Dúvida equipamentos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gabrielbecalli

Active Member
Joined
Aug 6, 2015
Messages
43
Reaction score
2
Olá, sou novato no fórum , ainda não produzi minha cerveja artesanal , porém estou muito interessado, andei vendo uns vídeos no youtube , e me surgiu uma dúvida , Qual é a necessidade de se ter 2 caldeirões para a produção de cerveja? pois vi vídeos onde a pessoa só produz com apensa 1 caldeirão , porque não posso usar o mesmo caldeirão no qual eu utilizo o fundo falso para a fervura? realmente existe a necessidade de transferir o mosto para outro ?

Obrigado pela atenção

Gabriel Matos Becalli
 
Olá, sou novato no fórum , ainda não produzi minha cerveja artesanal , porém estou muito interessado, andei vendo uns vídeos no youtube , e me surgiu uma dúvida , Qual é a necessidade de se ter 2 caldeirões para a produção de cerveja? pois vi vídeos onde a pessoa só produz com apensa 1 caldeirão , porque não posso usar o mesmo caldeirão no qual eu utilizo o fundo falso para a fervura? realmente existe a necessidade de transferir o mosto para outro ?

Obrigado pela atenção

Gabriel Matos Becalli

Porque você terá que:

1 - Extrair o mosto para um recipiente
2 - Tirar o fundo falso (e o bagaço)
3 - Lavar tudo bem lavadinho para não ter extração de tanino
4 - Botar o mosto de volta na panela e ferver
5 - Praticar Yoga, porque esse trampo todo na hora de fazer cerveja vai estressar mais que relaxar....

Ou você pode usar BIAB, que é o que eu faço. Rápido, prático e me deixa feliz e com uma porção de tralha a menos para limpar/lavar no fim do dia.
 
Obrigado a todos pelos comentários , como é esse método BIAB?

abraços


Básicamente, você faz a mostura usando um saco de voal ( tecido atóxico ) cheio de malte e no final, vocês retira esse saco da panela, deixando apenas o mosto que vai pra fervura.

Tenho usado biab a um ano consecutivo e não penso em trocar. É muito prático para levas de 10 a 20 litros. Procure por biab no fórum, tem bastante explicação de como fazer.

Biab = brew in a bag
 
Obrigado amigo, vou procurar pelo fórum, aproveitando para lançar outra pergunta, onde moro a temperatura média é bem alta acima dos 24ºC, durante a fermentação no balde fermentador eu posso deixa-lo por 7 dias a temperatura ambiente em local fresco e abrigado de luz?
 
Obrigado amigo, vou procurar pelo fórum, aproveitando para lançar outra pergunta, onde moro a temperatura média é bem alta acima dos 24ºC, durante a fermentação no balde fermentador eu posso deixa-lo por 7 dias a temperatura ambiente em local fresco e abrigado de luz?

Recomenda-se que a fermentação seja com temperatura controlada. Mas dah pra fazer sem? Dah. Vai gerar off flavor? Vai. Vai ficar boa? Eh gosto.
 
Obrigado amigo, vou procurar pelo fórum, aproveitando para lançar outra pergunta, onde moro a temperatura média é bem alta acima dos 24ºC, durante a fermentação no balde fermentador eu posso deixa-lo por 7 dias a temperatura ambiente em local fresco e abrigado de luz?

Dá pra fazer, mas não vai ser, nem de longe, sua melhor cerveja.

Já fiz isso quando comecei, depois fiquei 8 meses fermentando em um cooler térmico e hoje eu investi num freezer dedicado.

Eu não deixaria de fazer cerveja por não ter onde fermentar corretamente, mas saiba que quanto mais preciso o controle, melhor a qualidade do produto final.

Abraços,
 
Tenho um freezer inutilizado aqui, porém ele não possui controle de temperatura , será consigo adaptar facilmente um termostato nele? abraço
 
Tenho um freezer inutilizado aqui, porém ele não possui controle de temperatura , será consigo adaptar facilmente um termostato nele? abraço


Consegue fácil. Compre um de dois estágios (aquece e esfria) e não terá problemas.

Eu tenho um chinês aqui, stc-1000, custou pouco mais de 10 dólares no ali express e é muito bom. Recomendo.
 
Back
Top