Dúvidas antes da primeira cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Avgvstvs

Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
5
Reaction score
0
Minha experiência na fabricação de cervejas resume-se a um curso que fiz há duas semanas. Nele, o professor mostrou dois processos de fabricação: malte e extrato. Confesso que o processo pelo malte me agradou mais, pois permite (até onde pude perceber) maior flexibilidade. É, porém, mais trabalhoso e parece demandar um equipamento um pouco mais completo. Ainda sequer me decidi pelo equipamento a comprar (aceito sugestões). Não tenho critérios pra saber como escolher. Penso, assim, em iniciar a produção por meio do extrato, que me permite trabalhar com um equipamento um pouco mais simples e ser menos propenso ao erro. Além disso, pretendo achar um tempinho e ler o "How to Brew", do John Palmer. Enfim, essas são minhas impressões gerais. Gostaria que dessem seus depoimentos de como começaram, se as dúvidas eram as mesmas que as minhas, se estou falando muita bobagem, se há um tipo mais adequado de cerveja a se produzir no início, etc...
 
Cara, nos EUA as cervejas feitas com extrato são bem mais comuns, mas aqui no Brasil é uma raridade completa.

Parafraseando o Palmer e outros, não que você não possa fazer uma cerveja ganhadora de concurso com extrato, mas se tratando de hobby e do fazer de fazer a mesma, é muito mais legal fazer um "all grain".

Quanto a equipamento, existem muitas variações, e depende muito do teu espaço, de quanto tu queres gastar, etc.

Por exemplo, o jeito mais simples que eu vejo de fazer cerveja com a menor quantidade de equipamentos possível é tendo somente uma panela e um fermentador atóxico.

Tu podes simplesmente aquecer a água inicial nele mesmo, e adicionar o malte. Feita a mosturação, tu filtra o mosto depositando-o no fermentador, e lava o malte utilizando água quente (até no máximo uns 76 graus) aquecida de outra forma, com uma panela, chaleira, etc).

Feito isso tu retira todo o malte da panela, lava, transfere o mosto que estava no fermentador para ela, e está pronto para começar a fervura.

Feita a fervura, resfria o mosto e manda pro mesmo fermentador de antes que já deve estar lavado e sanitizado.

Mas claro, quando mais simples o equipamento, mas trabalho tu tens durante a brassagem e possivelmente vais ter que levantar peso, o que pode inclusive impossibilitar que tu faça cerveja sozinho, pelo esforço.

Já pulando pra outra forma completamente diferente, caso tu tenha mais espaço e queira construir um equipamento mais elaborado, pode ter 3 panelas: uma para água quente, outra para a mosturação/filtragem, e outra para a fervura. Se elas estiverem posicionadas em cascada, melhor ainda, ou seja, a panela de água quente mais alta, depois a de mosturação, e depois a de fervura.

Isso faz com que tu possa fazer cerveja de forma mais segura pois não terá que levantar peso, pois as transferências de água e mosto serão feitas utilizando a gravidade, e por aí vai. Possibilidades de fazer um equipamento elaborado são inúmeras.

Abração,

Guenther
 
Cara, acho que depende bastante do quanto você quer gastar.
Eu comecei a fazer cerveja ano passado, gastei cerca de R$800,00 para começar, porém comprei bastante coisa.

Sempre fiz cerveja com o malte mesmo, nunca usei extrato. E concordo com o Guenther, a brincadeira parece muito mais divertida.

Eu comecei comprando duas panelas de 32L, já com torneiras, comprei moedor de malte, um chiller em espiral, um fermentador de 30L, uma colher bem grande, comprei alguns materiais pra fazer uma bazuca, entre outras coisas...

Mas acho que vai depender bastante do que você pretende. O mais importante é começar a fazer cerveja logo. A minha primeira cerveja teve contaminação e ficou horrível, mas 32 cervejas depois, a primeira ainda foi a única que tive problemas, todas as outras ficaram ótimas.
 
Dentro das simplicidades existe uma outra maneira, que eu tenho usado pra levas experimentais e é conhecida como BIAB "brew in a bag" ou seja, mosturação no saco.

Adquira (ou costure) um saco de tecido (uso voil, tecido pra cortina) que caiba na sua panela, ali vc pode colocar todo o malte, e a parte que eu gosto desse sistema é que vc pode colocar qualquer coisa, quanta aveia quiser, abóbora, ou qualquer coisa gosmenta que vc nunca vai ter o maior problema que tentamos resolver nas panelas de mosturação: o entupimento!

Então quando acaba a mosturação, vc pode escolher lavar o malte ou não. Recolhe o saco, deixa escorrer a água (espremer ou não o saco é um assunto que já cria outro tópico aqui no fórum...), e lá está o teu mosto limpinho ja na panela pra começar a fervura, sem precisar fazer diversas transferências...

Claro que todo equip. tem uma desvantagem. A que eu vejo nesse é que ele limita o tamanho da sua leva, pq vc tem q suspender o saco com todo o malte + o peso em água que ele absorveu... a nao ser que vc tenha um mini-guindaste, mas dai também já é outra historia...
 
É... Eu to montando meu sistema...por gravidade usando 3 panelas e 3 fogareiros... No total já devo ter gastado uns R$ 2500 pois tb comprei uma geladeira industrial pra ate 100l e ainda falta comprar um visualizador de nível pra pelo menos uma panela e o postmix, com cilindro de CO2... Agora pelo que vi...Quem quer fazer mesmo...Ainda que com muito trabalho, com R$ 500 da pra montar um sistema simples...

LTZSoAH.jpg
 
Com R$ 800,00 eu já consigo tudo pra fazer uma all-grain? O equipamento influencia muito na qualidade? Digo isso porque hoje em dia existem dezenas de anúncios de equipamentos, com os preços mais variados, e os mais caros são sempre mais bonitos, aí depois você olha de novo para o mais baratinho e fica em dúvida se ele será capaz de produzir alguma coisa, rs. Mas sei que isso é bobagem minha.

Esse seu sistema é muito legal, George, e vai na linha do escalonamento que o Guenther falou acima. Vou pesquisar mais alguns equipamentos e trago as dúvidas.
 
Com R$ 800,00 eu já consigo tudo pra fazer uma all-grain? O equipamento influencia muito na qualidade? Digo isso porque hoje em dia existem dezenas de anúncios de equipamentos, com os preços mais variados, e os mais caros são sempre mais bonitos, aí depois você olha de novo para o mais baratinho e fica em dúvida se ele será capaz de produzir alguma coisa, rs. Mas sei que isso é bobagem minha.

Esse seu sistema é muito legal, George, e vai na linha do escalonamento que o Guenther falou acima. Vou pesquisar mais alguns equipamentos e trago as dúvidas.

Rapaz...Consegue sim...com certeza! Vc monta um sistema simples, mas monta sim. Vou repetir pra vc as palavras do Mestre Cervejeiro Avoletta, dono da cervejaria Blaummer em Salvador, durante um workshop que estive: "Os equipamentos mais caros servem pra facilitar o trabalho do cervejeiro...Isso não influencia diretamente na garantia de qualidade da cerveja...". Veja que cerveja, era feita em tempo remotos sem equipamentos sofisticados e ao que se nota, eram fantásticas...

Eu confesso que to investindo um pouco mais nos meus, pq sou preguiçoso e quero ter o menor trabalho possível pra beber minhas brejas, e pq penso em produzir de 80 a 100l...Ai a coisa exige um pouco mais de atenção...Eu automatizando o máximo que puder, imagino que facilite meu trabalho, mas como disse o mestre, não quer dizer que vá fazer boas brejas...
 
Tbm comecei faz pouco tempo. Comprei um kit pronto do site cervejando completinho que não tenho do que reclamar faço uns 14-16 litros de cerveja por leva.
Abraço e sucesso!
 
Cara, eu comecei a fazer cerveja com extrato, gastando apenas R$300 reais em equipamento, comprando apenas o básico do básico. Agora comecei a fazer com o Brew in a bag, e agora sim senti vontade de investir mais. Como disseram ai, com o meu equipamento é meio complicado fazer uma cerveja sozinho, por isso até hoje meus dias de fazer cerveja foram com um amigo, o que não é nada ruim. rs

Segue ai o link do meu blog onde falo dessa minha experiência com cerveja caseira com sérias restrições orçamentárias...
http://www.hopheads.com.br/2013/06/03/cerveja-caseira-comecando-sem-gastar-muito/
 
Conforme figura da mensagem #5, estou com uma dúvida: como funciona o seu sistema de gás (as conexões entre as torres)?
Legal seu projeto,
Ricardo
 
Conforme figura da mensagem #5, estou com uma dúvida: como funciona o seu sistema de gás (as conexões entre as torres)?
Legal seu projeto,
Ricardo

Rapaz... eu ate comprei uma peça que em tese permitiria usar apenas UM bujão de gás...mas desisti pq é muita pressão e muito gás fica nas mangueiras...inclusive nesses fogões sem regulador (diferente dos de cozinha convencionais) primeiro desliga o registro, pra depois o interruptor... e mesmo depois de desligar o registro ainda fica com fogo ligado por uns 5 segundos...(devido ao gás na mangueira)

Logo, vou usar 2 bujões de gás...diretamente ligado no fogão...alternando o fogareiro do meio (mostura) e o mais baixo (fervura)...Vou deixar um ligado exclusivamente pra caldeira...
 
Show esse projeto, mas agora estou querendo passar para as automáticas kkk
 
Avgvstvs, tb sou iniciante... Já fiz duas levas, uma de 40 litros (dividido em duas brassagens de 20) de uma A.P.A. e outra de 20 L de uma Weiss... Até o momento tivemos um gasto de 1360 (dividido em 3 pessoas) e neste preço já com insumos pros primeiros 40 litros, gás... Pesquisamos entre 6 e 10 sites... alguns itens compramos no centro de SP, como as panelas e as válvulas... (Temos 1 fogareiro, 2 panelas de 38 L com valvula, fizemos a bazooka e o fundo falso tb, 2 fermentadores de 22 L...
Nao compramos as panelas prontas e com isso economizamos um pouco pra comprar outros itens de qualidade.. recomendo fazer diversos orçamentos e o que conseguir montar... Manda ver!!!!
Obs. Ainda nao temos nossa geladeira... Mas resolveremos em breve!!!

Por acaso vc fez o curso com o Jaime no Pier??.. rsrsrs...
 
Meu setup inicial (ainda em construção), custo aproximadamente 500 pilas.

1 panela 15 litros - alumínio
2 fermentadores de 12 litros cada
1 moedor guzzo
1 fogareiro de alta pressão 2 bocas
Densímetro e proveta 250 ml
Tubo de becker 1000ml (não sei pra que eu comprei isso, mas eu gosto dele!!!!)
Termometro, musseline (pra fazer grain bag), e outras coisas que eu não lembro.

Segredo? Compre tudo que puderes em lojas físicas. Por exemplo, a proveta, becker e pipetas eu consegui em lojas de essências (pra fazer artesanato). A panela, fogão e moedor, eu consegui em um fornecedor de cozinha industrial.

Fermentadores e densímetro eu comprei na Artebrew mesmo, porque não achei um fornecedor na minha cidade.

Claro que minha proposta era comprar o máximo de coisas gastando o mínimo de reais. Ainda tenho que fazer a furação da panela, fazer os airlocks e comprar mangueiras, mas como eu faço isso por hobby, pra mim vale a pena.

Meus 2 centavos.
 
Back
Top