Dúvida sobre o estilo da cerveja

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

neyestevao

Active Member
Joined
Jul 8, 2013
Messages
30
Reaction score
5
Bom dia.

Existe alguma forma (tabela ou algo parecido) que eu possa utilizar pra me guiar ao saber exatamente qual o estilo da cerveja que produzi, a partir dos resultados finais e não somente com a minha intenção?

Por exemplo, eu digo que minha cerveja foi feita com tais ingredientes, que tem tais características no aroma, sabor, etc. e então vou filtrando os resultados dizendo que ela se encaixa nestes ou naqueles estilos, e a partir disso eu analiso melhor pra saber.

Sem ter que verificar estilo por estilo na BJCP, por exemplo, pra saber as características e ingredientes de cada um. Digo isso porque acabamos de produzir a nossa segunda cerveja e no dia que fomos comprar os insumos, não tínhamos ideia de maltes e lúpulos que precisaríamos pra produzir determinado estilo e aceitamos a sugestão do vendedor.

Também não estou preocupado em "estar no estilo", mas é mais para ter uma referência, em que eu possa dizer que a nossa cerveja "puxa mais pra uma assim do que assim".

Imagino que o ideal seria experimentar diversos rótulos de cada estilo e aí então saber as diferenças por experiência própria, mas ainda somos iniciantes nisso e não conhecemos tantas cervejas para comparar características desse modo. Então caso tenha alguma forma de auxiliar nisso, melhor.

"É um suco de limão que parece tamarindo e que tem gosto de groselha."

:mug:
 
Ney, não tem uma ferramenta que te diga isso, até porque dentro de cada estilo, você pode montar diversas receitas diferentes com diversos ingredientes.

Olhando no tópico de receitas aqui no fórum, já vi algumas receitas de Weissbier bem diferentes das minhas, inclusive com ingredientes diferentes. Eu só uso malte pilsen e malte de trigo, outras pessoas usam trigo não maltado, aveia, etc.

Quando se passa para a questão dos lúpulos a variedade é ainda maior. Eu costumo usar Magnum e Saaz, mas na falta de Saaz se utiliza muito o Hersbrucker. No lugar do Magnum já vi diversos lúpulos diferentes, e deve ter gente que usa muito mais do que duas variedades de lúpulo.

Sendo assim, fica difícil encaixar uma receita em um estilo simplesmente pelos ingrediente.

Então assim, pela maioria das discussões, se você quer seguir um estilo, pesquise sobre ele, monte sua receita e diga que sua cerveja é tal estilo. Se não, esqueça os estilos e diga "essa é a minha cerveja".

Abraço.
 
neyestevao,
Minha sugestão é: leia o BJCP. Só assim você vai saber em qual(is) estilo(s) as características da tua cerveja se encaixam.

No caso de você não ter ideia das características que os ingredientes irão encorporar a cerveja. O que você pode fazer, usando o beersmith, é definir um estilo, adicionar os ingredientes da tua receita e ver como ficam as características dentro dos intervalos daquele estilo.
Fora isso, é conhecimento empírico. Conforme você vai usando os maltes, lúpulos etc, você vai conhecendo e entendendo as características de cada um. Tentativa e erro. Simples assim!

Abraço.
 
Obrigado pelo auxílio, pessoal. Imaginei que fosse algo assim mesmo.

Na verdade é mais ou menos isso que estou fazendo, só que ao invés de usar o beersmith, eu coloco a nossa receita no brewtoad e vou passando os estilos pra ver em quais se encaixam, a partir disso eu vejo as características no BJCP. Acabou sendo uma mistura de diversas características. Então acredito que, no fim das contas, o estilo vai ser "nossa cerveja" mesmo, hehehehe.

Abraço.
 
neyestevao,
Exato! Falei do beersmith porque é o que eu uso, mas todas esses SWs/ferramentas pra criação de receitas são muito parecidos. Só é bom cuidar que a referência seja a mesma (BJCP 2008, por exemplo).

Quanto a definição do estilo da tua cerveja, é por ai mesmo. Mais importante do que definir um estilo, é conhecer e entender como os ingredientes, e tipos diferentes deles, funcionam na receita e no processo. A partir dai você consegue usa-los para melhorar tuas receitas de acordo com o estilo e, mais importante, com teu gosto!

Abraço.
 
Além disso tudo eu recomendo baixar e instalar o BJCP para Android se tiver celular com Android. Os guidelines do BJCP ajudam muito ao definir o estilo.
Poste sua receita que podemos ajudar também.

Abraço
 
É o que estou fazendo, aos poucos vou estudando os estilos pelo BJCP (inclusive já havia baixado o aplicativo para android, muito legal), e agora vou estudar essas listas dos ingredientes também, vai me ajudar na formulação das próximas receitas.

Muito obrigado pelo auxílio.

Quando a cerveja estiver pronta, posso dar as minhas percepções só pra ter uma ideia de como ficou.

Abraço!
 
Back
Top