Primeira Lager(Bock) - Avaliação quanto à receita e processo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Chrystian

Well-Known Member
Joined
Jan 17, 2017
Messages
47
Reaction score
13
Boa noite a todos!

Na minha 16ª brassagem, finalmente vou me arriscar na primeira lager. Vou aproveitar que estarei com um estoque suficiente para passar um tempo maior sem cerveja, e vou ter como fazer essa cerveja com bastante calma, deixando o tempo recomendado para uma lager passar por todo o processo de fermentação/maturação.

Bom, escolhi um estilo que gosto bastante, Traditional Bock. Com base no que pesquisei, montei a seguinte receita:

Maltes:

41% Pilsen
36,3% Munich
15,8% Vienna
6,3% Melano
0,6% Roasted Barley(Somente para ajuste de cor, tenho sobrando aqui em casa)

Lúpulo
Herkules 60min para 25IBU

Levedura
W-34/70

Parâmetros

OG 1069
IBU 25
EBC 27,4
BU/GU 0,354

Bom, como é a primeira vez no estilo não vou fazer decocção, até porque nunca fiz e, obviamente, não tenho segurança em fazer, apesar de ter lido que é recomendável para o estilo. Pretendo fazer essa leva e, na próxima, se já tiver estudado o processo(de decocção) utilizá-lo. Joguei um pouco de Melano ali pra dar uma amenizada na falta desse processo.

Rampa única, 67°, Mash out a 78°, resfriar no chiller até onde meu sistema vai(uns 27º), deixar no freezer até chegar a 10°, inocular o fermento(vou fazer starter, uso o Brewers Friend's).

Fermentação a 10° até atenuação completa, 3 dias a 16º, 30 dias a -0.5°, envase. Primming 6g/litro.

Pretendo fazer fervura de 90min.

Dicas?

Abraço a todos.
 
Last edited:
A receita parece ótima.

A dica seria fermento, bastante fermento. Use a proporção lager high gravity no brewer's friend pra fazer o calculo do starter.
Oxigenação seria importante nesse caso também.

Talvez precise de mais do que 3 dias no descanso de diacetil, eu deixaria pelo menos uma semana.

Abraço
 
Blza Tiago!

Cara, usando a configuração "Pro Brewer 2.0(High Gravity Lager)" vou precisar fazer um Starter com 5 pacotes de fermento, considerando que o lote é de 20litros, que o volume máximo do meu Starter é de 2litros, e que tem 9b de células por grama de fermento.

É FERMENTO PRA CARAMBA!

Não tenho nenhum sistema para aeração, só o splash mesmo. Vou seguir sua recomendação quanto ao diacetil.

Para aproveitar o freezer, vou mandar duas Lager de uma vez. Vou fazer uma Viena Lager também, e fermentar as duas juntas.
 
Vou ter disponível apenas um agitador com um erlen de 2 litros, então acho que vai ficar ruim. Fazendo sem starter, a calculadora me diz pra usar 7 pacotes de fermento.

Acho que vou mudar o fermento, e experimentar o YLB2008(German Lager) da Yeast Lab. Vou usar 4 frascos. Eles informam que cada frasco tem 200 bilhões de células.
Se eu considerar que tenha 190, teria que usar 3,5 frascos. Uso 4 e tá de boa. Vai sair mais barato e menos trabalhoso.
 
Vou ter disponível apenas um agitador com um erlen de 2 litros, então acho que vai ficar ruim. Fazendo sem starter, a calculadora me diz pra usar 7 pacotes de fermento.

Acho que vou mudar o fermento, e experimentar o YLB2008(German Lager) da Yeast Lab. Vou usar 4 frascos. Eles informam que cada frasco tem 200 bilhões de células.
Se eu considerar que tenha 190, teria que usar 3,5 frascos. Uso 4 e tá de boa. Vai sair mais barato e menos trabalhoso.

Parece ser uma boa ideia, mas esse fermento liquido tem que ser bem novo pra ter esses 95% de viabilidade.

Uma possibilidade bem econômica seria fazer a vienna primeiro e usar o fermento dela pra fazer a bock depois.
 
Parece ser uma boa ideia, mas esse fermento liquido tem que ser bem novo pra ter esses 95% de viabilidade.

Uma possibilidade bem econômica seria fazer a vienna primeiro e usar o fermento dela pra fazer a bock depois.

Thiago, está chegando a hora de eu brassar essa receita, e me veio uma dúvida: até que ponto vc acha necessário ferver 90min? Tô pensando em alterar e fazer a fervura "padrão"

Valeu.
 
Thiago, está chegando a hora de eu brassar essa receita, e me veio uma dúvida: até que ponto vc acha necessário ferver 90min? Tô pensando em alterar e fazer a fervura "padrão"

Valeu.

Oi Chrystian,

Minha opinião, acho desnecessário. O único caso que faço fervura de 90 min é receita 100% malte pilsen com pouco lúpulo (pilsens, light lagers, etc.).

Abraço
 
Brassei a receita há alguns dias.

Utilizei o fermento TekBrew German Lager, starter com dois sachês.
Atingi a OG de 1070, houve atividade durante 13 dias. Inoculei a 8°, fermentei a 10°. No 5º dia, aumentei a temperatura pra 12°, e quando faltavam 2°P pra atenuação prevista, aumentei pra 14°, estando assim até hoje. Fiz a medição da densidade ontem, está em 1022. Vou dar uma chacoalhada no balde e esperar até sexta para medir novamente e, se não houver alteração, partir para a clarificação. Obtive uma cerveja bem limpa, acho que não vai ser necessário deixar os 30 dias clarificando. Até então, considerando o primming, estou tendo uma cerveja de 6,9ABV. Fervi 60min, fervura bem intensa.

Analisando a amostra que tirei ontem, a primeira impressão de aroma que eu tive foi algo parecido com vinho tinto. Deixei a amostra descansar na geladeira algumas horas e, analisando novamente, o aroma é maltado forte, junto com a percepção de álcool. Cor marrom bem legal.

Assim que ela estiver pronta, posto novamente, para o tópico poder ajudar quem estiver pesquisando futuramente.
 
Last edited:
Olha ela!

Essa cerveja tá no meu top 3, com certeza. Ficou excelente! Valeu a pena toda a demora. A carbonatação(primming) só ficou boa com uns trinta dias, mas valeu demais. A FG ficou em 1020.

Não consegui ver defeitos nessa cerveja. Tô até com dó de beber, kkkk
 

Attachments

  • Traditional Bock.jpg
    Traditional Bock.jpg
    24.4 KB · Views: 31
Last edited:
Back
Top