Dúvidas após primeiro hidromel/desastre

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Renan

Well-Known Member
Joined
Jun 12, 2013
Messages
97
Reaction score
23
Boa tarde,


Mais pro começo do ano fiz meu primeiro hidromel, fiz uma receita básica somente com mel mesmo, fermentei por dois meses mas na época eu não tinha geladeira para controlar a temperatura.

A meu ver o hidromel ficou um pouco ácido, mas bebível. O único problema era que ele nunca clarificava, fazia trasfegas toda semana e o hidromel continuava turvo igual água de chuva. Por fim taquei gelatina nele mas não adiantou muito porque estava em temperatura ambiente, depois de engarrafado é que a gelatina foi querer trabalhar só que o hidromel ficou claro mas com o fermento todo aglutinado boiando no meio da garrafa, tipo um hidromel de filme de terror. Dava para beber mas todo mundo que via a garrafa saía correndo de medo.

10448241_10201207764436610_906835699650688582_n.jpg

Agora minhas dúvidas são:
- Como eu determino o fim da fermentação? É igual a cerveja, verificando a diminuição na densidade?
- Precisa maturar a uma temperatura baixa, assim como a cerveja?
- Com controle de temperatura correto é possível clarificar bem o hidromel sem utilizar clarificantes?
 
- Como eu determino o fim da fermentação? É igual a cerveja, verificando a diminuição na densidade?

Exatamente. O princípio é o mesmo. Outra coisa importante em relação à fermentação é que, em comparação ao malte, o mel é pobre em nutrientes. Por isso é praticamente obrigatória a suplementação do mosto com algum nutriente.

- Precisa maturar a uma temperatura baixa, assim como a cerveja?
- Com controle de temperatura correto é possível clarificar bem o hidromel sem utilizar clarificantes?

Baixar a temperatura ajuda. No entanto, como o período de maturação do hidromel sempre é longo, ele tende a clarificar naturalmente, mesmo em temperaturas mais elevadas.
 
Valeu, só mais uma dúvida: compensa ficar fazendo trasfegas com o hidromel?
 
Back
Top