Dúvida equipamentos

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

gabrielbecalli

Active Member
Joined
Aug 6, 2015
Messages
43
Reaction score
2
Olá, sou novato no fórum , ainda não produzi minha cerveja artesanal , porém estou muito interessado, andei vendo uns vídeos no youtube , e me surgiu uma dúvida , Qual é a necessidade de se ter 2 caldeirões para a produção de cerveja? pois vi vídeos onde a pessoa só produz com apensa 1 caldeirão , porque não posso usar o mesmo caldeirão no qual eu utilizo o fundo falso para a fervura? realmente existe a necessidade de transferir o mosto para outro ?

Obrigado pela atenção

Gabriel Matos Becalli
 
Olá, sou novato no fórum , ainda não produzi minha cerveja artesanal , porém estou muito interessado, andei vendo uns vídeos no youtube , e me surgiu uma dúvida , Qual é a necessidade de se ter 2 caldeirões para a produção de cerveja? pois vi vídeos onde a pessoa só produz com apensa 1 caldeirão , porque não posso usar o mesmo caldeirão no qual eu utilizo o fundo falso para a fervura? realmente existe a necessidade de transferir o mosto para outro ?

Obrigado pela atenção

Gabriel Matos Becalli

Porque você terá que:

1 - Extrair o mosto para um recipiente
2 - Tirar o fundo falso (e o bagaço)
3 - Lavar tudo bem lavadinho para não ter extração de tanino
4 - Botar o mosto de volta na panela e ferver
5 - Praticar Yoga, porque esse trampo todo na hora de fazer cerveja vai estressar mais que relaxar....

Ou você pode usar BIAB, que é o que eu faço. Rápido, prático e me deixa feliz e com uma porção de tralha a menos para limpar/lavar no fim do dia.
 
Obrigado a todos pelos comentários , como é esse método BIAB?

abraços