Dúvida - Receita Carlsberg

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

vitorsx

Member
Joined
May 29, 2015
Messages
18
Reaction score
3
Estou pensando em fazer uma lager na minha próxima brassagem e peguei a Carlsberg como base. Encontrei essa receita na internet mas fiquei em dúvida sobre um ingrediente: White Sucrose. Isso seria açúcar normal ou não tem nada a ver?
Segue a receita:

CARLSBERG HOF

OG 1041
Plato 10.2

23 Litres
Pilsner Malt 3220g
Carapils 240g
White Sucrose 470g

Hallertau 35g 90min
Irish moss 10g 15min

Brewing method
Temperature-stepped infusion or double-decoction mash. Can do this as a 2 step mash or a simple infusion mash.

Mash Schedule 50c-20min
66c-45min
72c-45min

Boil time 90min
Racking gravity 1006 1.5 Plato
Alcohol content 4.7% by volume 3.8 by weight
Bitterness 23 EBU
Colour 5 EBC
Ferment at 10-15C, lager at 10C

Yeast Wyeast 2042 Danish Lager yeast would be my choice.
 
Sim, é açucar branco normal, sacarose.

Dessa receita eu eliminaria a rampa aos 50ºC porque não é necessária e ferveria os lúpulos só a partir dos 60 minutos.

Abraço
 
Valeu, vou tentar ela aqui. É minha primeira lager e outra dúvida que tenho é na quantidade dos grãos.

Meu kit é de 20L e costumo usar 5kg de malte de 15L de água. Nessa receita não chega nem a 4kg de malte. Calculei a proporção e ficaria assim:

Pilsen - 4650g
Carapils - 350g
Açúcar - 680g
Lúpulo - 50g
Irish Moss - 15g

Eu poderia fazer assim mesmo ou as lagers costumam ter uma quantidade menor mesmo de grãos?
 
Valeu, vou tentar ela aqui. É minha primeira lager e outra dúvida que tenho é na quantidade dos grãos.

Meu kit é de 20L e costumo usar 5kg de malte de 15L de água. Nessa receita não chega nem a 4kg de malte. Calculei a proporção e ficaria assim:

Pilsen - 4650g
Carapils - 350g
Açúcar - 680g
Lúpulo - 50g
Irish Moss - 15g

Eu poderia fazer assim mesmo ou as lagers costumam ter uma quantidade menor mesmo de grãos?

Cara, calcular receita com base em quantidade de grãos apenas é muito vago, porque difere muito entre cada sistema... Vc tem que saber qual é a eficiência média do seu equipamento e calcular a quantidade de grãos a partir desse valor, pra obter a OG que vc procura, senão vai sair qualquer coisa aleatória da receita...

Sugiro vc usar um software de apoio pra isso, beersmith por exemplo. Se vc não sabe qual sua eficiência, pode começar utilizando a padrão do programa, que é uma eficiência média pra maioria dos equipamentos.

Insira essas quantidades de malte lá, pro seu volume, e veja se vai dar a OG que vc quer, se não der vc pode redimensionar a receita com as ferramentas do programa.

Depois faça a cerveja e procure anotar os valores de densidade, volumes pré e pós-fevura que vc obteve, assim vai conseguir saber com precisão qual foi a sua eficiência, e poderá usar esse valor então no beersmith pras próximas cervejas, assim terá sempre previsibilidade dos seus resultados.

Se vc tiver dificuldade com o programa, dê uma pesquisada no fórum, se ainda assim não achar respostas, não hesite em perguntar.

Abraço
 
É pelo que vi esses softwares ajudam mesmo. Comecei a fazer a pouco tempo então ainda não tinha dado tanta atenção pra eles, mas vou olhar melhor agora. Valeu :)
 
Valeu, vou tentar ela aqui. É minha primeira lager e outra dúvida que tenho é na quantidade dos grãos.

Meu kit é de 20L e costumo usar 5kg de malte de 15L de água. Nessa receita não chega nem a 4kg de malte. Calculei a proporção e ficaria assim:

Pilsen - 4650g
Carapils - 350g
Açúcar - 680g
Lúpulo - 50g
Irish Moss - 15g

Eu poderia fazer assim mesmo ou as lagers costumam ter uma quantidade menor mesmo de grãos?

Só um detalhe. O açúcar é um fermentável (extremamente eficiente), então a impressão de ter menos malte é relativa (tem menos malte, mas deve ter até mais massa fermentável que você está habituado). Outro detalhe. Usando um software, vc notará que ao incluir o açúcar a OG estimada subirá consideravelmente, mesmo tendo menos malte que o de costume.
 
Back
Top