calculador informa que serão necessários cerca de ~1,6 litros de água na diluição, o que te dará 19,6 litros finais de cerva com OG de 1055.

se sua prioridade for o volume final (item 2), você ira informar seu volume atual (Wort Volume = 18 litros), a densidade atual (Current Gravity = 1060) e o volume desejado (Target Volume). Nesse caso, digamos que seu objetivo seja levar 21 litros para o fermentador (adicionando, portanto, 3 litros de água ao mosto fervido), você informa esse valor e a calculadora lhe dirá qual será a densidade da sua cerva, nesse caso OG = 1051.

não sei se era essa exatamente a sua dúvida, mas este é um exemplo de uso.

eu ainda uso a calculadora de uma outra forma, pois por vezes faço Biab em uma panela (15 litros) que não comporta todo o volume de água necessário à brassagem e à fervura... desse modo o que faço é proceder com a brassagem com cerca de 2,5 a 3 litros de água por kg de malte e ao final, antes de mandar para a fervura, quando retiro o bag com os grãos, medir a densidade para saber quanto de água será necessário para bater a OG pré-fervura estimada para a receita...

normalmente tento ficar em um resultado ótimo entre o volume e a densidade desejada, sendo que prefiro sacrificar um pouco da densidade (alguns pontos que sejam) em favor de manter o volume final que vai para o fermentador (cerca de 10,5 a 11 litros).

agora, se sua dúvida se refere apenas à escrita: use sempre ponto (e não vírgula) para separar as casas... por exemplo: 1.060 (OG); 18.5 litros e por aí vai... a calculadora funciona tanto para litros quanto para galões, não precisa converter...

abs.
 

Latest posts

Back
Top