Opinião Receita American IPA 55L

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Engarrafamos, deu cerca de 50,3ml.. na hora de fazer o priming eu calculei para 49L.. entao a qtd de açucar por litro ficou em 6,8g. Vamos ver no que vai dar..

d975226b01f0788528b6f2f8f983b24a.jpg


Fiz o esquema da garrafinha amassada para acompanhar..

54915487778246efdf789884607681e3.jpg


[ ]'s
 
Engarrafamos, deu cerca de 50,3ml.. na hora de fazer o priming eu calculei para 49L.. entao a qtd de açucar por litro ficou em 6,8g. Vamos ver no que vai dar..

d975226b01f0788528b6f2f8f983b24a.jpg


Fiz o esquema da garrafinha amassada para acompanhar..

54915487778246efdf789884607681e3.jpg


[ ]'s

Não conheço esse esquema...para que serve? para ver se está aumentando a pressão?

Só pra isso né? Afinal não tem como saber o qt de pressão vai ter...

Tah bem bonita a cor da breja e parece bem limpa tb =)
 
Isso mesmo tomazela, com a garrafinha amassada você consegue monitorar a carbonatação. Na medida que vai produzindo CO2 ela vai expandindo e isso te sinaliza que a carbonatação esta acontecendo.

A cor esta bacana né? Mas eu acho que poderia ter ficado melhor... não sei se a gelatina deu tão certo assim, mas certamente ajudou pois do jeito que estava turva ia uns 15 dias ou mais para clarificar desse jeito.

[ ] 's
 
Eu sempre uso a calculadora do brewersfriend, usando 20C na "Temperature of beer", independente dela estar no cold crash a 0C.... pro meu esquema de produção tem funcionado beleza...
Ah, sempre jogo os volumes de CO2 quase no máximo do estilo (ex: se é uma IPA, eu faço primming pra ter 2,6 volumes de CO2).
 
Eu sempre uso a calculadora do brewersfriend, usando 20C na "Temperature of beer", independente dela estar no cold crash a 0C.... pro meu esquema de produção tem funcionado beleza...
Ah, sempre jogo os volumes de CO2 quase no máximo do estilo (ex: se é uma IPA, eu faço primming pra ter 2,6 volumes de CO2).
Ontem usei a calculadora do brewersfriend pela segunda vez, dessa vez em uma American Wheat, vamos ver como vai ficar...
Foram 7,3g/L, esses 0,3g foi a mais porque minha medição de volume não foi tão exata assim :D
 
Evolução da carbonatação usando a garrafinha amassada..

Esquerda foto do dia 07/01 direita foto de hoje.
 

Attachments

  • IMG_20170107_215506.jpg
    IMG_20170107_215506.jpg
    134.3 KB · Views: 72
Gostei da ideia da garrafa amassada. Não substitui o manômetro (não da pra medir a pressão dentro da garrafa, mas da pra ver q esta carbonatando), mas ja da pra ter uma boa ideia na falta de um.
 
Gostei da ideia da garrafa amassada. Não substitui o manômetro (não da pra medir a pressão dentro da garrafa, mas da pra ver q esta carbonatando), mas ja da pra ter uma boa ideia na falta de um.

Exatamente!

Pior que eu tenho um manometro, paguei quase 100 reais no dito cujo e eu acho que ele esta com vazamento... resultado, deixei guardado e vou pela garrafinha amassada.

[ ] 's
 
Exatamente!

Pior que eu tenho um manometro, paguei quase 100 reais no dito cujo e eu acho que ele esta com vazamento... resultado, deixei guardado e vou pela garrafinha amassada.

[ ] 's

Veja se o vazamento é no manômetro ou em um dos adaptadores. Detectado o problema, é só substituir a peça defeituosa. Por exemplo: só Manometro de 1-4 bar no ML ta na faixa de R$ 30 + frete (Só vc não buscar por manometro cervejeiro, pois esse termo aumenta, e muito, o preço das coisas).
 
Pessoal, segue o resultado

Gostamos muito, a primeira prova ficamos muito surpresos com o resultado. Amargor presente, aroma e sabor também. A cor ficou muito bonita, bem cristalina. Carbonatação, com 7 dias já estava espumando muito, a retenção de espuma não esta das melhores, apos uns 8min fica um meio dedo no copo, mas esse meio dedo que sobra persiste até terminar de tomar o copo.

Na próxima quero ver se carrego ainda mais o DH porque acho que da pra ter mais aroma/sabor de lúpulo.
Dados os erros que tivemos, ficou uma p%&# cerveja!!! A começar pela brassagem onde deixamos cair duas vezes uma escumadeira não sanitizada durante o resfriamento, ou seja, ja poderia ter contaminado. Aí na fermentação inoculamos o fermento com o mosto a 35°C e foi um frenesi.. kkk.. chegou a sair mosto pelo airlock (headspace pequeno). Mas no fim, deu tudo certo!

Obrigado a todos que deram suas opiniões e me ajudaram :mug:

Agora vou partir para os ajustes para só melhorar a receita.

[ ] 's
 

Attachments

  • IMG-20170116-WA0040.jpg
    IMG-20170116-WA0040.jpg
    102.3 KB · Views: 70
  • IMG_20170117_230701.jpg
    IMG_20170117_230701.jpg
    70.8 KB · Views: 71
  • IMG_20170117_230756.jpg
    IMG_20170117_230756.jpg
    80.8 KB · Views: 68
Pessoal, segue o resultado

Gostamos muito, a primeira prova ficamos muito surpresos com o resultado. Amargor presente, aroma e sabor também. A cor ficou muito bonita, bem cristalina. Carbonatação, com 7 dias já estava espumando muito, a retenção de espuma não esta das melhores, apos uns 8min fica um meio dedo no copo, mas esse meio dedo que sobra persiste até terminar de tomar o copo.

Na próxima quero ver se carrego ainda mais o DH porque acho que da pra ter mais aroma/sabor de lúpulo.
Dados os erros que tivemos, ficou uma p%&# cerveja!!! A começar pela brassagem onde deixamos cair duas vezes uma escumadeira não sanitizada durante o resfriamento, ou seja, ja poderia ter contaminado. Aí na fermentação inoculamos o fermento com o mosto a 35°C e foi um frenesi.. kkk.. chegou a sair mosto pelo airlock (headspace pequeno). Mas no fim, deu tudo certo!

Obrigado a todos que deram suas opiniões e me ajudaram :mug:

Agora vou partir para os ajustes para só melhorar a receita.

[ ] 's


Parabéns. A cerveja ficou bem bonita. Agora, quanto a espuma... meio dedo após 8 minutos está uma espuma bem persistente [ainda mais para o estilo], afinal, não dá pra criar uma espuma eterna...kkkk
 
Permita-me discordar, mas o Carared na proporção utilizada não descaracteriza o estilo...Já fiz essa receita da Eisenbah e a cor da IPA fica linda...

A minha base é a mesma, alterei somente o Carared para o Crystal recentemente e também adicionei em torno de 10% de trigo para trazer um frescor...

Blz Tomazela

Tb começamos nossa Ipa com essa receita base da Eisenbah e já fizemos algumas modificações

Não sabia dessa dica do trigo e vamos testar na próxima

As dúvidas são as seguintes:

- Os 10% de trigo é em relação ao grist ou a litragem produzida?

- Essa dica vale tb pra Double Ipa?

Abraço
 
Blz Tomazela

Tb começamos nossa Ipa com essa receita base da Eisenbah e já fizemos algumas modificações

Não sabia dessa dica do trigo e vamos testar na próxima

As dúvidas são as seguintes:

- Os 10% de trigo é em relação ao grist ou a litragem produzida?

- Essa dica vale tb pra Double Ipa?

Abraço

Até 10% do peso total dos grãos.

Nunca fiz Double IPA, mas acredito que sim, pois a ideia é a mesma.
 

Latest posts

Back
Top