Dúvida sobre starter em etapas.

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eduardo Diavam

Well-Known Member
Joined
Mar 8, 2021
Messages
91
Reaction score
33
Location
Pato Branco - Paraná
Bom dia pessoal, tenho algumas duvidas sobre starter em etapas, vou pontuar e deixar o mais claro possível:
Minha receita é uma Belgian Dubbel com 1065 de OG para exemplificar. Vou usar apenas um pacote do fermento Lallemand Abbaye Belgian Style e quero chegar na quantidade correta de inoculação usando 1.0 de Target Pitch Rate.
Se eu começo o starter direto com 4l ja atinjo a quantidade correta, segue foto:
1621858049833.png


O problema que meu erlenmeyer é apenas 2l, e precisarei fazer starter em etapas, mas se eu faço duas etapas de 2l n atinjo a quantidade de inoculação, segue foto:
1621858118089.png

Pq isso acontece?
Outras duvidas:
A Lallemand deixa claro que não necessita de oxigenação pq o fermento em si tem tudo que precisa para se multiplicar até 4 vezes. Mas se eu faço o starter e ele ja vai utilizar utilizar essas quantidades de multiplicação?
E sobre o fermento que foi multiplicado no primeiro dia, para mim começar o segundo dia eu preciso colocar ele inteiro? Ou qual a quantidade que eu coloco para começar o segundo?
 

Attachments

  • 1621857893504.png
    1621857893504.png
    233.2 KB · Views: 4
Pq isso acontece?
A taxa de multiplicação da levedura varia conforme a densidade de células no volume de mosto. Isso é muito bem explicado no livro LEVEDURA, mas a página do Brewer's Friend explica resumidamente no tópico "Yeast Growth Equations".


Em relação a suas outras dúvidas, vou sugerir uma abordagem um pouco diferente (e controversa): RELAXA. O caseiro se preocupa muito com números, sendo que as coisas não precisam ser tão a ferro e fogo no tamanho das nossas brassagens (palavras do próprio Chris White). Se quiser se aprofundar sobre isso, recomendo ver o método "Shaken, Not Stirred":
https://www.experimentalbrew.com/blogs/saccharomyces/shaken-not-stirred-stir-plate-myth-busterhttps://www.homebrewersassociation.org/forum/index.php?topic=35662.0Em um baita resumo, é um método que ignora a quantidade final de células (!!), exige que você faça uma boa oxigenação, e permite que você jogue levedura 100% ativa na fermentação.
Eu tenho usado esse método há umas 5 brassagens, e só tenho resultado bom - e com MUITO menos trabalho!
 
A taxa de multiplicação da levedura varia conforme a densidade de células no volume de mosto. Isso é muito bem explicado no livro LEVEDURA, mas a página do Brewer's Friend explica resumidamente no tópico "Yeast Growth Equations".


Em relação a suas outras dúvidas, vou sugerir uma abordagem um pouco diferente (e controversa): RELAXA. O caseiro se preocupa muito com números, sendo que as coisas não precisam ser tão a ferro e fogo no tamanho das nossas brassagens (palavras do próprio Chris White). Se quiser se aprofundar sobre isso, recomendo ver o método "Shaken, Not Stirred":
https://www.experimentalbrew.com/blogs/saccharomyces/shaken-not-stirred-stir-plate-myth-busterhttps://www.homebrewersassociation.org/forum/index.php?topic=35662.0Em um baita resumo, é um método que ignora a quantidade final de células (!!), exige que você faça uma boa oxigenação, e permite que você jogue levedura 100% ativa na fermentação.
Eu tenho usado esse método há umas 5 brassagens, e só tenho resultado bom - e com MUITO menos trabalho!
Mas exemplificando, a densidade de células de 4 litros não sera a mesma que de dois litros x 2 ? Tive que fazer um starter de 3 etapas com 2l cada para chegar ao Pitch Rate, sendo que se eu começasse direto com 4 litros ja teria o suficiente. Vou dar uma olhada nos artigos, agradeço a sugestão. Sobre o livro, é o próximo que irei ler, estou lendo o Brew Like a Monk no momento, e por sinal esta muito bom.
 
Mas exemplificando, a densidade de células de 4 litros não sera a mesma que de dois litros x 2 ?
Você está pensando só na variável tamanho do starter, e está ignorando a outra variável: quantidade de células inoculadas.
Colocar X células em Y litros dá um resultado. Mas colocar 2X células em 3Y leveduras dá outro resultado.
Leia o tópico "Yeast Growth Equations" da página da calculadora do Brewer's Friend: ele fala sempre empre "inoculation rate" (taxa de inoculação), ao invés simplesmente de "tamanho do starter".

Abraço!
 
Starter em etapas é complicado mesmo. Eu evito sempre, pois depois de 24h da primeira etapa vc tem que decantar o starter para descarte do flutuante e depois iniciar outro starter....
Muito complicado e demorado!
Se vc tiver tempo e planejamento economiza uma boa grana com isso, é claro. Aumenta o seu risco de contaminação tb.
Quando preciso de algo assim, inicio o starter com 2 ou 3 pacotes de levedura, diminuindo a economia mas ganhando tempo e diminuindo o risco de contaminação.
É só a minha ideia sobre isso.
Cada um vai fazer do seu jeito.
Mas dentro da minha disponibilidade de tempo e dinheiro é o que eu posso fazer hj.
Espero ter ajudado.
Abs
 
Uma sugestão:
Faça o starter com 2 litros. Decante a levedura.
Divida em duas partes diferentes e faça uma parte no erlenmeyer e a outra em um vidro de 800ml com apenas 500ml de mosto.
A do vidro não precisa colocar no agitador, só balance de vez em quando para oxigenar.
Isso vai gerar as células suficientes para seu mosto.
 
A taxa de multiplicação da levedura varia conforme a densidade de células no volume de mosto. Isso é muito bem explicado no livro LEVEDURA, mas a página do Brewer's Friend explica resumidamente no tópico "Yeast Growth Equations".


Em relação a suas outras dúvidas, vou sugerir uma abordagem um pouco diferente (e controversa): RELAXA. O caseiro se preocupa muito com números, sendo que as coisas não precisam ser tão a ferro e fogo no tamanho das nossas brassagens (palavras do próprio Chris White). Se quiser se aprofundar sobre isso, recomendo ver o método "Shaken, Not Stirred":
https://www.experimentalbrew.com/blogs/saccharomyces/shaken-not-stirred-stir-plate-myth-busterhttps://www.homebrewersassociation.org/forum/index.php?topic=35662.0Em um baita resumo, é um método que ignora a quantidade final de células (!!), exige que você faça uma boa oxigenação, e permite que você jogue levedura 100% ativa na fermentação.
Eu tenho usado esse método há umas 5 brassagens, e só tenho resultado bom - e com MUITO menos trabalho!
Agora entendi o que voce quis dizer, estava olhando sobre o método SNS, parece interessante, achei um pouco confuso nos links citados (de como fazer) e achei esse: Shaken-not-Stirred Yeast Starter (Illustrate Steps for the SNS Method) , vou pesquisar mais sobre...
 
Starter em etapas é complicado mesmo. Eu evito sempre, pois depois de 24h da primeira etapa vc tem que decantar o starter para descarte do flutuante e depois iniciar outro starter....
Muito complicado e demorado!
Se vc tiver tempo e planejamento economiza uma boa grana com isso, é claro. Aumenta o seu risco de contaminação tb.
Quando preciso de algo assim, inicio o starter com 2 ou 3 pacotes de levedura, diminuindo a economia mas ganhando tempo e diminuindo o risco de contaminação.
É só a minha ideia sobre isso.
Cada um vai fazer do seu jeito.
Mas dentro da minha disponibilidade de tempo e dinheiro é o que eu posso fazer hj.
Espero ter ajudado.
Abs
Acabei fazendo 3 starters de 2 lt, realmente deu um trabalho gigante. Trincou meu erlenmeyer, vazou no fogão, uma bagunça tremenda. Minha idéia era economizar mesmo, mas ja estou providenciando um pote de vidro de 5l para fazer um dia só e tb um aerador para ajudar.
 
Back
Top