Dúvida Quantidade de Fermento por Células

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

dcunhamaciel

Well-Known Member
Joined
Jul 30, 2015
Messages
324
Reaction score
48
Pessoal, boa tarde.

Nunca fiz este tipo de cálculo de levedura, como tenho utilizado na maioria das minhas levas os fermentos mais comuns (S-04 e US-05) sempre faço aquela conta do 1g/l para OG até 1050 e fazendo regra de três para OG maior que 1050.

Como o US-05 anda carinho (em torno de R$ 22,00) resolvi experimentar na minha próxima leva um novo fermento da Mangrove (New World Strong Ale M42) que está mais em conta (se não me engano paguei R$ 15,00)..

Com essa troca de fermento me bateu a dúvida se todas as leveduras secas possuem a mesma quantidade (aproximada) de células.

Utilizando a calculadora do brewer's friend (http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/) fiquei com dúvida no preenchimento de 2 campos:

Target Pitch Rate: deixei o valor padrão que é Pro Brewer 0.75 (Ale)
Cell Density: também deixei o valor padrão que é 10


O primeiro campo entendi que é a taxa de inoculação, esse valor de 0.75 seria o padrão ???

Agora esse segundo campo fiquei na dúvida, é a quantidade de células (em bilhões) por grama de fermento ?? Onde vejo essa informação ?? Entrei no site da Mangrove e o M42 tem as seguintes especificações:


STRAIN CLASSIFICATION: Saccharomyces cerevisiae
RECOMMENDED TEMPERATURE RANGE: 61 - 72°F (16 - 22°C)
PERFORMANCE CHARACTERISTICS: (5- high, 1- low)
ATTENUATION: (77 - 82%)
FLOCCULATION RATE: 5
COMPACTION: 5
VIABLE YEAST CELLS: >5 x 109 cells per gram
DRY WEIGHT: 93 – 96%
WILD YEAST: <1 per 106 cells
TOTAL BACTERIA: <1 per 106 cells
GMO STATUS: GMO Free


Alguém poderia me esclarecer esses pontos ???
 
Pessoal, boa tarde.

Nunca fiz este tipo de cálculo de levedura, como tenho utilizado na maioria das minhas levas os fermentos mais comuns (S-04 e US-05) sempre faço aquela conta do 1g/l para OG até 1050 e fazendo regra de três para OG maior que 1050.

Como o US-05 anda carinho (em torno de R$ 22,00) resolvi experimentar na minha próxima leva um novo fermento da Mangrove (New World Strong Ale M42) que está mais em conta (se não me engano paguei R$ 15,00)..

Com essa troca de fermento me bateu a dúvida se todas as leveduras secas possuem a mesma quantidade (aproximada) de células.

Utilizando a calculadora do brewer's friend (http://www.brewersfriend.com/yeast-pitch-rate-and-starter-calculator/) fiquei com dúvida no preenchimento de 2 campos:

Target Pitch Rate: deixei o valor padrão que é Pro Brewer 0.75 (Ale)
Cell Density: também deixei o valor padrão que é 10


O primeiro campo entendi que é a taxa de inoculação, esse valor de 0.75 seria o padrão ???

Agora esse segundo campo fiquei na dúvida, é a quantidade de células (em bilhões) por grama de fermento ?? Onde vejo essa informação ?? Entrei no site da Mangrove e o M42 tem as seguintes especificações:


STRAIN CLASSIFICATION: Saccharomyces cerevisiae
RECOMMENDED TEMPERATURE RANGE: 61 - 72°F (16 - 22°C)
PERFORMANCE CHARACTERISTICS: (5- high, 1- low)
ATTENUATION: (77 - 82%)
FLOCCULATION RATE: 5
COMPACTION: 5
VIABLE YEAST CELLS: >5 x 109 cells per gram
DRY WEIGHT: 93 &#8211; 96%
WILD YEAST: <1 per 106 cells
TOTAL BACTERIA: <1 per 106 cells
GMO STATUS: GMO Free


Alguém poderia me esclarecer esses pontos ???

O "Cell Density" é o "VIABLE YEAST CELLS".

Porém, um detalhe importante que se perdeu no copy paste:
VIABLE YEAST CELLS: >5 x 10^9 cells per gram
São 5 x 10 (elevado) a 9 células por grama

Ou seja, > (mais que) 5 bilhões de células por grama, ou ainda (mais que) 50 bilhões de células por pacote de 10g.

Se fosse para usar na calculadora o valor tal qual o fabricante indica, você deveria setar o "Cell Density" em 5.

Este tópico fixo fala muita coisa interessante a respeito desses valores indicados pelo fabricante:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424
 
Valeu Fisher obrigado.

E sobre o primeiro campo, eu deixei como 0.75, teria alguma regra de OG para utilizar os valores de 1.0 e 1.25 ???

Então acho que me ferrei, pois fui pelo arquivo do BeerSmith que o Lamas disponibiliza, e lá fala que o pacote desse fermento tem 200 bilhões de células..
 
Valeu Fisher obrigado.

E sobre o primeiro campo, eu deixei como 0.75, teria alguma regra de OG para utilizar os valores de 1.0 e 1.25 ???

Então acho que me ferrei, pois fui pelo arquivo do BeerSmith que o Lamas disponibiliza, e lá fala que o pacote desse fermento tem 200 bilhões de células..

Na própria página da calculadora fala:
"We recommend 0.75 for ales below 1.060 / 15 Plato. High gravity is considered above 1.060 / 15 Plato. Double those numbers for lagers. "

Ou seja, a recomendação geral é de Pitch Rate de 0.75 para Ales de Baixa Gravidade (até 1.060) e Pitch Rate de 1.0 para Ales de Alta Gravidade (acima de 1.060).
Para Lagers, dobra-se sempre o Pitch Rate (1.50 para baixa e 2.0 para alta).

Mas não acho que você tenha se ferrado!
O fabricante coloca o valor mínimo do mínimo que ele garante de viabilidade, para não se incomodar.
Já leu o tópico fixo sobre taxa de inoculação? Lá fala que esses números são aproximações.
Agora, esse valor de 200 bi que aparece no arquivo do Beersmith me parece que tá muito forçado!
 
O "Cell Density" é o "VIABLE YEAST CELLS".

Porém, um detalhe importante que se perdeu no copy paste:
VIABLE YEAST CELLS: >5 x 10^9 cells per gram
São 5 x 10 (elevado) a 9 células por grama

Ou seja, > (mais que) 5 bilhões de células por grama, ou ainda (mais que) 50 bilhões de células por pacote de 10g.

Se fosse para usar na calculadora o valor tal qual o fabricante indica, você deveria setar o "Cell Density" em 5.

Este tópico fixo fala muita coisa interessante a respeito desses valores indicados pelo fabricante:
http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=405424

Conforme um post do Guenther a verdade é que o valor descrito na embalagem é o mínimo que eles garantem, mas normalmente a quantidade é superior podendo variar entre 6 a 20bi. Baseado nessa variação toda a calculadora do Brewerfriend já possui o valor médio de 10bi.

Você pode simplesmente usar esse valor, assim como eu e acredito que muita gente costuma usar.

Se usar um valor menor, não tem problema também, pois é melhor usar mais fermento do que usar menos. Um underpitching pode causar muito mais problema com off-flavours do que overpitching

O 0,75 é o valor ideal disseminado pela cultura cervejeira de milhões de células / ml / densidade plato.

Pode usar menos? TIpo 0.5? Pode...porém como eu disse acima é melhor errar para mais...
 
Qual era a OG do seu mosto e quantos litros eram?
Usou quanto de fermento?
 
Obrigado pelas respostas. Já li o tópico que você falou.

Minha densidade foi de 1060 e utilizei 2 pacotes para 20 litros.

Se considerar 10 bilhões de células por grama, estaria faltando 30 bilhões de células, acredito que não seja um valor tão grande assim, né ??
 
Obrigado pelas respostas. Já li o tópico que você falou.

Minha densidade foi de 1060 e utilizei 2 pacotes para 20 litros.

Se considerar 10 bilhões de células por grama, estaria faltando 30 bilhões de células, acredito que não seja um valor tão grande assim, né ??

Não...Se hidratou o fermento direitinho, você provavelmente atingirá um bom resultado...
 
Não...Se hidratou o fermento direitinho, você provavelmente atingirá um bom resultado...

Concordo.

Simulei na calculadora e, teoricamente, vc teria q usar apenas 3 gramas a mais de fermento para "sobrar" células.
Ou seja, se hidratou certinho, ta ok ;)
 
Que atire a primeira pedra quem nunca fez um leve underpitch.

+1 voto para não encanar com essas 3 gramas.
Exato, até porque é preciso lembrar que as recomendações são..... gerais, genéricas.

A dosagem perfeita é sempre aquela que atende os resultados que se procura, ou seja, se uma certa dosagem, mesmo que abaixo da recomendação geral, funciona bem.... isso quer dizer que aquele perfil de cepa funciona bem para aquelas condições.... ou que aquele fermento tem uma contagem mais alta que a nominal, etc.

Resumindo, o ideal é que ao longo do tempo o cervejeiro decida o pitching ideal de cada cepa, para cada cerveja.

Abraço,
 
Só dando uma resposta, fermentação finalizada.

Volume levado para o fermentador: 21 litros
OG: 1065
FG: 1012


Fazendo dry hopping agora :ban:
 
Back
Top