Opiniões - Receita Vienna Lager

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

osrocha

Active Member
Joined
Dec 21, 2017
Messages
32
Reaction score
23
Caros Cervejeiros,

Estou tentando preparar a receita de uma Vienna Lager, estilo que gosto bastante, mas tenho algumas dúvidas quanto aos maltes a serem utilizados e também quanto ao perfil de água adequado ao estilo. Segue abaixo um esboço de receita pra 25 L.


Gravidade Original: 1,052
Gravidade Final : 1,012
IBU : 25
COR : 25 EBC

MASH : 67º C
FERMENTAÇÃO : 9º C

Elaborei a receita baseado em algumas que vi por aí na Web, mas não tenho certeza se esse grist é adequado, por isso gostaria de saber as experiências de vocês. Outro ponto que não encontrei boas informações foi sobre o perfil de água indicado para a Vienna. O Bronco (youtube) e um post no HomeBrewTalk americano (aqui) orienta, sobre a relação sulfato/cloreto, pender pro sulfato, no entanto assisti a um vídeo do Concerveja (youtube) que orienta justamente o contrário, ou seja, um perfil de água com mais cloretos que sulfatos. Então fica a outra pergunta, que perfil de água vocês indicam/utilizam.

Enfim, essas são as dúvidas e agradeço quaisquer outras observações/indicações para uma boa receita desse estilo.

Abraços!
 
Primeiramente o seu perfil de água vai depender do "tempero" que vc quer para sua bera, maior quantidade de sulfatos irá trazer uma sensação de secura/frescor maior, maior quantidade de cloretos irá trazer uma maior sensação de maltado/corpo. Particularmente prefiro perfis equilibrados para esse estilo, porém fiz uma vienna lager só uma vez. Para essa OG/FG eu iria de algo próximo a isso: Ca 80~90/ Mg 0~5/ Na 25~35/ Cl 80/ SO4 95/ HCO3 mais próximo de zero.

Sobre a receita em sí para meu gosto está bacana, adoro o malte special B. Talvez pensaria em reduzir o carahell pela metade, por gosto pessoal.

Principal ressalva que faço: Faça um starter nesse fermento líquido, e depois capriche na aeração do seu mosto antes de inocula-lo. Lembre-se do descanso do diacetil (diacetil rest) ao usar essa cepa.
 
Back
Top