Dúvida no cálculo de alcool após + açucar

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

NOxREMORSE

Active Member
Joined
Mar 23, 2016
Messages
39
Reaction score
5
Boa noite, estou com uma dúvida em relação ao cálculo de alcool após fazer as seguintes alterações:


1- Antes de colocar no fermentador o OG estava 1046, ai acrescentei água para completar os 20L e o OG caiu pra 1040.

2- Acrescentei 34g de açucar refinado e iniciei a fermentação. "Inverti" o açucar antes.

3- No 4º dia verifiquei o OG e estava 1010, portanto, deu 3.9% de alcool, isso se eu considerao o 1040 e não o 1046.

4- Como já estava meio que parado de borbulhar o airlock, eu decidi acrescentar + 340g de açucar refinado(invertido). Esqueci de verificar o OG após o acrescimo do açucar invertido.

5- No 7º dia, verificando que a fermentação já havia parado, medi o OG e estava marcando 1007. E iniciei a maturação que terminará +- no próximo sábado dia 02.

Minhas dúvidas são:

O alcool seria calculado do 1040 ao 1007 mesmo ou devido ao acrescimo de açucar invertido eu tenho que calcular de algum modo diferente?

Obrigado.
 
Primeira pergunta: Você conferiu se a fermentação realmente terminou? Mesmo tendo uma FG baixa você tem que confirmar se ela finalizou para que não tenha mais açúcar fermentável, isso pode causar transtornos futuros (ex.: garrafas explodirem quando tiver açúcar residual + priming = hiper carbonatação).

Segunda pergunta: Qual era seu objetivo colocando mais açúcar no fermentador, se não mais álcool no resultado final?

Com toda certeza o acréscimo de açúcar gerou mais álcool. O quanto ele gerou sinceramente eu não sei te responder. Deve existir alguma calculadora que consiga te dizer isso. Pra isso você vai precisar saber não somente da quantidade de açúcar, mas também a quantidade de água que foi usada na diluição. Vai ter que fazer alguns cálculos e acredito que eles não serão tão exatos já que não houveram medições. Infelizmente não posso te ajudar muito, espera alguém com mais conhecimento pra ver se consegue te dar uma dica.
 
1- Sim, A fermentação havia terminado. Não estava mais borbulhando a um bom tempo e o OG não alterou em 24h.


2- Sim, foi pra aumentar o teor alcolico, já que uma American Blonde Ale com 3.9% acho que iria ficar com cara de "guaraná".


Sobre o açucar invertido utilizei 340g de açucar e entre 200ml a 300ml de água, senão me engano. Utilizei somente para não deixar uma solução muito grossa e tb utilizei 5 gotas de limão.

Eu fiz 2 receitas de 20L. Uma gerou 5.3% de alcool e não precisou de açucar. Essa deu problema e por isso ficou com 1040 e resolvi dar uma melhorada. Mas não achei nada sobre calcular esse acrescimo de açucar, só sei sobre os 17g/L daria 1% a mais no teor alcolico.
 
Só pra não deixar o tópico "voando" ai sem resposta.

Já tirei minhas dúvidas.

1- Considero o OG APÓS o acréscimo de água. Básico mas as vezes certas dúvidas ficam na cabeça sei lá pq.
2- Somo a % de alcool hipotéticamente gerada pelo açucar no FG. Simples assim.

Valeu !
 
O ideal seria mesmo medir a densidade após as adição do açúcar. Você deve considerar a OG e FG que mediu (1.040 - 1.007) + o que foi gerado pelos 374g de açúcar. Colocando esses dados no Beersmith, ele calcula.
 
Back
Top