Dúvida sobre inoculação em Barley Wine

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Renan

Well-Known Member
Joined
Jun 12, 2013
Messages
97
Reaction score
23
Bom dia,


Vou fazer uma Barley Wine que se tudo der certo deve dar 12 litros de mosto a 1,100 de OG.

De cara eu já comprei 3 pacotes de fermento, aí gostaria de uma opinião: eu posso colocar os três pacotes logo de início ou seria mais interessante colocar 2 pacotes e guardar um para mais tarde?

Por exemplo: se as leveduras resolverem dormir antes de atenuar para os 1,025 que deve dar na receita, aí então eu inocularia o terceiro pacote com leveduras novas e mais ativas.
 
Inocule os três pacotes no início da fermentação.

Quando eu faço cervejas com OG´s extremas, eu envaso como faria com qualquer outra cerveja e as deixo condicionando na própria garrafa. Nunca tive problema com geração de CO2.

Não sei o quão experiente você é com Big Beers, mas em uma OG tão extrema sempre tem maiores chances de dar algo errado na fermentação. Na dúvida, capriche na aeração (mandatório para OG´s altas, independente de ser levedura seca ou liquida) e não economize fermento.

Tu chegou a fazer as contas pra ver se essa quantidade de fermento atende? O padrão para altas gravidades é 1.25 milhões de células x ml x grau plato. Se estiver na dúvida, confere em alguma calculadora online pra ver se bate.

Se faltar fermento, bota mais um pacote.

O resto é tentativa e erro, basicamente. ;)
 
Valeu pelas dicas, essa vai ser minha primeira Big Beer. Fiz os cálculos do fermento e os três pacotes dão quase o dobro do necessário. Outra coisa que vi também fazendo umas pesquisas aqui é sobre a carbonatação, vi em alguns lugares que recomendam diminuir a quantidade de primming na garrafa pra algo como 1/3 do normal.

No exemplo acima você envasa sem colocar o primming?

No meu caso, dos 12 litros, metade eu vou deixar na garrafa por no mínimo 1 ano, e a outra metade eu vou tomando uma garrafa por mês pra ir vendo a evolução da cerveja.
 
Valeu pelas dicas, essa vai ser minha primeira Big Beer. Fiz os cálculos do fermento e os três pacotes dão quase o dobro do necessário. Outra coisa que vi também fazendo umas pesquisas aqui é sobre a carbonatação, vi em alguns lugares que recomendam diminuir a quantidade de primming na garrafa pra algo como 1/3 do normal.

No exemplo acima você envasa sem colocar o primming?

No meu caso, dos 12 litros, metade eu vou deixar na garrafa por no mínimo 1 ano, e a outra metade eu vou tomando uma garrafa por mês pra ir vendo a evolução da cerveja.

Eu faço o que me parece lógico, e eu não vejo, ou nunca percebi, razão real para diminuir a quantidade de solução para priming. Eu pego o guia de estilos e cálculo para o valor sugerido pelo guia de estilos.

Já vi gente que faz priming com menos açucar com medo de ter garrafa bomba, por isso é importante botar a quantidade certa de fermento e não ter pressa.

Diferente de uma "cervejinha", uma big beer não atinge sua FG em poucos dias, por isso uma boa 'fermentação secundária' é necessário.

Resumindo o meu processo: Eu costumo deixar minhas cervejas descansando mais ou menos 30 dias no fermentador, em 26ºC, depois disso eu faço o priming normalmente, e espero. Deve demorar de 30 a 60 dias para que ela fique carbonatada, e algo entre 120 e 180 dias para ficar boa para consumo.

Tenho percebido que depois disso, o "potencial de melhora" dessa cerveja diminui consideravelmente. Digo, ela continua melhorando, mas nada que justifique trancá-las num cofre pra experimentar daqui a 5 anos. Aliás, você sabe que está no caminho certo quando sua cerveja de 12 meses está ligeiramente melhor do que estava quando tinha 6 meses. Excepcionalmente melhor é sinal de que algo saiu errado na fermentação.

Meu processo não é perfeito (nenhum é, no fim das contas...) e tu pode se basear no meu processo pra encontrar o teu. Tempos, rampas e gostos e sensações são coisas bem pessoais, e é preciso experimentar para encontrar o que te agrada, ainda mais nesse universo complexo e particular de cervejas de alta densidade.

Boa sorte com tua barley wine.
 
Só mais uma dúvida: o descanso de 30 dias que você faz é antes ou depois da maturação?
 
Só mais uma dúvida: o descanso de 30 dias que você faz é antes ou depois da maturação?

Eu faço um descanso de diacetil (alguns chamam de maturação, outros de fermentação secundária...) mais longo do que eu faria em uma cerveja comum.

Eu deixo 30 dias para esse tipo de cerveja, mas poderiam ser 15, 40, 25, não tem prazo mínimo ou máximo pra isso...

Se você achar que 30 é muito, deixa 20. Se achar que é pouco, deixa 60. O legal é ir provando e pegando o teu ritmo e treinando o teu sensorial, estudando a evolução da cerveja como um todo.

Eu gosto de 30 porque dá tempo de atenuar bastante, sentir um pouco da evolução sensorial da cerveja antes de engarrafar, e de quebra, ainda tem fermento viável pra carbonatação. Conheço gente que deixa mais tempo no fermentador e inocula fermento novo na hora de engarrafar. Nada contra, mas eu acho desnecessário.

Ou seja, o importante aqui é experimentar e ver o que funciona melhor pra você.

Abraços!
 
Revivendo o topico to afim de fazer uma Barleywine, será que ao inves de oxigenar posso usar azeite?
 
Back
Top