Dúvida Receita Blonde Ale

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

murilonp

Member
Joined
Jun 29, 2016
Messages
14
Reaction score
1
Olá Pessoal, montei esta receita com base em outra que vi em um site, mudando apenas a quantidade de lúpulo, pois quero uma cerveja menos amarga e mais fácil de beber. Vou fazer 15 litros finais de cerveja, pelo método BIAB.
Trata-se de uma Blonde Ale, e é a segunda receita que irei fazer.

Receita: http://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/view/414793/blonde-ale

Minha dúvida está em dois aspectos:

1- Por serem 15 litros de cerveja, qual a quantidade de fermento que devo utilizar? (Fiz a proporção de que, se para 20L usa-se 10g, para 15L seriam 7,5g - correto???)
2- Utilizo o whirflock para clarificar ou não é necessário por ser BIAB?

Obrigado!
Assim que comprar todos os ingredientes, e estiver pronta, posto o resultado.
 
1. Não sei qual a OG, mas a quantidade indicada seria de 1 grama por litro (até 1050)..

2. Não utilizo whirflock ou qualquer outro clarificante durante a fervura.

Não consegui abrir a sua receita..
 
use até mais do que 10g de fermento.

Dê uma olhada nos tópicos de fermentação.

Fermento nunca é demais, ... e para ser de mais, tem que ser de mais mesmo. :D

Fora a brincadeira, use sempre bastante fermento. Under pitch pode estragar uma leva, já para se chegar no over pitch, tem que triplicar, quadruplicar a quantidade.

Clarificar não tem relação com ser ou não BIAB. Se usar no processo normal o wihrlfloc, use no BIAB. Particularmente não gosto da ideia de outras adições ao mosto.
 
Entendi, para quem não conseguiu abrir a receita:

3,5 Kg Malte Pilsen (87,5%)
0,5 Kg Malte Cara 20 (12,5%)
10g Lúpulo Northern Brewer (9,2 AA) – 60min.
10g Lúpulo Fuggles (4,2 AA) – 0min.
7,5g Fermento Mangrove Jack Belgian Abbey M-47 (Para 15L no fermentador) – Para OG no máximo até 1060.
OG (Estimado): 1056
FG (Estimado): 1014
ABV (Esimado): 5,48%
IBU: 16,76
SRM: 7.05
Fermentar a 20ºc por 7 dias.
Maturar a 5ºc por 12 dias.

Outra pergunta, estou com dificuldade em encontrar este fermento, poderia sutituir por qual (seco)?? O US-05 daria ??
 
Segue a receita. A OG estimada seria 1056
3,5 Kg Malte Pilsen (87,5%)
0,5 Kg Malte Cara 20 (12,5%)
10g Lúpulo Northern Brewer (9,2 AA) – 60min.
10g Lúpulo Fuggles (4,2 AA) – 0min.
7,5g Fermento Mangrove Jack Belgian Abbey M-47 (Para 15L no fermentador) – Para OG no máximo até 1060.
OG (Estimado): 1056
FG (Estimado): 1014
ABV (Esimado): 5,48%
IBU: 16,76
SRM: 7.05
Fermentar a 20ºc por 7 dias.
Maturar a 5ºc por 12 dias.

Outra pergunta, estou com dificuldade em encontrar este fermento, poderia sutituir por qual outro seco?? O US-05 daria ??
 
Estive olhando aqui nos tópicos conforme sugerido...
Vi aqui que o indicado é 1g de fermento por litro, para densidade até 1070. Então no caso, seriam 15g de fermento (no caso de 15L no fermentador), correto?!
O problema agora é que este fermento está em falta nos principais sites, mas achei um com descrição parecida.
Poderia usar o SafBrew BE-256??? Ou vocês sugerem outro?
 
Da fermentis com perfil belga tem o T58 e o S33.
O US05 tem um perfil neutro, para Pale Ales estilo americano.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando Tapatalk
 
Estive olhando aqui nos tópicos conforme sugerido...
Vi aqui que o indicado é 1g de fermento por litro, para densidade até 1070. Então no caso, seriam 15g de fermento (no caso de 15L no fermentador), correto?!
O problema agora é que este fermento está em falta nos principais sites, mas achei um com descrição parecida.
Poderia usar o SafBrew BE-256??? Ou vocês sugerem outro?


Eu tenho comprado de um fornecedor no mercado livre e nunca tive problema.

Se quiser te passo o contato do vendedor.
 
Eu tô na minha terceira Blonde Ale fermentando mas sempre usei o fermento nottingham da Lallemand Danstar e sempre gostei muito porque com ela eu consigo fermentar em temperaturas um pouco mais baixas pra diminuir um pouco as esterificações e por ter alta floculação, além de preparar starter para lotes de 20L. Me conte como é usar esse Abay quando for degustar haha
 
Alguém já experimentou fazer Blonde Ale com malte Pale Ale? Se sim, como ficou?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
A que eu fiz foi praticamente malte pilsen, um pouco de vienna e bem pouco caramelo...
 
Segue a receita. A OG estimada seria 1056
3,5 Kg Malte Pilsen (87,5%)
0,5 Kg Malte Cara 20 (12,5%)
10g Lúpulo Northern Brewer (9,2 AA) – 60min.
10g Lúpulo Fuggles (4,2 AA) – 0min.
7,5g Fermento Mangrove Jack Belgian Abbey M-47 (Para 15L no fermentador) – Para OG no máximo até 1060.
OG (Estimado): 1056
FG (Estimado): 1014
ABV (Esimado): 5,48%
IBU: 16,76
SRM: 7.05
Fermentar a 20ºc por 7 dias.
Maturar a 5ºc por 12 dias.

Outra pergunta, estou com dificuldade em encontrar este fermento, poderia sutituir por qual outro seco?? O US-05 daria ??
Olá, cervejeiro, tudo bem?

Você já fez a sua cerveja? Se não, gostaria de dar algumas sugestões.

A Blond Ale é uma cerveja em que tudo é leve: malte, lúpulo e fermento. Eu diminuiria o teor de malte caramelo pra no máximo 5% e usaria um pouco de trigo, também na casa dos 5% (o estilo admite até 25% de trigo).

Na lupulagem faria apenas de amargor.

E no fermento, usaria um neutro, como o US-05 ou o S-04. A diferença entre esses dois é que o S-04 é menos atenuativo e vai deixar mais corpo da cerveja. Pode usar também o Nottinghan ou o Windsor (esse é um pouco "pior", digamos assim, pois é pulverulento, ou seja, não forma uma camada em sedimentada no fundo do fermentador, exigindo mais tempo de clarificação).

Quanto à quantidade de fermento, 1 pacote de 11,5g pra essa OG é mais do que suficiente.

Abraço e boa sorte!
 
Olá Sérgio, beleza?!
Ainda não fiz a cerveja, porém os maltes chegaram ontem. Fiz algumas alteações na cerveja e acabei comprando o fermento s-33 (o que acha?)
Estou pensando em utilizar 2 pacotes na fermentação, joguei no beersmith e a Og estimada ficou em 1058 - vi aqui no fórum que é sempre bom errar pra mais do que pra menos fermento.

Assim que brassar e estiver pronta eu posto o resultado aqui com a receita alterada.

Valeu!!
 
Olá Sérgio, beleza?!
Ainda não fiz a cerveja, porém os maltes chegaram ontem. Fiz algumas alteações na cerveja e acabei comprando o fermento s-33 (o que acha?)
Estou pensando em utilizar 2 pacotes na fermentação, joguei no beersmith e a Og estimada ficou em 1058 - vi aqui no fórum que é sempre bom errar pra mais do que pra menos fermento.

Assim que brassar e estiver pronta eu posto o resultado aqui com a receita alterada.

Valeu!!

Nesse final de semana vou brassar minha 2ª leva de Blonde, ambas com o S-33. Na primeira eu achei que ele deu uma característica interessante pra essa cerveja, por isso vou usar novamente Com ele, eu faço fermentação a 20ºC na primária, pois esse fermento "gosta" de temperaturas mais altas.
 
Alguém já experimentou fazer Blonde Ale com malte Pale Ale? Se sim, como ficou?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Faço uma Blond Ale com com 85% Château Pale Ale e 15% Cara Clair para ajudar na retenção de espuma, e fica muito boa.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 
Eu tô na minha terceira Blonde Ale fermentando mas sempre usei o fermento nottingham da Lallemand Danstar e sempre gostei muito porque com ela eu consigo fermentar em temperaturas um pouco mais baixas pra diminuir um pouco as esterificações e por ter alta floculação, além de preparar starter para lotes de 20L. Me conte como é usar esse Abay quando for degustar haha

Nando Fraga, tudo bem?
Por favor, poderia enviar a receita desta tua Blonde Ale?
Obrigado
Caio
 
Nando Fraga, tudo bem?
Por favor, poderia enviar a receita desta tua Blonde Ale?
Obrigado
Caio

Basicamente são 90% pilsen, 6% carahell e 4% Crystal 20 e Melano.
Lúpulos americanos que são mais cítricos, eu uso o Columbus (Single Hop).
Mosturação pra corpo médio, fermentação busco temperaturas mais baixas, normalmente começo em 15°C. Maturação na casa dos 8°C e caindo, onde faço clarificação com gelatina à 0,5 ºC. Carbonatação média.

O resultado é uma Blonde maltada, menos esterificada (mais neutra) e com essa coloração e retenção de espuma que eu adorei, segue a foto.
 

Attachments

  • Snapchat-499690144.jpg
    Snapchat-499690144.jpg
    107.5 KB · Views: 88
Back
Top