Dúvida - Fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Cipriani

Well-Known Member
Joined
Nov 27, 2014
Messages
190
Reaction score
40
Tenho uma dúvida a respeito da fermentação.

Fiz uma leva de trigo com fermento M20. Como não tenho geladeira eu controlo a temperatura nos dois primeiros dias usando balde com gelo. Nesses dois dias, consigo manter a temperatura do mosto aproximadamente em torno de 17º. Depois mantenho a fermentação à temperatura ambiente em torno de 20 a 23º. Com isso, no quarto ou quinto dia o airlock praticamente para de borbulhar. Depois de uma semana a pressão interna se iguala a externa e o líquido fica equilibrado. Acontece que por volta do décimo dia, o airlock voltou a borbulhar.

Depois dessa leva fiz uma witbier seguindo exatamente o mesmo procedimento em relação à fermentação. Aconteceu o mesmo fato. Depois de a pressão interna ter se equilibrado, por volta do décimo dia o airlock voltou a borbulhar.

Detalhe: não houve aumento significativo da temperatura externa. Talvez de 22 para 23º

Isso é normal?
 
Já ouvi o mesmo relato anteriormente com este fermento. Nas 2 weiss que fiz com ele sem controle de temperatura tive problema de stuck fermentation, densidade parou em 1,020 por 3 dias consecutivos.
Se tivesse ouvido este relato antes, teria deixado mais alguns dias só pra ter certeza.
 
Cara, duas coisas possíveis:

1) Mudança de temperatura, e consequente desprendimento de CO² residual do líquido.

2) Contaminação.

Abraço,
 

Latest posts

Back
Top