Dúvida potência resistência mash tun

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

MatheusTrevisol

Well-Known Member
Joined
Jul 1, 2015
Messages
140
Reaction score
58
Bom dia,

Já li muitos tópicos afirmando que uma resistência de cerca de 1600W abaixo do fundo falso de um keg usado como mash tun é suficiente (sistema RIMS, recirculação constante, controle por PID).

Mas pergunto: essa potência é suficiente apenas para manter a temperatura ou é o bastante também para, por exemplo, elevar a temperatura do mosto em tempo aceitável para fazer o mash-out?

Caso negativo, poderia ser utilizada uma um pouco mais potente, sem correr o risco de queima, caramelização, ou qualquer outro problema? Quanto poderia ser a potência? 2000w, 2500W, 3000W?

Grato pelas futuras opiniões.

Matheus
 
Matheus,

Estou construindo um equipamento elétrico com capacidade de produção para 10 ~ 20 litros (sim, só e a patroa bebemos, não preciso de muito), e eu encomendei semana passada uma resistência de 2000w por acreditas que ela será suficiente para mosturação e fervura.

Não faço rampas e não faço mash-out (BIAB), e escolhi a potência com base em 3 fatores:

1. Moro de aluguel, e 2000w é o máximo que eu consigo usar com os disjuntores da cozinha
2. Tenho usado um ebulidor com a mesma potência, e tem me atendido bem mesmo em caso de rampas simples (parada ferúlica).
3. Segui as recomendações deste tópico aqui: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403630

Abraços,
 
Sim, acompanhei o tópico.
A dúvida persistiu, já que fiquei me perguntando se a potência de 1600W no mash tun conseguiria elevar a temperatura para o mash out, já que vai ser feito fly sparge, ou se aquela potência só conseguiria manter temperatura.
Instalação elétrica não vai ser problema, já que um amigo que trabalha em uma loja especializada vai fazer pra mim.
Obrigado pela opinião.
 
1600W para quantos litros? Até 20 litros, deve atender bem para mosturação, mas o preço será o mesmo de uma de 2000w se for encomendar no mercado livre.

Se não me engano, a grainfather uma uma dessas pra mosturação e uma auxiliar para fervura, e a BM usa uma de 2000w para todo o processo, ambas 20 litros.
 
Bom dia,

Já li muitos tópicos afirmando que uma resistência de cerca de 1600W abaixo do fundo falso de um keg usado como mash tun é suficiente (sistema RIMS, recirculação constante, controle por PID).

Mas pergunto: essa potência é suficiente apenas para manter a temperatura ou é o bastante também para, por exemplo, elevar a temperatura do mosto em tempo aceitável para fazer o mash-out?

Caso negativo, poderia ser utilizada uma um pouco mais potente, sem correr o risco de queima, caramelização, ou qualquer outro problema? Quanto poderia ser a potência? 2000w, 2500W, 3000W?

Grato pelas futuras opiniões.


Matheus

Cara, eu montei um equipamento eletrico, um sigle vessel pra ate 80 litros, meu fabricante de resistencia disse q tens q usar 1000W para cada 10l de cerveja. Coloquei uma de 7000W e nunca tive problemas (faço levas de 60l geralmente).
 
Elevar eleva, porém você terá um tempo de elevação maior.
No tópico sobre resistências elétricas tem uma planilha que mostra qual o tempo para chegar em uma temperatura X partindo de uma Y com um mosto Z e uma potência W.

Só dar uma olhada la.
 
Uso sistema single vessel também estilo MecBier com cesto e tal.

Faço levas de 25L finais e aqui tenho um dimmer numa resistência de 5000W.

Tenho um wattimetro e consigo saber exatamente como está a potência da resistência, já mosturei com 1500W e com 2000W e usando PID os resultados são parecidos em ambas as potências, não tem uma diferença tão significativa no tempo não.

Eu iria de 2000W pra acelerar o aquecimento da água sem os grãos.
 
Um dimensionamento legal de resistencia seria assim: para a panela de fervura, 1000W para cada 10 litros. Para a de mostura você vai calcular em função da de fervura. Se for HERMS, de 40 a 50% da potencia da de fervura, uma vez que no HERMS tem muita perda de calor nas mangueiras. Se for RIMS, 30% já é suficiente. Então, por exemplo, se vc quer montar um RIMS de 20 litros, 2000W para fervura dão conta. E 700W fazem a mostura com tranquilidade.
O aquecimento na mostura não tem que ser rápido ou violento, pelo contrário, tem que ser lento e gradual.

Eu uso um HERMS de 80l, mas minha fervura é no gás mesmo. Mas eu ainda sim usei esse cálculo, pois se fosse ser elétrica, precisaria de 8000W. Então 40% disso são 3200W. Minha mostura utiliza uma resistencia de 3000W, vai que vai, uma belezura!

Abraço!
 
Um dimensionamento legal de resistencia seria assim: para a panela de fervura, 1000W para cada 10 litros. Para a de mostura você vai calcular em função da de fervura. Se for HERMS, de 40 a 50% da potencia da de fervura, uma vez que no HERMS tem muita perda de calor nas mangueiras. Se for RIMS, 30% já é suficiente. Então, por exemplo, se vc quer montar um RIMS de 20 litros, 2000W para fervura dão conta. E 700W fazem a mostura com tranquilidade.
O aquecimento na mostura não tem que ser rápido ou violento, pelo contrário, tem que ser lento e gradual.

Eu uso um HERMS de 80l, mas minha fervura é no gás mesmo. Mas eu ainda sim usei esse cálculo, pois se fosse ser elétrica, precisaria de 8000W. Então 40% disso são 3200W. Minha mostura utiliza uma resistencia de 3000W, vai que vai, uma belezura!

Abraço!

drelimainacio, você chegou bem perto do que eu perguntei, só talvez eu não tenha me explicado direito.

O que eu já tenho ideia: eu sei que a potência ideal para o que eu preciso, segundo tudo o que li, é 1600W para uma mash tun feita com um keg 50 litros, desde que a resistência seja de baixa densidade. Isso não discuto.

O que eu queria saber é o seguinte: se eu usar 2000W, por exemplo, para ganhar alguns minutos na subida das rampas, posso ter problemas de caramelização, queimar o mosto, etc? A resistência também seria uma de baixa densidade, só que um pouco mais potente.
 
O que eu queria saber é o seguinte: se eu usar 2000W, por exemplo, para ganhar alguns minutos na subida das rampas, posso ter problemas de caramelização, queimar o mosto, etc? A resistência também seria uma de baixa densidade, só que um pouco mais potente.


Cara, compra a de 2000W, ela é bem utilizada em single vessels de 20 litros e nunca vi ninguém reclamar de caramelização.

Se o medo é esse, vai tranquilo. :D
 
drelimainacio, você chegou bem perto do que eu perguntei, só talvez eu não tenha me explicado direito.

O que eu já tenho ideia: eu sei que a potência ideal para o que eu preciso, segundo tudo o que li, é 1600W para uma mash tun feita com um keg 50 litros, desde que a resistência seja de baixa densidade. Isso não discuto.

O que eu queria saber é o seguinte: se eu usar 2000W, por exemplo, para ganhar alguns minutos na subida das rampas, posso ter problemas de caramelização, queimar o mosto, etc? A resistência também seria uma de baixa densidade, só que um pouco mais potente.

Não terá problemas não, mas não tem por que ganhar tempo na subida, isso nem é o ideal. Quando eu estava montando o meu, conversei bastante com o @guenther e ele me disse que mesmo 1 °C por minuto ainda é rápido.

Por esse motivo, optei por deixar o meu até levemente abaixo, 3000W ao invéz de 3200W que seria o dimensionamento correto. Na mostura, não deve haver pressa, não há motivo pra elevar de 50 pra 66 ou 66 pra 75 em 5 minutos. A recirculação vai ser continua e automática, deixa subir devagar!

Abraço!
 
Não terá problemas não, mas não tem por que ganhar tempo na subida, isso nem é o ideal. Quando eu estava montando o meu, conversei bastante com o @guenther e ele me disse que mesmo 1 °C por minuto ainda é rápido.

Por esse motivo, optei por deixar o meu até levemente abaixo, 3000W ao invéz de 3200W que seria o dimensionamento correto. Na mostura, não deve haver pressa, não há motivo pra elevar de 50 pra 66 ou 66 pra 75 em 5 minutos. A recirculação vai ser continua e automática, deixa subir devagar!

Abraço!

É exatamente o que eu penso..... tudo que é age de forma muito violenta no mosto, acaba prejudicando. Seja mexer rápido demais, recircular com muita violência fazendo splash, fervura intensa demais, rampas rápidas demais, etc.
 
Back
Top